1 Reis 9
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000
Deus aparece outra vez a Salomão(A)
9 Depois que Salomão acabou de construir o Templo e o palácio real e tudo mais que havia planejado construir, 2 o Senhor Deus apareceu outra vez a ele, como havia aparecido em Gibeão. 3 O Senhor lhe disse:
— Eu ouvi a sua oração e o pedido que você fez na minha presença. Declarei santo este Templo, que você construiu como o lugar onde serei adorado para sempre. Eu tomarei conta dele e sempre o protegerei. 4 Se você me servir com um coração sincero e honesto como Davi, o seu pai, serviu e, se obedecer às minhas leis e ordens e fizer tudo o que eu mandar, 5 então eu cumprirei a promessa que fiz a Davi, o seu pai, quando lhe disse que Israel sempre seria governado pelos descendentes dele. 6 Mas, se você ou os seus descendentes deixarem de me seguir, se desobedecerem às leis e aos mandamentos que eu lhes dei e se adorarem e servirem outros deuses, 7 então eu arrancarei Israel, o meu povo, da terra que lhe dei. E também abandonarei este Templo que separei para ser o lugar onde devo ser adorado. Aí todos os povos vão desprezar e zombar de Israel. 8 Este Templo virará um monte de ruínas, e todos os que passarem por perto dele ficarão chocados e espantados e perguntarão: “Por que foi que Deus fez isto com esta terra e com este Templo?” 9 E a resposta será: “Foi porque os israelitas abandonaram o Senhor, seu Deus, que tirou os antepassados deles do Egito. Eles seguiram outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Foi por isso que o Senhor fez com que toda esta desgraça caísse sobre eles.”
Salomão e Hirão(B)
10 Salomão levou vinte anos para construir o Templo e o seu palácio. 11 O rei Hirão, da cidade de Tiro, havia fornecido a ele toda a madeira de cedro e de pinho e todo o ouro que ele precisou para esse trabalho. Depois que terminaram as obras, Salomão deu a Hirão vinte cidades na região da Galileia. 12 Hirão foi vê-las e não gostou delas. 13 Aí disse a Salomão:
— Então são estas as cidades que você me deu, meu irmão?
Por isso, aquela região é chamada até hoje de Cabul. 14 Hirão havia mandado para Salomão mais de quatro mil quilos de ouro.
Outros trabalhos e construções de Salomão(C)
15 O rei Salomão usou trabalhadores forçados para construir o Templo e o seu próprio palácio, para aterrar o lado leste da cidade e para construir as muralhas de Jerusalém. Também usou esses trabalhadores para reconstruir as cidades de Hazor, Megido e Gezer. 16 (Faraó, rei do Egito, havia atacado e conquistado a cidade de Gezer, matando os seus moradores, que eram cananeus, e pondo fogo na cidade. Depois o rei do Egito tinha dado Gezer como presente de casamento à sua filha quando ela casou com Salomão, 17 e Salomão reconstruiu a cidade.) Usando os seus trabalhadores forçados, Salomão também reconstruiu Bete-Horom-de-Baixo, 18 Baalate e Tadmor, no deserto de Judá. 19 Ainda reconstruiu as cidades onde armazenava mantimentos, as cidades onde ficavam os seus cavalos e carros de guerra e tudo mais que ele quis construir em Jerusalém, no Líbano e em outras partes do seu reino. 20-21 Para esse trabalho forçado, Salomão usou os descendentes do povo de Canaã que os israelitas não haviam matado quando conquistaram o seu país. Entre esses trabalhadores forçados estavam amorreus, heteus, perizeus, heveus e jebuseus. E os descendentes deles continuam escravos até hoje. 22 Nenhum israelita foi obrigado a trabalhar como escravo. Os israelitas serviram como soldados, oficiais, comandantes, capitães de carros de guerra e cavaleiros.
23 Quinhentos e cinquenta oficiais estavam encarregados dos trabalhadores forçados que eram usados nas várias construções de Salomão.
24 Salomão aterrou o lado leste da cidade depois que a sua esposa, a filha do rei do Egito, se mudou da Cidade de Davi para o palácio que Salomão havia construído para ela.
25 Três vezes por ano Salomão oferecia sacrifícios a serem queimados e ofertas de paz no altar que ele havia construído para Deus, o Senhor. Ele também queimava incenso ao Senhor. E assim Salomão terminou a construção do Templo.
26 O rei Salomão também construiu uma frota de navios em Eziom-Geber, que fica perto de Elate, no golfo de Ácaba, no país de Edom. 27 O rei Hirão mandou alguns marinheiros competentes da sua frota de navios para navegarem junto com os homens de Salomão. 28 Eles foram até a terra de Ofir e trouxeram para Salomão mais de catorze mil quilos de ouro.
1 Reis 9
Nova Versão Transformadora
A resposta do Senhor a Salomão
9 Salomão terminou de construir o templo do Senhor e o palácio real. Concluiu tudo que havia planejado fazer. 2 Então o Senhor apareceu a Salomão pela segunda vez, como havia aparecido em Gibeom. 3 O Senhor lhe disse:
“Ouvi sua oração e sua súplica. Consagrei este templo que você construiu, onde meu nome será honrado para sempre. Olharei continuamente para ele, com todo o meu coração.
4 “Quanto a você, se me seguir com integridade e retidão, como fez seu pai, Davi, obedecendo a todos os meus mandamentos, decretos e estatutos, 5 estabelecerei o trono de sua dinastia sobre Israel para sempre. Pois fiz esta promessa a seu pai, Davi: ‘Um de seus descendentes sempre se sentará no trono de Israel’.
6 “Mas, se você ou seus descendentes me abandonarem e desobedecerem a meus mandamentos e decretos, seguindo e adorando outros deuses, 7 arrancarei Israel desta terra que lhe dei. Rejeitarei este templo que consagrei em honra ao meu nome, e farei de Israel objeto de zombaria e desprezo entre as nações. 8 E, embora este templo seja agora imponente, todos que passarem perto dele ficarão chocados e horrorizados. Perguntarão: ‘Por que o Senhor fez coisas tão terríveis com esta terra e com este templo?’.
9 “E a resposta será: ‘Porque os israelitas abandonaram o Senhor, seu Deus, que tirou seus antepassados da terra do Egito e, em lugar dele, adoraram outros deuses e se prostraram diante deles. Por isso o Senhor trouxe sobre eles essas calamidades’”.
O acordo de Salomão com Hirão
10 Salomão levou vinte anos para construir o templo do Senhor e o palácio real. Depois desse tempo, 11 Salomão deu a Hirão, rei de Tiro, vinte cidades da Galileia. Hirão havia fornecido toda a madeira de cedro e de cipreste e todo o ouro que Salomão havia pedido. 12 Contudo, quando Hirão veio de Tiro para ver as cidades que Salomão lhe tinha dado, não ficou nada satisfeito com elas. 13 “Que espécie de cidades são essas, meu irmão?”, perguntou ele. Então Hirão chamou aquela região de Cabul,[a] como é conhecida até hoje. 14 Hirão tinha enviado a Salomão 4.200 quilos[b] de ouro.
As muitas realizações de Salomão
15 Este é o relato do trabalho forçado que o rei Salomão impôs para a construção do templo do Senhor, do palácio real, do aterro[c] e do muro de Jerusalém, além das cidades de Hazor, Megido e Gezer. 16 (O faraó, rei do Egito, havia atacado e conquistado Gezer. Matou seus habitantes cananeus, incendiou a cidade e a deu como presente à sua filha quando ela se casou com Salomão. 17 Assim, Salomão reconstruiu a cidade de Gezer.) Também construiu Bete-Horom Baixa, 18 Baalate e Tamar,[d] no deserto daquela região. 19 Construiu cidades para servirem como centros de armazenamento e também cidades para seus carros de guerra e cavalos. Construiu tudo que desejou em Jerusalém, no Líbano e em todo o reino.
20 Ainda havia na terra habitantes que não eram israelitas: amorreus, hititas, ferezeus, heveus e jebuseus. 21 Eram descendentes das nações que os israelitas não haviam destruído completamente. Salomão os recrutou para trabalhos forçados, e é nessa condição que trabalham até hoje. 22 Mas Salomão não recrutou nenhum israelita para trabalhos forçados; eles o serviram como soldados, funcionários do governo, oficiais e capitães de seu exército, comandantes de carros de guerra e cavaleiros. 23 Nomeou 550 israelitas para supervisionarem os trabalhadores de seus vários projetos.
24 Salomão transferiu a residência de sua esposa, a filha do faraó, da Cidade de Davi para o novo palácio que ele havia construído para ela. Depois, construiu o aterro.
25 Três vezes por ano, Salomão apresentava holocaustos e ofertas de paz sobre o altar que havia construído para o Senhor e também queimava incenso perante o Senhor. Assim, ele terminou o trabalho de construção do templo.
26 O rei Salomão também construiu navios em Eziom-Geber, um porto próximo a Elate,[e] na terra de Edom, às margens do mar Vermelho.[f] 27 Hirão enviou uma frota com marinheiros experientes para servirem nas tripulações dos navios, junto com os marinheiros de Salomão. 28 Navegaram a Ofir e trouxeram para Salomão 14.700 quilos[g] de ouro.
Footnotes
- 9.13 Cabul significa “inútil”.
- 9.14 Em hebraico, 120 talentos.
- 9.15 Em hebraico, do Milo; também em 9.24. O significado do hebraico é incerto.
- 9.18 Uma leitura alternativa no Texto Massorético traz Tadmor.
- 9.26a Conforme a Septuaginta (ver tb. 2Rs 14.22; 16.6); o hebraico traz Elote, variação de Elate.
- 9.26b Em hebraico, mar de juncos.
- 9.28 Em hebraico, 420 talentos.
1 Kings 9
New Catholic Bible
Chapter 9
The Lord’s Promise to Solomon.1 When Solomon had completed the construction of the temple of the Lord and the royal palace, Solomon had accomplished all that he desired to do.
2 The Lord appeared to Solomon a second time, as he had appeared to him at Gibeon. 3 The Lord said to him, “I have heard your prayer and your supplication that you made before me, and I have consecrated the temple that you built by establishing my name there forever. My eyes and my heart will always be there. 4 And as for you, if you walk before me as David, your father, walked, in integrity of heart and righteousness, and you do all that I command you, and you observe my statutes and my ordinances, 5 then I will establish your royal throne over Israel forever just as I promised David, your father, when I said, ‘You will not fail to have one who will reign upon the throne of Israel.’
6 “But if your children turn away from me, and they do not follow me nor do they observe my commandments or my statutes that I have set before you, and they go off to serve other gods, and they worship them, 7 then I will cut Israel off from the land that I have given them, and I will reject from my sight this temple that I have consecrated for my name. Israel will become a byword and a laughingstock among all the nations. 8 Although this temple is now exalted, everyone who passes by it will be astonished and will hiss at it, and they will say, ‘Why has the Lord done this to this land and to this temple?’ 9 Then they will answer, ‘Because they abandoned the Lord, their God, who brought their fathers forth from the land of Egypt. They have embraced other gods, and they have worshiped them and served them. This is why the Lord has brought all of these disasters upon them.’ ”
10 Taking Account. At the end of twenty years during which Solomon built two buildings, the temple of the Lord and the royal palace, 11 King Solomon gave twenty towns that were in the land of Galilee to King Hiram, the king of Tyre, who had provided Solomon with all the cedar wood, fir, and gold that he desired. 12 When King Hiram traveled out from Tyre to inspect the towns that Solomon had given him, he was not pleased with them. 13 He said, “What kind of cities have you given me, my brother?” He has called the land Cabul up to the present day. 14 Now Hiram had sent the king one hundred twenty talents of gold.[a]
15 This is an account of the forced labor that King Solomon raised in order to build the temple of the Lord, his own palace, Millo, the walls of Jerusalem, Hazor, Megiddo, and Gezer. 16 (Pharaoh, the king of Egypt, had gone up and captured Gezer. He burned it down and killed the Canaanites who were living there. He gave it as a dowry to his daughter, Solomon’s wife. 17 Solomon then rebuilt Gezer.) He also built lower Beth-horon, 18 Baalath, and Tadmor in the desert, all of which were within his land. 19 Solomon also had storage cities for provisions, cities for his chariots, and cities for his horses. Solomon built whatever he desired in Jerusalem, Lebanon, and all the land that he ruled.
20 All of the people who survived from among the Amorites, the Hittites, the Perizzites, the Hivites, and the Jebusites (for these people were not Israelites), 21 that is, their descendants who remained in the land (for the Israelites had not been able to wipe them out) were conscripted by Solomon to serve as slave labor, as is still true today.
22 Solomon did not reduce the Israelites to slavery. They were his fighting men, his officials, his princes, his captains, the commanders of his chariots, and his charioteers. 23 They were also the chief officials who were in charge of Solomon’s work projects. There were five hundred and fifty of them, and they supervised the men who did the work. 24 After Pharaoh’s daughter came up to the City of David, to the palace that he had built for her, he then built Millo.
25 Three times a year[b] Solomon offered up burnt offerings and peace offerings upon the altar that he had built for the Lord. He also burnt incense on the altar before the Lord, and so he fulfilled his temple duties. 26 King Solomon built ships at Ezion-geber, which is near Elath on the Red Sea in the land of Edom. 27 Hiram sent some of his men who were sailors, seafaring men who knew the sea, to sail with Solomon’s men. 28 They sailed to Ophir[c] and brought back and delivered to King Solomon four hundred and twenty talents of gold.
Footnotes
- 1 Kings 9:14 This was a considerable sum; even considering fluctuations in its value, it would be at least 5000 pounds that Hiram sent to Solomon.
- 1 Kings 9:25 Three times a year: on the great annual feasts of Unleavened Bread, Pentecost, and Booths (see Ex 23:4-19).
- 1 Kings 9:28 Ophir: a region rich in gold, probably on the western coast of Arabia.
Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.

