Revised Common Lectionary (Complementary)
118 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom,
porque o seu amor é eterno!
2 Que todo o Israel o louve, repetindo:
“O seu amor é eterno!”
19 Abram-me as portas do templo,
no qual se conhece a justiça de Deus;
pois eu quero entrar para dar graças ao Senhor!
20 Essas portas são o caminho para a presença do Senhor;
por elas entram todos os que praticam a justiça.
21 Senhor, eu te agradeço porque me salvaste,
porque tu me ouviste!
22 A pedra que os construtores rejeitaram
veio a tornar-se a pedra fundamental do edifício!
23 Isto foi outra obra que o Senhor fez
e é espantosa aos nossos olhos!
24 Este é o dia que o Senhor fez;
alegremo-nos e rejubilemos todos com isso!
25 Salva-nos, Senhor, nós te pedimos!
Faz-nos prosperar contigo, nós te rogamos!
26 Bendito aquele que vem em nome do Senhor!
Sê feliz e vitorioso no templo do Senhor!
27 O Senhor é Deus e fez a sua luz brilhar sobre nós.
Tragam a vítima para o sacrifício
e atem-na com cordas às pontas do altar.
28 Tu és o meu Deus e eu te louvarei;
dar-te-ei toda a honra.
29 Deem graças ao Senhor, porque ele é bom,
porque o seu amor é eterno!
A Páscoa
(Êx 12.14-20; Lv 23.5-8; Nm 28.16-25)
16 Lembrem-se sempre de celebrar a Páscoa durante o mês de Abibe, porque foi numa noite desse mês que o Senhor, o vosso Deus, vos tirou do Egito. 2 O vosso sacrifício de Páscoa será ou um cordeiro ou um boi, oferecido ao Senhor, vosso Deus, no lugar que o Senhor escolher para habitação do seu nome. 3 Comam esse sacrifício com pão sem fermento durante sete dias, para se lembrarem daquele que comeram enquanto escapavam do Egito. Isto é para se lembrarem que deixaram o Egito com tal pressa que não tiveram tempo de deixar o pão fermentar. Lembrem-se desse dia durante toda a vossa vida. 4 Durante sete dias não haverá fermento nas vossas casas; além disso, nada do cordeiro pascal será deixado para a manhã seguinte.
5 A Páscoa não é para ser celebrada em qualquer das cidades, que o Senhor, vosso Deus, vos dará, 6 mas sim no lugar que o Senhor tiver escolhido para o seu santuário. Celebrem o sacrifício ali, na tarde do dia do aniversário do acontecimento, ao fim do dia, ao pôr-do-sol. 7 Cozam o cordeiro e comam-no, depois voltem para as vossas casas na manhã seguinte. 8 Durante seis dias não comerão pão feito com fermento. No sétimo dia haverá uma reunião solene do povo de cada povoação perante o Senhor, vosso Deus. Não façam qualquer espécie de trabalho nesse dia.
Imitando a humildade de Cristo
2 Portanto, se é realmente precioso o consolo que podemos obter em Cristo, se me transmite coragem a sincera afeição que vos tenho, se significa alguma coisa a comunhão espiritual que existe entre nós, através do Espírito de Deus, assim como aquele afeto que se estabelece entre crentes com a mesma fé, 2 então que tudo isto, que já me faz tão feliz, seja como que completado pela existência de uma relação perfeita, amando-vos uns aos outros, num sentimento igualmente sincero, concordando nos mesmos propósitos.
3 Não façam nada motivados por despique, nem por interesses pessoais, mas sejam humildes: que cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 Não pensem unicamente nos vossos interesses, mas procurem também aquilo que interessa aos outros.
5 Que haja em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus. 6 Sendo por natureza Deus, no entanto, não reivindicou para si o ser igual a Deus, 7 mas desfez-se das suas regalias próprias, assumindo a forma de um escravo e a semelhança humana. E, encontrando-se nessa condição, 8 humilhou-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz. 9 Por isso mesmo, Deus o elevou às posições mais altas e lhe deu um nome que é superior a todos os nomes, 10 de tal forma que, em honra desse nome, virão a ajoelhar-se todas as criaturas tanto no céu, como na Terra, como ainda debaixo da Terra. 11 E todos, igualmente, reconhecerão que Jesus Cristo é Senhor, o que será mais uma glória para Deus, o Pai!
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.