Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Book of Common Prayer

Daily Old and New Testament readings based on the Book of Common Prayer.
Duration: 861 days
O Livro (OL)
Version
Salmos 111-112

111 Louvem o Senhor!

Louvarei o Senhor de todo o meu coração.
Quero fazê-lo publicamente,
na companhia dos retos e na assembleia do povo.

Quero dizer como são grandes as obras do Senhor
e como se sentem felizes em relembrá-las.
As suas obras maravilhosas são a expressão da sua glória,
da sua majestade e da sua eterna justiça.
Quem poderá esquecer as maravilhas que realiza?
Os seus atos são de misericórdia e de bondade!
Alimenta os que o temem;
nunca se esquecerá da aliança que fez com os seus!

Concedeu ao seu povo a prova do seu enorme poder,
oferecendo-lhe uma terra
que era propriedade de muitas nações.
Tudo o que faz é justo e bom;
todos os seus preceitos são fiéis e justos.
A essência deles é a verdade e a retidão,
por isso, valem para todo o sempre!
Pagou um preço pela redenção do seu povo;
estabeleceu uma aliança de paz que nunca acabará.
Santo e poderoso é o nome de Deus!

10 O temor do Senhor é o fundamento da sabedoria.
Verdadeiramente sábios são os que lhe obedecem.
Ele há de ser louvado eternamente!
112 Louvem o Senhor!

Feliz é aquele que teme e honra o Senhor
e cumpre com alegria os seus mandamentos!
Os seus descendentes alcançarão prestígio.
Sim, sem dúvida que a descendência daqueles
que pertencem a Deus será muito abençoada!
Serão ricos e prósperos;
as realizações das suas vidas justas hão de permanecer.
Ainda que se vejam envolvidos em trevas,
a luz sempre surge para os retos,
para os que são bondosos, misericordiosos e justos.
Ao homem generoso tudo lhe correrá bem;
os seus negócios decorrem com honestidade.

Um homem assim não será derrotado;
ninguém esquecerá a honra de uma pessoa justa.
Não terá receio de notícias súbitas desastrosas;
o seu coração está seguro porque confia no Senhor.
É por isso que não tem medo,
porque sabe de onde vem o seu auxílio,
até ver que os seus inimigos serão derrotados.
Reparte liberalmente os seus bens com os necessitados;
a justiça que pratica terá efeitos duradouros.
Tornar-se-á grande e honrado.

10 O homem sem Deus, ao ver isto, fica enraivecido;
range os dentes de raiva, consome-se em ódio.
Os seus perversos intentos serão frustrados!

Error: Book name not found: 2Esd for the version: O Livro
Hebreus 11:32-12:2

32 De quem hei de falar mais? Faltar-me-ia o tempo se quisesse ainda falar de Gedeão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de David, de Samuel, dos profetas. 33 São pessoas que pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram a realização das promessas, fecharam a boca de leões, 34 anularam a força do fogo, escaparam de morrer à espada, da fraqueza tiraram forças, foram valentes nas batalhas, fizeram recuar exércitos estrangeiros. 35 Houve mulheres que receberam os seus entes queridos ressuscitados. Outros foram torturados, preferindo morrer a ficarem livres, porque esperavam, pela ressurreição, alcançar uma vida melhor. 36 Outros foram ridicularizados, açoitados, acorrentados em prisões. 37-38 Alguns morreram apedrejados, serrados ao meio; outros foram tentados a renegar a sua fé, acabando por ser mortos à espada. Houve os que andaram vagueando pelos desertos e pelas montanhas, vestidos de peles de ovelha e de cabra, escondendo-se em covas e em cavernas, sem amparo, perseguidos e maltratados. O mundo não era digno deles.

39 Todos estes, apesar do testemunho de que tiveram fé, não receberam o que lhes tinha sido prometido. 40 Porque Deus tinha reservado para nós coisas melhores e queria que eles viessem também a participar delas juntamente connosco.

A correção de Deus prova o seu amor

12 Portanto, nós também, visto que estamos rodeados por uma tão grande multidão de testemunhas, vidas que são exemplos da fé, deixemos tudo aquilo que nos embaraça, e o pecado que nos envolve tão de perto, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Olhemos para Jesus. Ele é a fonte da nossa fé e aquele que a aperfeiçoa. O qual, pela alegria que lhe estava reservada, suportou a cruz, aceitando a humilhação, vindo a sentar-se à direita do trono de Deus.

Salmos 148

148 Louvem o Senhor!

Louvem-no lá do céu;
louvem-no, vocês, os que habitam nas alturas!
Louvem-no, todos os seus anjos!
Louvem-no, todos os seus exércitos celestes!
Louvem-no, o Sol e a Lua!
Louvem-no, todas as brilhantes estrelas!
Louvem-no, o firmamento,
assim como a atmosfera acima da Terra!

Louvem a grandeza do seu nome,
pois ao seu mando tudo foi criado!
Tudo passou a existir para sempre,
obedecendo a leis que nunca serão alteradas.

Louvem o Senhor, todos os animais terrestres,
assim como os que vivem nos profundos mares
e os grandes animais marinhos!
O fogo e a saraiva, a neve e a bruma,
as ventanias que sopram às suas ordens!
As altas montanhas e os pequenos outeiros,
as árvores de fruto e os cedros!
10 Os animais selvagens e os animais domésticos;
os que rastejam e os que voam!
11 Todos os governantes da Terra e os seus povos,
chefes de estado e responsáveis pelo exercício da justiça!
12 Moços e moças, velhos e crianças!
13 Que todos louvem o poder do nome do Senhor,
pois só ele é digno de ser exaltado,
acima de tudo o que existe na Terra e nos céus!
14 Também ao seu povo ele o torna grande e forte,
objeto de honra de todos os que lhe são fiéis.
Esse povo, que vive junto de si, o povo de Israel!

Louvem o Senhor!

Salmos 150

150 Louvem o Senhor!

Louvem a Deus no seu santuário!
Louvem-no no firmamento, que é a sede do seu poder!
Louvem-no pelas obras poderosas que realiza!
Louvem-no pela sua grandeza inigualável!
Louvem-no com todos os instrumentos;
a trombeta, a lira e a harpa!
Louvem-no com pandeiretas e com danças,
acompanhadas por instrumentos de cordas e flautas!
Louvem-no com címbalos sonoros;
sim, com címbalos de som vibrante!
Tudo quanto respira louve o Senhor!

Louvem o Senhor!

Apocalipse 21:1-4

A nova Jerusalém

21 Então vi um novo céu e uma nova Terra[a], porque o velho céu e a velha Terra tinham desaparecido, e o mar também já não existe. E depois vi, eu próprio, a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, esplendidamente bela, como uma noiva no dia do casamento.

E ouvi uma voz muito forte, que vinha do trono, dizendo: “Eis que a morada de Deus é agora entre o seu povo! Ele habitará com eles e eles serão o seu povo. Deus mesmo estará com eles. Limpará de seus olhos toda a lágrima e não haverá mais morte; nem haverá tristeza, nem choro nem dor. Tudo isto pertence, para sempre, ao passado.”

Apocalipse 21:22-22:5

22 Não vi nela templo nenhum, porque o Senhor Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro, sempre ali presentes, e são o seu templo. 23 A cidade não precisa nem de Sol nem de Lua, porque a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua luz. 24 Essa luz da cidade iluminará as nações da Terra e os governantes virão entregar-lhe as suas honrarias. 25 As suas portas nunca se fecharão, porque lá nunca haverá noite! 26 E a glória e a honra das nações serão ali trazidas. 27 Nada de impuro entrará nela; ninguém que cometa todo o tipo de sujidade e sirva a mentira será admitido. Só terão acesso a ela aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.

O rio da vida

22 Finalmente o anjo mostrou-me o rio da água da vida, limpa e cristalina, que saía do trono de Deus e do Cordeiro, e que fluía pelo meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio crescia a árvore da vida que produz doze colheitas de frutos, uma em cada mês do ano; as suas folhas são utilizadas para curar as nações.

Ali não haverá mais maldição porque o trono de Deus e do Cordeiro ali estarão. Os seus servos o adorarão, e verão diretamente o seu rosto. Terão gravado nas testas o nome de Deus. Ali nunca mais haverá noite e não serão precisos candeeiros. E tão-pouco o Sol é necessário, porque o Senhor Deus é a sua luz. E eles reinarão com o seu Deus para sempre.

O Livro (OL)

O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.