Revised Common Lectionary (Complementary)
Shin
161 Os príncipes me atacam sem razão,
mas eu só temo a sua palavra.
162 A sua palavra me faz feliz,
como se tivesse encontrado um grande tesouro.
163 Odeio e detesto a falsidade,
mas amo a sua lei.
164 Sete vezes por dia eu o louvo,
porque os seus ensinos são justos.
165 Os que amam a sua lei encontram a paz verdadeira,
e nada os fará cair.
166 Ó SENHOR, a minha esperança é que me salve,
eu obedeço aos seus mandamentos.
167 Faço o que as suas ensinamentos mandam
e tenho muito amor por eles.
168 Cumpro as suas instruções e as suas normas,
o Senhor sabe tudo o que eu faço.
O vinha de Nabote
21 Depois disto aconteceu que o rei Acabe tinha seu palácio na cidade de Samaria, mas justo ao lado do palácio havia uma vinha de um homem jezreelita chamado Nabote. 2 Certo dia Acabe disse a Nabote:
—Dê-me a sua vinha para que eu a torne uma horta. Sua vinha está justo ao lado do meu palácio. Em seu lugar, eu lhe darei uma vinha melhor, ou se prefere, pagarei o valor em dinheiro.
3 Nabote respondeu:
—Que o SENHOR não o permita! Nunca darei a você a vinha que é a terra que herdei da minha família.
4 Acabe regressou para casa furioso e mal-humorado, porque não gostou do que lhe disse Nabote, o homem de Jezreel, quem disse que não lhe daria a terra que tinha herdado da sua família. Acabe se deitou e não queria ver ninguém nem comer nada.
5 Jezabel, a esposa de Acabe, entrou para vê-lo e lhe perguntou:
—Por que está tão irritado? Por que você não come?
6 Acabe respondeu:
—Eu pedi a vinha a Nabote, o homem de Jezreel. Disse que lhe pagaria um bom preço, ou se ele preferia, lhe daria outra vinha. Mas Nabote não quis me dar a vinha.
7 Jezabel respondeu:
—Mas se você é o rei de Israel! Levante-se e coma alguma coisa, que eu me encarregarei de conseguir para você a vinha de Nabote. Assim se sentirá melhor.
8 Então Jezabel escreveu algumas cartas como se fossem de Acabe e as selou com o selo real. Então as mandou aos líderes e aos homens importantes que moravam na aldeia de Nabote. 9 Nas cartas ela escreveu:
“Anunciem que haverá uma reunião para proclamar um dia de jejum. Ponham no lugar de honra a Nabote. 10 Procurem alguns homens que estejam dispostos a mentir. Eles devem dizer que Nabote falou contra o rei e contra Deus. Então que o tirem da reunião e o matem, apedrejando-o”.
11 Os líderes e homens importantes de Jezreel obedeceram à ordem. 12 Os líderes anunciaram que teria uma reunião para proclamar um dia de jejum. Colocaram Nabote num lugar especial perante o povo. 13 Então dois homens disseram que Nabote tinha falado contra Deus e contra o rei. Por isso o povo tirou a Nabote da cidade e o mataram apedrejando-o. 14 Então os líderes mandaram uma mensagem a Jezabel, que dizia:
—Nabote foi morto apedrejado.
15 Quando Jezabel ouviu que Nabote morreu apedrejado, disse a Acabe:
—Nabote morreu. Agora vá e tome possessão da vinha que você queria.
16 Então Acabe foi para a vinha e tomou possessão dela.
9 A respeito do amor fraternal, não há necessidade de que eu lhes escreva, pois vocês mesmos foram ensinados por Deus que devem amar uns aos outros. 10 De fato, é isso o que estão fazendo com todos os irmãos em toda a região da Macedônia. Contudo, nós encorajamos vocês, irmãos, a progredirem cada vez mais. 11 Procurem viver em paz, cuidem vocês mesmos dos seus próprios negócios e trabalhem com as suas próprias mãos, como lhes ordenamos. 12 Assim, aqueles que não pertencem à igreja os respeitarão pela maneira em que vivem, e vocês não dependerão de ninguém.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International