Add parallel Print Page Options

Davi escapa de Saul

21 Davi foi a um povoado chamado Nobe[a] para ver o sacerdote Aimeleque. Quando Davi chegou ali, Aimeleque saiu ao seu encontro. Ele tremia de medo e lhe perguntou:

—Por que você está sozinho? Por que não veio ninguém com você?

Davi respondeu:

—Cumpro uma ordem do rei e ele me ordenou não comentar com ninguém sobre esta missão. Eu disse aos meus homens onde deveriam me encontrar. O que tem pra comer? Dê-me cinco peças de pão ou o que tiver para comer.

O sacerdote disse a Davi:

—Aqui não tenho pão comum e fresco, mas sim tenho um pouco de pão sagrado. Os seus oficiais poderão comer se eles não tiveram relações sexuais com nenhuma mulher.[b]

Davi lhe respondeu:

—Nós não estivemos com nenhuma mulher. Os meus homens mantém seu corpo puro cada vez que vamos à batalha, mesmo em missões normais.[c] E especialmente hoje, que nossa missão é especial.

Como o sacerdote só tinha do pão que era sagrado, ele deu a Davi desse pão. Era o pão que os sacerdotes colocavam na mesa sagrada perante o SENHOR. Todos os dias o tiravam e o trocavam por pão fresco.

Read full chapter

Footnotes

  1. 21.1 Nobe Cidade perto de Raná onde moravam muitos sacerdotes. Ver 1Sm 22.19.
  2. 21.4 Os seus oficiais (…) nenhuma mulher As relações sexuais tornavam a pessoa impura e, por isso, ela não poderia comer algo sagrado (que tivesse sido oferecido a Deus). Ver Lv 15.18.
  3. 21.5 Os meus homens (…) normais Ver 2Sm 11.11 e Dt 23.9-11.