Revised Common Lectionary (Complementary)
Livro 4
(Salmos 90–106)
Deus e o ser humano
Oração de Moisés, homem de Deus.
90 Senhor, como tem sido o nosso refúgio
em todas as gerações!
2 Antes das montanhas terem nascido;
antes da terra e do mundo existirem;
desde sempre e para sempre, o Senhor é Deus.
3 O Senhor pode reduzir o ser humano ao pó,
dizendo apenas: “Voltem a ser pó!”
4 Para o Senhor, mil anos são como um dia que já passou,
como as horas da noite que passam depressa.
5 O Senhor semeia os seres humanos ano após ano;
eles são como a erva
6 que brota e cresce pela manhã,
mas seca e morre de tarde.
7 Somos consumidos pela sua ira,
o seu furor nos enche de terror.
8 O Senhor conhece todas as nossas maldades.
Ninguém pode esconder os seus pecados à luz da sua presença.
9 Passamos a vida debaixo da sua ira;
depressa como um sopro, os nossos anos chegam ao fim.
10 Vivemos uns setenta anos,
talvez oitenta para os mais fortes.
Vivemos sempre trabalhando, sofrendo
e, de repente, a nossa vida termina e nós desaparecemos.
11 Ninguém conhece o poder da sua ira,
nem sentiu o temor e o respeito que o seu furor deveria causar.
12 Ensine-nos que a vida é curta,
para vivermos com sabedoria.
Profecia contra a região de Efraim
6 O SENHOR falou comigo o seguinte:
2 —Homem mortal, olhe em direção aos montes de Israel e profetize contra eles. 3 Diga a eles: “Montes de Israel, escutem a voz do Senhor DEUS nos montes e colinas, nos rios secos e nos vales. Eu, o Senhor DEUS, vou fazer vir contra vocês a espada e destruirei seus lugares altos de idolatria. 4 Destruirei seus altares e os lugares onde queimam incenso e jogarei seus mortos diante dos seus ídolos. 5 Jogarei os cadáveres dos israelitas diante dos seus deuses nojentos e espalharei seus ossos pelos seus altares. 6 Todas suas cidades virarão ruínas e seus lugares de adoração serão destruídos. Assim tudo ficará desolado: os seus altares serão derrubados, os seus ídolos nojentos serão feitos em pedaços e ficarão mudos, os seus altares de incenso serão destruídos e os seus ídolos sumirão. 7 Pessoas cairão mortas no meio de vocês! Então vocês aprenderão que eu sou o SENHOR!
8 —“Mas deixarei que alguns de vocês se salvem da minha espada e sejam espalhados entre as nações. 9 Ali os sobreviventes se lembrarão de mim e da minha dor ao ver o que eles faziam. Eles se apartaram de mim e foram atrás desses ídolos vãos. Eles foram infiéis a mim, como uma mulher que tem o desejo de se prostituir. Então ficarão com nojo por causa da maldade que fizeram e da forma como se contaminaram, e já não terão mais vontade de continuar fazendo isso. 10 Então saberão que eu sou o SENHOR e quando eu falar que vou fazer alguma coisa, irei fazê-lo! Eles saberão que fui eu a causa de todas as suas desgraças.
11 —“Celebrem por toda a maldade detestável de Israel. Eles serão mortos pela guerra, pela fome e pelas doenças. 12 Os que estiverem longe morrerão doentes e os que estiverem perto morrerão pelo fio da espada. Os que conseguirem ficar escondidos morrerão de fome. Só desse jeito acalmarei a minha ira! 13 Assim aprenderão que eu sou o SENHOR: quando os cadáveres ficarem espalhados nos altares, em todos os lugares onde eram oferecidos sacrifícios de agradável aroma aos seus terríveis ídolos. 14 Com a minha mão os castigarei e farei com que a sua terra fique deserta, desde o deserto até Ribla. Assim aprenderão que eu sou o SENHOR!”
As sete taças da ira de Deus
16 Depois ouvi uma voz forte vinda do templo dizer aos sete anjos:
—Vão e derramem até esvaziar as sete taças da ira de Deus sobre a terra.
2 O primeiro anjo saiu e esvaziou a sua taça sobre a terra. Então apareceram úlceras terríveis e dolorosas nas pessoas que eram portadoras da marca do monstro e que adoravam a sua imagem.
3 O segundo anjo esvaziou a sua taça no mar. O mar se tornou em sangue, como o sangue de um morto, e todo ser vivente que havia no mar morreu.
4 O terceiro anjo esvaziou a sua taça nos rios e nas fontes de água e elas se tornaram em sangue. 5 Então ouvi o anjo que tinha autoridade sobre as águas dizer:
—O Senhor é o Santo e aquele que é e que sempre foi!
O Senhor é justo em fazer este julgamento!
6 Eles derramaram o sangue do povo de Deus e dos profetas
e, por isso, o Senhor lhes tem dado sangue para beber.
E isso é o que eles merecem!
7 Aí ouvi uma voz que vinha do altar. Isto é o que foi dito:
—De fato, ó Senhor, Deus Todo-Poderoso,
os seus julgamentos são justos e verdadeiros.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International