Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 66:1-12

Louvor a Deus

Ao diretor do coro. Salmo. Canção.

Cantem a Deus com alegria,
    habitantes de toda a terra!
Toquem e cantem cânticos de louvor a ele;
    louvem-no com hinos gloriosos.
Digam a Deus: “As suas obras são maravilhosas,
    o seu poder é tão grande que os seus inimigos se inclinam diante do Senhor, cheios de medo.
O mundo inteiro o adora;
    todos cantam cânticos de louvor em sua honra”. Selah

Venham e vejam as obras que Deus fez;
    as suas maravilhas enchem de temor os seres humanos.
Ele transformou o mar[a] em terra seca,
    e o seu povo atravessou o rio a pé,[b]
    e ali mesmo festejamos pelo que ele fez.
Deus governa o mundo com grande poder,
    os seus olhos vigiam as nações.
    Que ninguém se revolte contra ele. Selah

Que todos os povos louvem o nosso Deus!
    Que os seus cânticos de louvor se ouçam bem alto.
Foi Deus que nos deu a vida,
    e não nos deixa cair.
10 Deus nos submeteu à prova;
    nos purificou como se faz com a prata.
11 Fez com que nós caíssemos na armadilha;
    colocou um fardo muito pesado sobre as nossas costas.
12 Fez com que os nossos inimigos cavalgassem sobre as nossas cabeças;
    passamos pelo fogo e pela água,
    mas, por fim, nos deu a liberdade.

Jeremias 28

O falso profeta Hananias

28 Nesse mesmo ano[a], no início do reinado de Zedequias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, Hananias, filho de Azur, o profeta de Gibeom, me falou no templo do SENHOR perante os sacerdotes e de todo o povo e disse:

—Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel: “Quebrei o jugo que o rei da Babilônia colocou sobre o povo de Judá. Dentro de dois anos trarei de volta a este lugar todos os objetos do templo do SENHOR. Esses objetos são os que Nabucodonosor, rei da Babilônia, levou deste lugar para a sua terra. Eu também trarei de volta Joaquim, filho de Jeoaquim, rei de Judá. Eu também trarei de volta todos os habitantes de Judá que foram banidos para a Babilônia. Eu quebrarei o jugo que impôs o rei da Babilônia. Eu, o SENHOR, afirmo isso”.

Então o profeta Jeremias respondeu ao profeta Hananias. Eles estavam no templo do SENHOR. Os sacerdotes e todo o povo que estava ali também ouviram a resposta de Jeremias. O profeta Jeremias disse:

—Assim seja! Que o SENHOR faça o que você disse. Que o SENHOR cumpra as palavras que você profetizou. Que traga de volta a este lugar os utensílios do templo do SENHOR e todos os que foram banidos para a Babilônia. Mas ouça isto que digo a você e a todo o povo: “Todos os profetas que viveram antes de você e de mim profetizaram guerra, fome e doença contra muitas nações e grandes reinos. Mas quando um profeta profetizar paz, será conhecido que é um profeta enviado pelo SENHOR se acontecer o que ele falou”.

10 Então o profeta Hananias tomou o jugo que estava no pescoço do profeta Jeremias e o quebrou. 11 Então Hananias disse diante de todo o povo:

—Assim diz o SENHOR: “Do mesmo modo, dentro de dois anos eu quebrarei do pescoço de todas as nações o jugo que impôs Nabucodonosor, rei da Babilônia”.

Então o profeta Jeremias continuou seu caminho.

12 Algum tempo depois Jeremias recebeu uma mensagem do SENHOR. Isso aconteceu depois de Hananias quebrar o jugo do pescoço do profeta Jeremias. A mensagem dizia o seguinte:

13 —Vá dizer a Hananias que eu, o SENHOR, afirmo que embora ele tenha quebrado um jugo de madeira, eu o substituirei por um jugo de ferro. 14 Porque eu, o SENHOR Todo-Poderoso, o Deus de Israel, coloquei um jugo de ferro no pescoço dessas nações. Eu fiz isso para que elas se submetam a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e o sirvam. Também dei a ele poder sobre os animais selvagens.

15 Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias:

—Escute-me, Hananias. O SENHOR não o enviou. Você deu a este povo falsas esperanças. 16 Por isso o SENHOR diz que o enviará para fora deste mundo. Você vai morrer este ano porque fomentou deslealdade contra o SENHOR.

17 E o profeta Hananias morreu no sétimo mês desse ano.

Lucas 5:12-16

Jesus cura um homem com lepra

(Mt 8.1-4; Mc 1.40-45)

12 E aconteceu que, enquanto Jesus ensinava numa vila, lá também apareceu um homem coberto de lepra. Ao ver Jesus, o homem se ajoelhou e encostou o seu rosto na terra. Então lhe disse:

—Eu sei que o senhor pode me curar se quiser.

13 Jesus estendeu a sua mão, tocou nele e lhe disse:

—Eu quero! Fique curado.

E no mesmo instante a lepra desapareceu. 14 Jesus, então, lhe deu esta ordem:

—Não diga nada disto a ninguém, mas apresente-se ao sacerdote.[a] Depois ofereça o sacrifício que a lei de Moisés manda que seja oferecido pela sua cura. Faça isso para provar que está curado.

15 Mas a sua fama se espalhava cada vez mais e grandes multidões se juntavam para ouvi-lo e para serem curadas das suas doenças. 16 Ele, porém, sempre que podia ia orar em lugares onde poderia estar só.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International