Revised Common Lectionary (Complementary)
118 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom;
seu amor dura para sempre!
2 Todo o Israel diga:
“Seu amor dura para sempre!”.
14 O Senhor é minha força e meu cântico;
ele é minha salvação.
15 No acampamento dos justos há cânticos de alegria e vitória;
a mão direita do Senhor realizou grandes feitos!
16 A mão direita do Senhor se levanta em triunfo;
a mão direita do Senhor realizou grandes feitos!
17 Não morrerei; pelo contrário, viverei
para contar o que o Senhor fez.
18 O Senhor me castigou severamente,
mas não me deixou morrer.
19 Abram para mim as portas por onde entram os justos;
entrarei e darei graças ao Senhor.
20 Essas portas conduzem à presença do Senhor,
e os justos entram por elas.
21 Eu te dou graças porque respondeste à minha oração
e me deste vitória!
22 A pedra que os construtores rejeitaram
se tornou a pedra angular.
23 Isso é obra do Senhor
e é maravilhosa de ver.
24 Este é o dia que o Senhor fez;
nele nos alegraremos e exultaremos.
20 Então Deus disse: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves no céu acima da terra”. 21 Assim, Deus criou os grandes animais marinhos e todos os seres vivos que se movem em grande número pelas águas, bem como uma grande variedade de aves, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. 22 Então Deus os abençoou: “Sejam férteis e multipliquem-se. Que os seres encham os mares e as aves se multipliquem na terra”.
23 A noite passou e veio a manhã, encerrando o quinto dia.
24 Então Deus disse: “Produza a terra grande variedade de animais, cada um conforme a sua espécie: animais domésticos, animais que rastejam pelo chão e animais selvagens”. E assim aconteceu. 25 Deus criou grande variedade de animais selvagens, animais domésticos e animais que rastejam pelo chão, cada um conforme a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
26 Então Deus disse: “Façamos o ser humano[a] à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra[b] e sobre os animais que rastejam pelo chão”.
27 Assim, Deus criou os seres humanos[c] à sua própria imagem,
à imagem de Deus os criou;
homem e mulher[d] os criou.
28 Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão”.
29 Então Deus disse: “Vejam! Eu lhes dou todas as plantas com sementes em toda a terra e todas as árvores frutíferas, para que lhes sirvam de alimento. 30 E dou todas as plantas verdes como alimento a todos os seres vivos: aos animais selvagens, às aves do céu e aos animais que rastejam pelo chão”. E assim aconteceu.
31 Então Deus olhou para tudo que havia feito e viu que era muito bom.
A noite passou e veio a manhã, encerrando o sexto dia.
2 Desse modo, completou-se a criação dos céus e da terra e de tudo que neles há. 2 No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de[e] todo o seu trabalho. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o declarou santo, pois foi o dia em que ele descansou de toda a sua obra de criação.
4 Esse é o relato da criação dos céus e da terra.
O homem e a mulher no jardim
Quando o Senhor Deus criou a terra e os céus,
50 Estou dizendo, irmãos, que nosso corpo físico não pode herdar o reino de Deus. Este corpo mortal não pode herdar aquilo que durará para sempre.
51 Mas eu lhes revelarei um segredo maravilhoso: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados! 52 Acontecerá num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Pois, quando a última trombeta soar, aqueles que morreram ressuscitarão a fim de viver para sempre. E nós que estivermos vivos também seremos transformados. 53 Pois nosso corpo mortal precisa ser transformado em corpo imortal.
54 Então, quando nosso corpo mortal tiver sido transformado em corpo imortal, se cumprirá a passagem das Escrituras que diz:
“A morte foi engolida na vitória.[a]
55 Ó morte, onde está sua vitória?
Ó morte, onde está seu aguilhão?”.[b]
56 O pecado é o aguilhão da morte que nos fere, e a lei é o que torna o pecado mais forte. 57 Mas graças a Deus, que nos dá vitória sobre o pecado e sobre a morte por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!
58 Portanto, meus amados irmãos, sejam fortes e firmes. Trabalhem sempre para o Senhor com entusiasmo, pois vocês sabem que nada do que fazem para o Senhor é inútil.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.