Add parallel Print Page Options

Jesus cura um paralítico

(Mt 9.2-8; Lc 5.18-26)

Passados vários dias, voltou a Cafarnaum e a notícia da sua chegada depressa se espalhou pela cidade. Logo a casa onde estava ficou tão cheia de visitantes que não havia espaço para mais ninguém, nem sequer do lado de fora. E Jesus anunciava-lhes a mensagem de Deus. Logo quatro homens lhe trouxeram, numa esteira, um rapaz paralítico. Como não pudessem chegar junto de Jesus por causa da multidão, abriram o teto por cima do lugar onde se encontrava, e por ali baixaram o doente deitado na cama, bem na sua frente. Vendo a fé de que davam provas, Jesus disse ao doente: “Filho, os teus pecados estão perdoados!”

Alguns dos especialistas na Lei que ali estavam sentados diziam no seu coração: “Mas porque fala ele assim? Ele está a blasfemar! Só Deus pode perdoar os pecados!”

E Jesus, de imediato percebendo no seu espírito o que eles estavam a pensar consigo mesmos, disse-lhes: “Porque estão a pensar isso nos vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘os teus pecados são perdoados’ ou ‘levanta-te, pega na tua enxerga e anda?’ 10 Portanto, vou provar-vos que o Filho do Homem tem autoridade para perdoar os pecados.” E voltando-se para o paralítico, disse-lhe: 11 “A ti digo: Levanta-te, enrola a tua esteira e vai para casa!”

12 O homem pôs-se em pé. E apanhando a esteira, abriu caminho à vista de toda a gente que ali se encontrava, de forma que toda a gente ficou admirada e glorificava a Deus. “Nunca vimos nada assim!”, diziam.

A chamada de Levi

(Mt 9.9-13; Lc 5.27-32)

13 Depois, foi de novo para a praia, ensinando o povo reunido à sua volta. 14 Ia Jesus a passar quando viu Levi, filho de Alfeu, sentado num balcão de cobrança, e disse-lhe: “Vem comigo e sê meu discípulo!” Levi levantou-se e seguiu-o.

15 Mais tarde, estava Jesus a comer em casa dele, veio também sentar-se à mesa com este e os seus discípulos um bom número de cobradores de impostos e outros pecadores. Aliás, havia muitos homens desta espécie entre o povo que seguia a Jesus. 16 Quando alguns especialistas na Lei que pertenciam ao grupo dos fariseus o viram comer com pecadores e cobradores de impostos, perguntaram aos discípulos: “Porque come o vosso mestre com cobradores de impostos e outros pecadores?”

17 Ao ouvi-los, Jesus respondeu-lhes: “Quem precisa de médico são os doentes, não os que têm saúde! Não vim chamar os justos, mas os pecadores.”

A questão de jejum

(Mt 9.14-17; Lc 5.33-39)

18 Os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Certo dia, foram ter com Jesus e perguntaram-lhe porque não faziam os seus discípulos o mesmo que eles. 19 Jesus replicou: “Podem os convidados do noivo jejuar, enquanto o noivo ainda está com eles? Enquanto tiverem o noivo com eles, não podem jejuar. 20 Lá virá o tempo em que lhes será tirado. Então, sim, jejuarão.

21 É como remendar roupa velha com um pedaço de pano que ainda não encolheu. De outro modo, o remendo novo repuxa o tecido velho e o buraco fica pior do que antes. 22 Sabem que não convém pôr vinho novo em odres velhos, se não estes rebentam, o vinho espalha-se e os odres ficam estragados. Para vinho novo, odres novos.”

O Senhor do sábado

(Mt 12.1-8; Lc 6.1-5)

23 Noutra ocasião, num sábado, enquanto Jesus e os seus discípulos atravessavam umas searas, estes começaram a caminhar, a arrancar espigas de trigo e a comer o grão. 24 Alguns dos fariseus disseram então a Jesus: “Porque estão a fazer o que não é permitido no dia de sábado?”

25 “Nunca leram o que o rei David fez quando ele e os companheiros estavam necessitados e com fome, 26 como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros?[a] 27 O sábado foi feito em benefício do homem e não o homem por causa do sábado. 28 Eu, o Filho do Homem, sou o Senhor do próprio sábado.”

Footnotes

  1. 2.26 Ver 1 Sm 21.1-6.

Jesus cura um paralítico

(Mt 9.1-8; Lc 5.17-26)

Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum e a notícia de que ele estava em casa se espalhou. Então, se juntou tamanha multidão que não havia lugar para ficar nem mesmo perto da porta, do lado de fora. Jesus estava ensinando a sua mensagem a eles quando quatro homens chegaram, levando um paralítico. Eles não estavam conseguindo se aproximar de Jesus por causa da multidão. Então, abriram um buraco no telhado acima do lugar onde Jesus estava e, pela abertura, abaixaram até ele a maca onde o paralítico estava deitado. Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico:

—Os seus pecados estão perdoados, meu filho.

Alguns professores da lei, que estavam ali sentados, começaram a perguntar a si mesmos:

—Por que este homem está dizendo essas coisas? Ele está insultando a Deus. Só Deus pode perdoar pecados!

Imediatamente Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:

—Por que vocês estão pensando essas coisas?

Talvez vocês pensem que é mais fácil lhe dizer: “Os seus pecados estão perdoados”, porque isso não pode provar que eu tenho autoridade para perdoar os pecados das pessoas. Se eu, porém, lhe dizer: “Levante-se, pegue a sua maca e ande!” 10 e assim acontecer, então ficará demonstrado que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados. Então Jesus disse ao paralítico:

11 —Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa.

12 E diante de todos o homem se levantou, pegou a sua maca e caminhou para fora. Todos ficaram maravilhados e começaram a adorar a Deus, dizendo:

—Nunca vimos nada parecido com isto!

Jesus chama Levi

(Mt 9.9-13; Lc 5.27-32)

13 De novo Jesus saiu e foi para a margem do lago. Toda a multidão foi ao seu encontro e Jesus começou a ensiná-los. 14 Enquanto Jesus caminhava, ele viu Levi, filho de Alfeu. Ele estava sentado no lugar onde as pessoas pagavam os seus impostos. Jesus lhe disse:

—Siga-me!

Levi se levantou e o seguiu. 15 Mais tarde, Jesus estava comendo na casa de Levi. Junto com Jesus e seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e pecadores que o seguiam. 16 Quando os professores da lei, do grupo dos fariseus, viram que Jesus comia com pecadores e com cobradores de impostos, eles perguntaram aos seus discípulos:

—Por que ele come com cobradores de impostos e com pecadores?

17 Jesus, porém, ao ouvir isto, lhes respondeu:

—Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Por isso eu não vim chamar aqueles que se creem justos, mas sim os pecadores.

Jesus ensina sobre o jejum

(Mt 9.14-17; Lc 5.33-39)

18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Então algumas pessoas se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:

—Por que é que tanto os discípulos de João Batista como os fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?

19 E Jesus lhes respondeu:

—Por acaso os convidados do noivo jejuam enquanto o noivo está com eles? Claro que não! 20 Mas virá o tempo em que o noivo será levado para longe deles. Então eles jejuarão.

21 —Ninguém remenda uma roupa velha com retalho de pano novo. Se fizer isso, o pano novo vai encolher e rasgar a roupa velha, e o rasgo ficará ainda maior. 22 Da mesma forma, ninguém coloca vinho novo[a] em odres velhos, pois o vinho arrebentará os odres e tanto o vinho como os odres ficarão arruinados. Vinho novo é colocado em odres novos.

Jesus é Senhor do sábado

(Mt 12.1-8; Lc 6.1-5)

23 Num sábado, Jesus estava atravessando as searas. Enquanto passavam, seus discípulos começaram a colher espigas. 24 Os fariseus, então, lhe perguntaram:

—Por que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer no sábado?

25 Mas Jesus lhes respondeu:

—Vocês nunca leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros estavam com fome e não tinham o que comer?[b] 26 Davi entrou na casa de Deus no tempo em que Abiatar era o sumo sacerdote, e comeu do pão consagrado a Deus. Somente os sacerdotes é que podiam comer desse pão, mas Davi não só o comeu como também o repartiu com os homens que estavam com ele.

27 Depois Jesus lhes disse:

—O sábado foi feito para o benefício do homem e não o homem para o benefício do sábado. 28 Portanto, o Filho do Homem é Senhor até do sábado.

Footnotes

  1. 2.22 vinho novo Refere-se ao suco de uvas que está começando a fermentar, o que faz surgir uma certa pressão dentro do recipiente selado (que em este caso são os odres). Essa pressão favorece que o vinho arrebente os odres, como Jesus explica a seguir.
  2. 2.25 Ver 1Sm 21.1-6.

Jesus Heals a Paralytic

And when He had come back to Capernaum several days afterward, it was heard that He was at home. And (A)many were gathered together, so that there was no longer room, not even near the door; and He was speaking the word to them. (B)And they *came, bringing to Him a (C)paralytic, carried by four men. And being unable to bring him to [a]Jesus because of the crowd, they (D)removed the roof over where He was; and when they had dug an opening, they let down the mat where the (E)paralytic was lying. And Jesus seeing their faith *said to the paralytic, “Child, (F)your sins are forgiven.” But some of the scribes were sitting there and reasoning in their hearts, “Why does this man speak that way? He is blaspheming; (G)who can forgive sins [b]but God alone?” Immediately Jesus, aware [c]in His spirit that they were reasoning that way within themselves, *said to them, “Why are you reasoning about these things in your hearts? Which is easier, to say to the (H)paralytic, ‘Your sins are forgiven’; or to say, ‘Get up, and pick up your mat and walk’? 10 But so that you may know that the Son of Man has authority on earth to forgive sins”—He *said to the paralytic, 11 “I say to you, get up, pick up your mat, and go to your home.” 12 And he got up and immediately picked up the mat and went out before everyone, so that they were all amazed and (I)were glorifying God, saying, “(J)We have never seen anything like this.”

13 And He went out again by the seashore; and (K)the entire crowd was coming to Him, and He was teaching them.

Levi and Sinners Called

14 (L)And as He passed by, He saw [d](M)Levi the son of Alphaeus sitting in the tax office, and He *said to him, (N)Follow Me!” And he stood up and followed Him.

15 And it *[e]happened that as He was reclining at the table in his house, many tax collectors and [f]sinners [g]were reclining with Jesus and His disciples. For there were many of them, and they were following Him. 16 And when (O)the scribes of the Pharisees saw that He was eating with the sinners and tax collectors, they were saying to His disciples, “(P)He is eating and drinking with tax collectors and [h]sinners!” 17 And hearing this, Jesus *said to them, (Q)Those who are healthy do not have need for a physician, but only those who are sick; I did not come to call the righteous, but sinners.”

18 (R)And John’s disciples and the Pharisees were fasting; and they *came and *said to Him, “Why do John’s disciples and the disciples of the Pharisees fast, but Your disciples do not fast?” 19 And Jesus said to them, “Can [i]the attendants of the bridegroom fast when the bridegroom is with them? So long as they have the bridegroom with them, they cannot fast. 20 But the (S)days will come when the bridegroom is taken away from them, and then they will fast in that day.

21 “No one sews [j]a piece of unshrunk cloth on an old garment; otherwise [k]that patch pulls away from it, the new from the old, and a worse tear results. 22 And no one puts new wine into old wineskins; otherwise the wine will burst the skins, and the wine is lost and the skins as well; but one puts new wine into fresh wineskins.”

Lord of the Sabbath

23 (T)And it happened that He was passing through the grainfields on the Sabbath, and His disciples began to make their way along while (U)picking the heads of grain. 24 And the Pharisees were saying to Him, “Look, (V)why are they doing what is not lawful on the Sabbath?” 25 And He *said to them, “Have you never read what David did when he was in need and he and his companions became hungry; 26 how he entered the house of God around the time of (W)Abiathar the high priest, and ate the [l]consecrated bread, which (X)is not lawful for anyone to eat except the priests, and he also gave it to those who were with him?” 27 And Jesus was saying to them, (Y)The Sabbath [m]was made [n]for man, and (Z)not man [o]for the Sabbath. 28 Consequently the Son of Man is Lord even of the Sabbath.”

Footnotes

  1. Mark 2:4 Lit Him
  2. Mark 2:7 Lit if not one, God
  3. Mark 2:8 Lit by
  4. Mark 2:14 Also called Matthew
  5. Mark 2:15 Lit happens
  6. Mark 2:15 Irreligious Jews
  7. Mark 2:15 Or dining
  8. Mark 2:16 Irreligious Jews
  9. Mark 2:19 Lit sons of the bridal chamber
  10. Mark 2:21 Lit that which is put on
  11. Mark 2:21 Lit that which fills up
  12. Mark 2:26 Or showbread; lit loaves of presentation
  13. Mark 2:27 Or came into being
  14. Mark 2:27 Lit for the sake of
  15. Mark 2:27 Lit for the sake of