Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Oração pela vitória
Cântico. Salmo de Davi.
108 O meu coração está decidido, ó Deus,
a cantar hinos que lhe deem louvor.
2 Acordem, harpa e lira!
Acordarei o sol!
3 Ó SENHOR, eu o louvarei entre as nações,
no meio dos povos lhe cantarei salmos.
4 Porque o seu amor é mais alto do que o céu,
a sua fidelidade chega até às nuvens.
5 Ó Deus, que a sua grandeza seja mais alta do que os céus,
que toda a terra fique cheia da sua glória.
6 Salve-nos com o seu grande poder!
Responda à minha oração e salve o seu amado povo.
7 Deus disse no seu santuário:
“Quando eu vencer, dividirei entre o meu povo
as terras de Siquém e as do vale de Sucote.
8 Gileade e Manassés são meus;
Efraim é o meu capacete e Judá é o meu cetro de rei.
9 Moabe será a bacia onde me lavo,
e Edom será o escravo que me traz as sandálias.
Cantarei a vitória sobre os filisteus”.
10 Ó Deus, quem me guiará à cidade fortificada?
Quem me guiará até Edom?
11 Ó Deus, será que nos abandonou?
Será que deixou de sair com os nossos exércitos?
12 Ajude-nos a derrotar o inimigo,
pois a ajuda dos homens é inútil.
13 Com a ajuda de Deus alcançaremos a vitória;
ele mesmo esmagará os nosos inimigos!
3 Samuel disse a eles:
—Se em realidade querem voltar para o SENHOR de todo o coração, então livrem-se dos seus deuses estrangeiros e dos ídolos de Astarote. Dediquem-se completamente ao SENHOR. Só a ele devem servir! Então ele os salvará dos filisteus.
4 Então os israelitas se livraram das suas estátuas de Baal e Astarote e serviram somente ao SENHOR. 5 Samuel disse:
—Reúnam todo o povo de Israel em Mispá para que eu ore por vocês.
6 O povo se reuniu em Mispá, conseguiram água e a derramaram perante o SENHOR. Deste modo começaram um período de jejum. Não comeram nenhuma comida nesse dia e confessaram seus pecados, dizendo:
—Pecamos contra o SENHOR.
E Samuel serviu como líder de Israel em Mispá.
7 Os filisteus ouviram que os israelitas estavam se reunindo em Mispá e os governantes dos filisteus foram lutar contra eles. Ao ouvirem que os filisteus vinham, os israelitas se atemorizaram 8 e disseram a Samuel:
—Não deixe de pedir ao SENHOR por nós! Peça que nos salve dos filisteus!
9 Então Samuel pegou um cordeiro e o ofereceu como sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR. Depois suplicou ao SENHOR em favor de Israel e o SENHOR respondeu a sua oração.
10 Enquanto Samuel estava oferecendo o sacrifício que deveria queimar completamente, os filisteus atacaram Israel, mas o SENHOR enviou fortes trovões contra os filisteus, confundindo a todos e causando grande temor entre eles. Então os israelitas derrotaram os filisteus. 11 Os homens de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho. 12 Depois disso Samuel pegou uma pedra, a pôs entre Mispá e Sem[a], e lhe deu o nome de “A pedra da ajuda”[b] porque disse:
—O SENHOR nos ajudou até agora.
13 Os filisteus foram derrotados e não invadiram mais o território de Israel. O SENHOR esteve contra os filisteus durante toda a vida de Samuel. 14 Os israelitas recuperaram as cidades que os filisteus tinham tirado deles, desde Ecrom até Gate. Também houve paz entre Israel e os amorreus.
15 Samuel liderou o povo de Israel toda a sua vida
Os mil anos
20 Depois vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. 2 Ele agarrou o dragão, isto é, a antiga serpente, que é o diabo ou Satanás, e o prendeu por mil anos. 3 O anjo jogou o dragão no abismo e fechou a entrada. Então o anjo selou a entrada para que o dragão não saísse e enganasse as nações até que se completassem os mil anos. Depois disto será necessário que ele seja solto por um curto espaço de tempo.
4 Depois vi tronos e, nestes tronos, estavam sentados aqueles que haviam recebido autoridade para julgar. Vi também as almas daqueles que tinham sido decapitados por terem anunciado a verdade revelada por Jesus e por causa da mensagem de Deus. Eles são os que não adoraram o monstro nem a sua imagem, nem tão pouco receberam a sua marca na testa ou na mão. Eles reviveram e reinaram com Cristo durante os mil anos. 5 (O restante dos mortos não reviveu até que se completassem os mil anos.) Esta é a primeira ressurreição. 6 Felizes e santos são aqueles que tomam parte na primeira ressurreição. A segunda morte não tem poder sobre eles. Pelo contrário, eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante os mil anos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International