Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 119:89-96

Lâmed

89 Para sempre, ó SENHOR,
    a sua palavra está firme no céu.
90 A sua verdade dura por todas as gerações,
    o Senhor formou a terra e ela continua firme.
91 Por sua ordem, a terra continua a existir,
    todo o universo está ao seu serviço.
92 Se não fosse a alegria que a sua lei me dá,
    eu já teria morrido de tanto sofrer.
93 Jamais esquecerei as suas instruções,
    são elas que me dão vida.
94 Salve-me, pois eu sou seu
    e quero obedecer às suas instruções.
95 Os maus estão à espera para me destruir,
    mas eu sigo os seus ensinamentos.
96 Vi que tudo tem os seus limites,
    só os seus mandamentos são infinitos.

Jeremias 36:1-10

O rei Jeoaquim queima o rolo de Jeremias

36 Esta mensagem do SENHOR veio ao profeta Jeremias no quarto ano do reinado de Jeoaquim[a], filho de Josias, rei de Judá:

—Pegue um rolo e escreva nele a mensagem que falei a respeito de Israel, Judá e todas as nações desde o tempo de Josias até hoje. Talvez o povo de Judá deixe o seu caminho de maldade quando souber do castigo que planejo trazer sobre eles. Se eles fizerem isso eu perdoarei as suas perversões e pecados.

Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo enquanto ditava a mensagem que tinha recebido do SENHOR. Depois Jeremias deu a seguinte ordem a Baruque:

—Como estou proibido de entrar no templo do SENHOR, você irá ao templo do SENHOR e lerá ao povo que estiver jejuando a mensagem do SENHOR que eu ditei e você escreveu no rolo. Também você lerá essa mensagem a todo o povo de Judá que veio das suas cidades. Talvez peçam ao SENHOR que tenha piedade deles, e se afastem da sua maldade. Digo isto porque é muito grande a ira do SENHOR contra eles.

Baruque, filho de Nerias, cumpriu fielmente tudo o que Jeremias lhe ordenou. Ele leu o rolo da mensagem no templo do SENHOR.

No nono mês do quinto ano de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi convocado o povo de Jerusalém e todo o povo que vinha das cidades de Judá para celebrarem um jejum em honra ao SENHOR. 10 No templo do SENHOR, Baruque leu a mensagem de Jeremias a todo o povo na sala de Gemarias, filho do escrivão Safã, desde o pátio superior à entrada da porta nova do templo do SENHOR.

1 Coríntios 14:1-12

Os dons espirituais são para ajudar a igreja a crescer na fé

14 Procurem ter amor e façam todo o possível para ter os dons do Espírito, especialmente o dom de profetizar. Pois aquele que fala em outra língua fala a Deus, e não para as pessoas, porque ninguém o entende. Ele fala coisas secretas por meio do Espírito. Mas quem profetiza fala para as pessoas, para dar força, coragem e conforto a elas. Quem fala em outra língua só fortalece a si mesmo. Mas quem profetiza fortalece a igreja toda. Gostaria que todos vocês tivessem o dom de falar em outras línguas. Mas gostaria mais que vocês tivessem o dom de profetizar. Quem profetiza é mais importante do que aquele que fala em outras línguas, a não ser que haja alguém que possa interpretar o que ele diz. Nesse caso a igreja será fortalecida.

Irmãos, vai ajudar a vocês se eu for visitá-los falando em outras línguas? Não. Só ajudarei se levar para vocês alguma revelação, algum conhecimento, alguma profecia, ou algum ensino. O mesmo acontece com objetos que produzem som, como a flauta ou a harpa. Se não houver distinção nos sons que fazem, como alguém poderá saber o que está sendo tocado? E, se a trombeta não produzir o som certo, como os soldados saberão que devem se preparar para a batalha? Acontece o mesmo também com vocês. As palavras que falam têm que ser claras. Se vocês não falarem com clareza ninguém entenderá o que estão dizendo, pois estarão falando para o ar. 10 Sem dúvida, há muitos tipos de idiomas no mundo, mas todos têm significado. 11 Portanto, se eu não entender a língua em que alguém está falando comigo, serei como um estrangeiro para ele e ele, para mim. 12 O mesmo se aplica a vocês: Desde que desejam os dons espirituais, procurem progredir neles, para o fortalecimento da igreja.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International