Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Guímel
17 Trata teu servo com bondade,
para que eu viva e obedeça à tua palavra.
18 Abre meus olhos,
para que eu veja as maravilhas de tua lei.
19 Sou estrangeiro na terra;
não escondas de mim teus mandamentos.
20 Tenho sempre intenso desejo
por teus estatutos.
21 Tu repreendes os arrogantes;
são malditos os que se desviam de teus mandamentos.
22 Não permitas que zombem de mim e me desprezem,
pois tenho obedecido a teus preceitos.
23 Até os príncipes se reúnem e falam contra mim,
mas eu meditarei em teus decretos.
24 Tenho prazer em teus preceitos;
eles me dão conselhos sábios.
Dálet
25 Estou prostrado no pó;
restaura minha vida com a tua palavra.
26 Relatei meus planos a ti, e me respondeste;
agora, ensina-me teus decretos.
27 Ajuda-me a entender tuas ordens
e eu meditarei em tuas maravilhas.
28 Minha alma chora de tristeza;
fortalece-me com tua palavra.
29 Afasta de mim o caminho da mentira;
dá-me o privilégio de conhecer tua lei.
30 Escolhi o caminho da verdade;
decidi viver de acordo com teus estatutos.
31 Apego-me a teus preceitos;
Senhor, não permitas que eu seja envergonhado!
32 Buscarei teus mandamentos,
pois tu aumentas meu entendimento.
Visão dos gafanhotos
7 Foi isto que o Senhor Soberano me mostrou numa visão: ele se preparava para enviar sobre a terra um exército de gafanhotos. Isso foi depois que a porção do rei havia sido colhida dos campos, quando brotava a colheita principal. 2 Em minha visão, os gafanhotos comeram todas as plantas da terra. Então eu disse: “Ó Senhor Soberano, perdoa-nos! Do contrário, não sobreviveremos, pois Israel[a] é muito pequeno”.
3 Então o Senhor voltou atrás e disse: “O que você viu não acontecerá”.
Visão do fogo
4 Foi isto que o Senhor Soberano me mostrou em outra visão: ele se preparava para castigar seu povo com um grande fogo. O fogo havia consumido as profundezas do mar e devorava toda a terra. 5 Então eu disse: “Ó Senhor Soberano, imploro-te que pares. Do contrário, não sobreviveremos, pois Israel é muito pequeno”.
6 Então o Senhor Soberano voltou atrás e disse: “Isso também não acontecerá”.
27 pois Deus queria que eles soubessem que as riquezas gloriosas desse segredo também são para vocês, os gentios. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a confiante esperança de participar de sua glória!
28 Portanto, proclamamos a Cristo, advertindo a todos e ensinando a cada um com toda a sabedoria, para apresentá-los maduros[a] em Cristo. 29 Por isso trabalho e luto com tanto esforço, na dependência de seu poder que atua em mim.
2 Quero que saibam quantas lutas tenho enfrentado por causa de vocês e dos que estão em Laodiceia, e por muitos que não me conhecem pessoalmente. 2 Que eles sejam encorajados e unidos por fortes laços de amor e tenham plena certeza de que entendem o segredo de Deus, que é o próprio Cristo. 3 Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento.
4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos bem elaborados. 5 Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte.
Liberdade e nova vida em Cristo
6 E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo. 7 Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
BÍBLIA SAGRADA, NOVA VERSÃO TRANSFORMADORA copyright © 2016 by Mundo Cristão. Used by permission of Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, Todos os direitos reservados.