Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo de David, quando se fez passar por louco perante Abimeleque, que o expulsou.
34 Louvarei o Senhor em todos os momentos;
louvá-lo-ei aconteça o que acontecer.
2 Glorio-me no Senhor por tudo o que me tem feito;
todos os humildes se alegrarão com estas coisas.
3 Louvemos juntos o Senhor
e falemos da excelência do seu nome.
4 Procurei o Senhor e ele respondeu-me;
livrou-me de todos os meus receios.
5 Muitos dirigiram os seus olhos para o Senhor
e as suas vidas receberam a luz;
nunca mais tiveram que se envergonhar.
6 Também eu, pobre de mim, chamei pelo Senhor;
ele ouviu-me e livrou-me do aperto em que estava.
7 O anjo do Senhor põe-se de guarda,
para proteger e livrar todos os que o temem.
8 Verifiquem e constatem como o Senhor é bom!
Feliz é o homem que faz dele o seu refúgio.
David aconselha Salomão
2 O rei David sentiu que se aproximava do fim dos seus dias e deu a Salomão as seguintes recomendações: 2 “Em breve irei para onde toda a gente acaba por ir. Espero que sejas um homem forte e ativo. 3 Obedece às leis do Senhor, teu Deus, e segue os seus caminhos. Guarda cada um dos seus mandamentos, leis, preceitos e decretos, escritos na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo o que fizeres e por onde quer que vás. 4 Se assim fizeres, o Senhor cumprirá a promessa que me deu, que se os meus filhos e os seus descendentes caminharem com lealdade e se mantiverem fiéis a Deus de todo o coração e alma, haverá sempre um deles que reinará em Israel; a minha dinastia não terá fim.
5 Portanto, ouve as minhas instruções. Sabes que Joabe assassinou os meus dois generais, Abner e Amasa. Alegou que se tratou de um ato de guerra, mas o certo é que o fez em tempo de paz. 6 És um homem sensato e saberás o que hás de fazer; não o deixes morrer em paz.
7 Contudo, sê bondoso para com os filhos de Barzilai de Gileade. Que sejam hóspedes permanentes da casa real, pois cuidaram de mim, quando tive de fugir do teu irmão Absalão.
8 Lembras-te certamente de Simei, o filho de Gera, benjamita de Baurim. Lançou-me tremendas maldições, quando eu ia para Maanaim, mas posteriormente, quando foi ter comigo ao rio Jordão, prometi-lhe que não o mataria. 9 No entanto, essa promessa não te compromete. És suficientemente sábio para não o deixares morrer sem castigo.”
Peça, procure, bata
(Lc 11.9-13; 6.31)
7 Peçam e receberão o que pedirem. Procurem que hão de achar. Batam que a porta há de abrir-se. 8 Porque todo aquele que pede recebe. Quem procura acha. Se baterem, a porta abrir-se-á. 9 Quem de entre vocês, se o seu filho lhe pedir um pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vocês, que são pecadores, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, porventura não dará muito mais o vosso Pai, que está nos céus, coisas boas a quem lhas pedir?
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.