Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

M’Cheyne Bible Reading Plan

The classic M'Cheyne plan--read the Old Testament, New Testament, and Psalms or Gospels every day.
Duration: 365 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
2 Samuel 22

O hino de vitória de Davi(A)

22 Este é o hino que Davi cantou a Deus, o Senhor, quando ele o salvou de Saul e de todos os seus inimigos:

O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador.
O meu Deus é uma rocha em que me escondo.
Ele me protege como um escudo;
ele é o meu abrigo, e com ele estou seguro.
Deus é o meu Salvador;
ele me protege e me livra da violência.
Eu clamo ao Senhor pedindo ajuda,
e ele me salva dos meus inimigos.
Louvem o Senhor!

Estive cercado de perigos de morte,
e ondas da destruição rolaram sobre mim.
A morte me amarrou com as suas cordas,
e a sepultura armou a sua armadilha para me pegar.
No meu desespero eu clamei ao Senhor;
eu pedi que ele me ajudasse.
No seu templo ele ouviu a minha voz,
ele escutou o meu grito de socorro.

Então a terra tremeu e se abalou,
e as bases dos montes balançaram e tremeram
porque Deus estava irado.
Do seu nariz saiu fumaça,
e da sua boca saíram brasas e fogo devorador.
10 Ele abriu o céu e desceu
com uma nuvem escura debaixo dos pés.
11 Voou nas costas de um querubim
e viajou rápido nas asas do vento.
12 Ele se cobriu de escuridão;
nuvens grossas, cheias de água, estavam ao seu redor;
13 com o relâmpago, brasas se acenderam diante dele.

14 Então o Senhor trovejou do céu,
e o Altíssimo fez ouvir a sua voz.
15 Ele atirou as suas flechas e espalhou os seus inimigos;
e com o clarão dos seus relâmpagos ele os fez fugir.
16 Quando o Senhor repreendeu os seus inimigos
e, furioso, trovejou contra eles,
o fundo do mar apareceu,
e os alicerces da terra ficaram descobertos.

17 Lá do alto o Senhor me estendeu a mão e me segurou;
ele me tirou do mar profundo.
18 O Senhor me livrou dos meus poderosos inimigos,
daqueles que me odiavam.
E todos eles eram fortes demais para mim.
19 Quando eu estava em dificuldade, eles me atacaram;
porém o Senhor Deus me protegeu,
20 me livrou do perigo
e me salvou porque me ama.

21 O Senhor me recompensa porque sou honesto;
ele me abençoa porque sou inocente.
22 Eu tenho feito a vontade do Senhor
e nunca cometi o pecado de abandonar o meu Deus.
23 Eu tenho cumprido todas as suas leis
e não tenho desobedecido aos seus mandamentos.
24 O Senhor sabe que não cometi nenhuma falta
e que tenho ficado longe do mal.
25 Assim ele me recompensa porque sou honesto,
e porque sabe que não sou culpado de nada.

26 Tu, ó Senhor Deus, és fiel para os que são fiéis a ti
e correto com aqueles que são corretos.
27 Tu és puro para os que são puros,
mas és inimigo dos que são maus.
28 Tu salvas os humildes,
mas humilhas os orgulhosos.
29 Tu, ó Senhor, és a minha luz;
tu, Senhor, acabas com a minha escuridão.
30 Tu me dás força para atacar os meus inimigos
e poder para vencer as suas defesas.

31 Este Deus faz tudo perfeito
e cumpre o que promete.
Ele é como um escudo
para os que procuram a sua proteção.
32 O Senhor é o único Deus;
somente Deus é a nossa rocha.
33 Ele é o meu forte refúgio
e me protege aonde quer que eu vá.
34 Ele não me deixa tropeçar
e me põe a salvo nas montanhas.
35 Ele me treina para a batalha
para que eu possa usar os arcos mais fortes.

36 Tu, ó Senhor, me deste o escudo que salva a minha vida;
o teu cuidado me tem feito prosperar.
37 Tu não tens deixado que os meus inimigos me peguem,
e eu não caí nenhuma vez.

38 Persigo esses inimigos e acabo com eles;
não paro até vencê-los.
39 Eu os esmago, e eles não podem se levantar;
eles caem derrotados aos meus pés.
40 Tu me dás força para a batalha
e fazes com que eu derrote os meus inimigos.
41 Tu os fazes fugir de mim,
e eu destruo os que me odeiam.
42 Eles procuram socorro, mas não há ninguém para salvá-los;
chamam o Senhor, mas ele não responde.
43 Eu os esmago, e eles viram pó;
eu os piso como se fossem a lama das ruas.

44 Tu me livras de revoluções no meio do povo
e me colocas como rei das nações.
Povos que eu não conhecia são agora meus escravos.
45 Estrangeiros se curvam diante de mim
e me obedecem quando dou ordens.
46 Eles perdem a coragem
e saem tremendo das suas fortalezas.

47 O Senhor Deus vive.
Louvem aquele que é a minha rocha,
anunciem a grandeza do poderoso Deus que salva a minha vida.
48 Ele me vinga dos meus inimigos,
põe os povos debaixo do meu poder
49 e me livra dos meus adversários.

Tu, ó Senhor, fazes com que eu vença os meus inimigos
e me proteges dos homens violentos.
50 Por isso eu te louvo entre pagãos;
a ti eu canto hinos de louvor.
51 Deus dá grandes vitórias ao seu rei
e mostra o seu amor a quem ele escolheu —
a Davi e aos seus descendentes para sempre.

Gálatas 2

Paulo e os outros apóstolos

Catorze anos depois, eu voltei para Jerusalém com Barnabé e levei Tito comigo. Voltei para lá porque Deus me revelou que eu devia fazer isso. Ali, numa reunião particular com os líderes da igreja, eu expliquei a eles a mensagem do evangelho que anuncio aos não judeus. Eu não queria que o trabalho que tinha feito e estava fazendo fosse um trabalho perdido. Tito estava comigo, mas ele não foi obrigado a circuncidar-se, embora ele não seja judeu. Porém alguns tinham se juntado ao nosso grupo, fazendo de conta que eram irmãos na fé, e queriam circuncidá-lo. Eram homens que tinham entrado para o grupo como espiões a fim de espiar a liberdade que temos por estarmos unidos com Cristo Jesus e para nos tornar escravos de novo. Mas em nenhum momento nós cedemos, pois queríamos que vocês tivessem o verdadeiro evangelho.

E aqueles que pareciam ser os líderes da igreja — digo isso porque para mim não importa o que eles eram, pois Deus não julga pela aparência — aqueles líderes, repito, não me deram nenhuma ideia nova. Pelo contrário, eles viram que Deus me tinha dado a responsabilidade de anunciar o evangelho aos não judeus, assim como tinha dado a Pedro a responsabilidade de anunciá-lo aos judeus. Pois pelo poder de Deus fui feito apóstolo para anunciar o evangelho aos não judeus, assim como Pedro foi feito apóstolo para anunciar o evangelho aos judeus. Por isso Tiago, Pedro e João, que eram considerados os líderes da igreja, reconheceram que Deus me tinha dado essa tarefa especial. E, como sinal de que éramos todos companheiros, eles deram a mim e a Barnabé um aperto de mãos. E todos nós combinamos que eu e Barnabé iríamos trabalhar entre os não judeus e eles, entre os judeus. 10 Eles nos pediram só uma coisa: que lembrássemos dos pobres das igrejas deles, e isso eu sempre tenho procurado fazer.

Paulo fica contra Pedro em Antioquia

11 Porém, quando Pedro veio para Antioquia da Síria, eu fiquei contra ele em público porque ele estava completamente errado. 12 De fato, antes de chegarem ali alguns homens mandados por Tiago, Pedro tomava refeições com os irmãos não judeus. Mas, depois que aqueles homens chegaram, ele não queria mais tomar refeições com os não judeus porque tinha medo dos que eram a favor de circuncidar os não judeus. 13 E também os outros irmãos judeus começaram a agir como hipócritas, do mesmo modo que Pedro. E até Barnabé se deixou levar pela hipocrisia deles. 14 Quando vi que eles não estavam agindo direito, de acordo com a verdade do evangelho, eu disse a Pedro na presença de todos: “Você é judeu, mas não está vivendo como judeu e sim como não judeu. Então, como é que você quer obrigar os não judeus a viverem como judeus?”

Os judeus e os não judeus são salvos pela fé

15 O fato é que nós somos judeus de nascimento e não “pecadores não judeus”, como eles são chamados. 16 Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda. Assim nós também temos crido em Cristo Jesus a fim de sermos aceitos por Deus pela nossa fé em Cristo e não por fazermos o que a lei manda. Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda. 17 Ao procurarmos ser aceitos por Deus por estarmos unidos com Cristo, fica claro que somos “pecadores” como os não judeus. Mas será que isso quer dizer que Cristo trabalha em favor do pecado? Claro que não! 18 Se eu, depois de ter destruído a lei, começar a construí-la de novo como meio de ser aceito por Deus, aí, sim, fica claro que eu havia quebrado a lei. 19 Pois, quanto à lei, estou morto, morto pela própria lei, a fim de viver para Deus. Eu fui morto com Cristo na cruz. 20 Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. 21 Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada!

Ezequiel 29

Profecia contra o Egito

29 No décimo ano do nosso cativeiro, no dia doze do décimo mês, o Senhor me disse o seguinte:

— Homem mortal, fale contra o rei do Egito. Diga-lhe como ele e toda a terra do Egito serão castigados. Diga que o Senhor Deus está dizendo isto ao rei do Egito: “Eu estou contra você, crocodilo monstruoso deitado no rio. Você diz que o rio Nilo é seu, que você mesmo o fez. Mas eu porei um gancho no seu focinho e farei com que os peixes do seu rio fiquem agarrados em você. Então eu o puxarei para fora do rio Nilo, com todos os peixes agarrados em você. Eu o jogarei no deserto e todos aqueles peixes também. O seu corpo ficará largado no chão e não será sepultado. Eu o darei às aves e aos animais selvagens como alimento. Assim todo o povo do Egito ficará sabendo que eu sou o Senhor.”

O Senhor diz ao Egito:

— Os israelitas se apoiaram em você, mas você foi um bastão fraco. Quando eles se apoiaram, você quebrou, machucou o ombro deles e fez com que torcessem as costas. Por isso, eu, o Senhor Deus, estou lhe dizendo que farei com que homens o ataquem com espadas, e eles matarão a sua gente e os seus animais. O Egito vai virar um deserto vazio. Aí você ficará sabendo que eu sou o Senhor.

— Você disse que o rio Nilo é seu e que foi você que o fez, 10 e por isso eu estou contra você e contra o seu rio Nilo. Farei com que todo o Egito vire um deserto vazio, desde a cidade de Migdol, no Norte, até a cidade de Assuã, no Sul, e até a fronteira da Etiópia. 11 Nenhuma pessoa ou animal passará pelas suas terras. Durante quarenta anos, o Egito ficará sem moradores. 12 Farei do Egito o país mais deserto do mundo. Durante quarenta anos, as cidades do Egito ficarão arrasadas, mais arrasadas do que quaisquer outras cidades. Farei com que os egípcios se tornem refugiados. Fugirão para todos os países e viverão no meio de outros povos.

13 O Senhor Deus diz:

— Depois desses quarenta anos, trarei os egípcios de volta das nações por onde os espalhei. 14 Eu os deixarei viver no Sul do Egito, a região de onde vieram. Ali eles serão um reino pequeno, 15 o mais fraco de todos, e nunca mais dominarão outras nações. Eu os diminuirei tanto, que não serão capazes de dominá-las. 16 Israel nunca mais dependerá da ajuda deles. O que aconteceu com o Egito fará com que o povo de Israel lembre como estava errado em confiar nos egípcios. Então Israel ficará sabendo que eu sou o Senhor Deus.

Nabucodonosor conquista o Egito

17 No ano vigésimo sétimo do nosso cativeiro, no primeiro dia do primeiro mês, o Senhor falou comigo. Ele disse:

18 — Homem mortal, escute. Nabucodonosor, rei da Babilônia, atacou a cidade de Tiro. Ele obrigou os seus soldados a carregarem tanto peso, que os cabelos deles caíram, e os seus ombros ficaram esfolados. Mas nem o rei nem o seu exército conseguiram nada como pagamento pelos seus esforços.

19 — Agora, eu, o Senhor Deus, digo isto: “Darei a terra do Egito ao rei Nabucodonosor. Ele vai pegar toda a riqueza do Egito e vai levá-la como pagamento para o seu exército. 20 Eu darei a Nabucodonosor o Egito como pagamento pelos seus serviços, pois o seu exército está trabalhando para mim. Sou eu, o Senhor Deus, quem está falando.”

21 — Quando isso acontecer, farei com que o povo de Israel fique forte. E a você, Ezequiel, vou dar licença para falar onde todos possam ouvi-lo, e assim eles ficarão sabendo que eu sou o Senhor.

Salmos 78:1-37

Deus e o seu povo

Poesia de Asafe.

78 Meu povo, escute o meu ensino
e preste atenção no que estou dizendo!
Pois falarei com vocês
    por meio de provérbios
e explicarei os segredos do passado.
São coisas que ouvimos e aprendemos,
coisas que os nossos antepassados
    nos contaram.
Não as esconderemos dos nossos filhos,
mas falaremos aos nossos descendentes
    a respeito do poder de Deus, o Senhor,
dos seus feitos poderosos
    e das coisas maravilhosas que ele fez.

O Senhor deu leis ao povo de Israel
e mandamentos aos descendentes de Jacó.
Ordenou aos nossos antepassados
que ensinassem essas leis
    aos seus filhos
para que os seus descendentes
    as aprendessem,
e eles, por sua vez, as ensinassem
    aos seus filhos.
Assim eles também porão
    a sua confiança em Deus;
não esquecerão o que ele fez
e obedecerão sempre
    aos seus mandamentos.
Eles não serão
    como os seus antepassados,
um povo rebelde e desobediente,
que nunca foi firme
    na sua confiança em Deus
e não permaneceu fiel a ele.

Os homens da tribo de Efraim,
armados com arcos e flechas,
fugiram no dia da batalha.
10 Os israelitas não cumpriram a aliança
    que Deus havia feito com eles
e não quiseram obedecer à sua lei.
11 Esqueceram os milagres
que ele havia feito na presença deles.
12 Diante dos seus antepassados,
Deus realizou milagres na planície
    de Zoã, na terra do Egito.
13 Ele dividiu o mar
e levou os israelitas pelo meio dele;
ele fez com que as águas
    se levantassem como muralhas.
14 Durante o dia, ele os guiava
    com uma nuvem
e de noite os conduzia
    por meio de um clarão de fogo.
15 Ele partiu rochas no deserto
e das profundezas da terra
    tirou muita água para o povo beber.
16 Fez com que nascessem fontes na rocha
e que água corresse como um rio.

17 Mas os nossos antepassados
    continuaram a pecar contra Deus;
eles se revoltaram no deserto
    contra o Altíssimo.
18 De propósito, puseram Deus à prova,
pedindo a comida que queriam.
19 Falaram contra ele, dizendo:
“Será que Deus pode nos dar comida
    no deserto?
20 É verdade que ele partiu a rocha
e que a água começou a correr
    como um rio.
Mas será que ele pode nos dar pão?
Será que pode fornecer carne
    para o seu povo?”
21 Quando o Senhor Deus ouviu isso,
    ficou furioso.
Ele atacou o seu povo com fogo,
e a sua ira contra eles aumentou
22 porque não confiaram nele
e não acreditaram
    que ele os poderia salvar.

23 Porém Deus deu ordem ao céu
    lá em cima
e mandou que as suas portas
    se abrissem.
24 Ele deu ao povo pão do céu,
fazendo com que caísse o maná
    para eles comerem,
25 e assim comeram o pão dos anjos.
Deus lhes deu comida com fartura.
26 Depois ele fez soprar do céu
    o vento leste
e pelo seu poder agitou o vento sul.
27 Sobre o povo fez cair tantas aves,
que pareciam nuvens de pó
ou os grãos de areia de uma praia.
28 As aves caíam no meio do acampamento,
em volta das barracas.
29 Então os israelitas comeram
    e ficaram satisfeitos,
pois Deus lhes deu o que eles queriam.
30 Mas, enquanto estavam comendo,
antes mesmo de ficarem satisfeitos,
31 Deus ficou irado com eles
e matou os homens mais fortes,
os melhores jovens de Israel.

32 Mesmo depois desses milagres,
o povo ainda continuou a pecar
e não quis acreditar em Deus.
33 Por isso ele os destruiu
como se a vida deles fosse um sopro,
como um desastre
    que acontece de repente.
34 Porém, quando Deus matava alguns,
os que ficavam vivos voltavam para ele;
eles se arrependiam
e oravam com sinceridade a ele.
35 Eles lembravam que Deus
    era a sua rocha,
lembravam que o Altíssimo
    era o seu Salvador.
36 Mas todas as palavras deles
    eram mentiras,
tudo o que diziam
    era apenas para enganar.
37 O coração deles não era sincero
    para com Deus,
e não foram fiéis à aliança
    que Deus havia feito com eles.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.