Revised Common Lectionary (Complementary)
Amor e fidelidade a Deus
6 O Senhor, vosso Deus, disse-me para vos dar todos estes estatutos que devem cumprir na terra onde em breve vão entrar e onde vão passar a viver. 2 A finalidade desses preceitos é levar-vos, a vocês, aos vossos filhos e aos vossos descendentes a temer ao Senhor, vosso Deus, através da obediência às suas instruções todo o tempo que viverem. Se o fizerem, terão uma vida longa e muitos anos de prosperidade pela frente. 3 Portanto, ó Israel, atenta cuidadosamente para cada um desses mandamentos e procura cumpri-los rigorosamente, para que tudo te vá bem e para que te multipliques como nação. Se obedecerem a estes regulamentos tornar-se-ão numa grande nação nessa terra onde jorra leite e mel, tal como vos prometeu o Senhor, Deus de vossos pais.
4 Ouve, Israel: só o Senhor e apenas ele é o nosso Deus. 5 Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. 6 Estas palavras que hoje vos dou deverão estar constantemente gravadas nas vossas mentes. 7 Ensinem-nas aos vossos filhos; falem nelas quando estiverem em casa, fora ou caminhando. Que seja a última coisa que fazem ao deitar e a primeira ao levantar no dia seguinte. 8 Que elas vos acompanhem como um sinal que atam a um dedo, como uma marca que esteja inscrita nas vossas testas. 9 Que os vossos lares sejam conhecidos por terem essas leis escritas à entrada.
119 Felizes aqueles que andam por caminhos retos,
que andam de acordo com a Lei do Senhor.
2 Felizes os que obedecem aos preceitos de Deus
e que o procuram de todo o coração.
3 E também os que não praticam a maldade,
antes andam nos seus caminhos.
4 Deste-nos os teus preceitos,
para lhes obedecermos cuidadosamente.
5 Tomara que a minha vida fosse dirigida
de molde a que eu pudesse cumprir os teus estatutos!
6 Então nunca teria ocasião de ficar envergonhado,
pois toda a minha conduta seria fiel aos teus mandamentos.
7 Depois de ter estudado e aprendido os teus decretos,
serei capaz de te louvar com um coração sincero.
8 Não me abandones, de forma nenhuma, Senhor,
para que possa obedecer aos teus estatutos.
O sangue de Cristo
11 E assim, Cristo veio como sumo sacerdote, mas de um sistema melhor. Ele entrou no santuário celestial, através do tabernáculo maior e mais perfeito, que não é feito por mãos de homens, que não faz parte deste mundo material. 12 E uma vez por todas, não com sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, garantiu-nos uma salvação eterna. 13 Porque se, anteriormente, o sangue de bois e de bodes e as cinzas de um bezerro derramado sobre aqueles que eram considerados impuros os santificava, mas de uma maneira exterior, 14 quanto mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a Deus, sem mancha, purificará as nossas consciências das obras que levam à morte, para podermos servir o Deus vivo.
O maior mandamento
(Mt 22.34-40; Lc 10.25-28)
28 Um dos especialistas na Lei que ouviam a discussão compreendeu que Jesus tinha respondido bem e perguntou-lhe: “Qual é o mandamento mais importante na Lei de Moisés?”
29 Jesus respondeu: “O primeiro mandamento é: ‘Ouve, Israel: Só o Senhor e apenas ele é o nosso Deus. 30 Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’[a] 31 O segundo é: ‘Ama o teu próximo como a ti mesmo.’[b] Não há mandamentos maiores do que estes.”
32 O especialista na Lei respondeu-lhe: “Falaste com verdade, Senhor, ao dizeres que só há um Deus e não existe outro. 33 E sei que amá-lo com todo o meu coração, com todo o meu entendimento e com toda a minha força, e amar o próximo como a mim mesmo, é muito mais importante do que oferecer sacrifícios no altar do templo.”
34 Apercebendo-se da compreensão daquele homem, Jesus disse-lhe: “Não andas longe do reino de Deus.” Depois disso, ninguém se atrevia a fazer-lhe qualquer outra pergunta.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.