Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Emanuel
10 O SENHOR enviou outra mensagem a Acaz:
11 —Peça ao SENHOR, seu Deus, para lhe enviar um sinal. Pode vir do fundo do mundo dos mortos ou do mais alto céu.
12 Mas Acaz disse:
—Não vou pedir isso! Não vou pôr o SENHOR à prova.
13 Então Isaías disse:
—Escutem, herdeiros de Davi! Não basta testarem a paciência dos homens? Querem agora também testar a paciência de Deus? 14 Pois bem! O próprio Senhor lhes dará um sinal:
Venha nos salvar!
Ao diretor do coro. À melodia de “Os Lírios da Aliança”. Salmo de Asafe.
1 Ouça-nos, ó Pastor de Israel!
Escute-nos, ó Senhor, que guia o povo de José!
O Senhor está sentado no trono, entre os querubins;
por favor, revele a sua glória
2 diante de Efraim, Benjamim e Manassés.
Mostre o seu poder,
e venha nos salvar.
3 Aceite-nos de novo, ó Deus,
mostre-nos a sua bondade e salve-nos.
4 Ó SENHOR, Deus Todo-Poderoso,
até quando ficará irado com o seu povo?
Quando vai ouvir as suas orações?
5 Fez o seu povo chorar em vez de comer,
e deu para ele beber um copo cheio de lágrimas.
6 Fez com que as nações vizinhas nos atacassem,
e que os nossos inimigos zombassem de nós.
7 Aceite-nos de novo, ó Deus Todo-Poderoso,
mostre-nos a sua bondade e salve-nos.
Introdução
1 Eu, Paulo, servo de Cristo Jesus[a], fui chamado por Deus para ser apóstolo e escolhido para proclamar a sua mensagem de salvação, as Boas Novas. 2 Há muito tempo Deus tinha prometido estas Boas Novas, por meio dos profetas, nas Sagradas Escrituras. 3-4 Estas Boas Novas falam a respeito de Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele, de acordo com a sua natureza humana, nasceu da família de Davi. Mas, de acordo com a sua natureza divina, foi lhe dada toda autoridade para governar como Filho de Deus quando ressuscitou dos mortos.
5 Por meio de Cristo, tenho o privilégio de ser apóstolo, para que pessoas de todas as nações, tendo fé nele, lhe obedeçam. Dessa forma seu nome será honrado. 6 E vocês também estão entre as pessoas chamadas para pertencer a Cristo.
7 Escrevo para todos vocês que estão em Roma, amados de Deus e chamados para ser o seu povo.
Que Deus, nosso Pai, e o Senhor Jesus Cristo lhes deem graça e paz.
O nascimento de Cristo
(Lc 2.1-7)
18 O nascimento de Jesus Cristo aconteceu assim: Maria, sua mãe, ia se casar com José. Antes de se casar, porém, Maria ficou grávida pelo poder do Espírito Santo. 19 José, seu futuro marido, resolveu anular o contrato de casamento sem dizer nada a ninguém, pois era um homem bom e não queria humilhar Maria.
20 Naqueles dias em que José estava pensando nisso, um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse:
—José, descendente de Davi. Não tenha medo de receber Maria como esposa. É pelo poder do Espírito Santo que ela está grávida. 21 Ela terá um filho e você deverá lhe dar o nome de Jesus[a], pois ele irá salvar o seu povo dos pecados deles.
22 Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta:
23 “Olhem, a virgem ficará grávida e dará à luz um filho,
ao qual será dado o nome Emanuel”.(A)
(Emanuel quer dizer “Deus está conosco”.)
24 Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado. Ele recebeu Maria como esposa, 25 mas não tiveram nenhuma relação sexual até que o menino nascesse. E quando o menino nasceu, José lhe deu o nome de Jesus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International