Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
5 No dia seguinte, os líderes do povo, os líderes e os professores da lei se reuniram em Jerusalém. 6 Também estavam presentes: Anás, o sumo sacerdote, Caifás, João, Alexandre e todos os que pertenciam à família do sumo sacerdote. 7 Ao colocar os apóstolos no meio deles, começaram a fazer-lhes perguntas:
—Quem deu a vocês poder ou autoridade para curar este homem?
8 Pedro, então, cheio do Espírito Santo, disse a eles:
—Líderes do povo e líderes! 9 Parece que hoje nós estamos sendo interrogados por causa da boa ação que fizemos ao homem paralítico, e de como ele foi curado. 10 Muito bem! Então fiquem todos vocês e todo o povo de Israel sabendo que este homem se apresenta curado diante de vocês pelo poder de Jesus Cristo de Nazaré, o mesmo a quem vocês crucificaram e a quem Deus ressuscitou. 11 Ele é:
12 E não há salvação em mais ninguém, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens, pelo qual possamos ser salvos.
O bom pastor
Salmo de Davi.
1 O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em campos verdes,
ele me leva para junto de águas tranquilas.
3 Ele renova a minha vida.
Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom.
4 Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro,
não terei medo de nada,
porque o Senhor está comigo;
a sua vara e o seu cajado são a minha proteção.
5 Ele prepara um banquete para mim
à vista dos meus inimigos.
O Senhor me recebeu com todas as honras[a]
e encheu o meu copo até transbordar.
6 A sua bondade e o seu amor
me acompanharão durante a minha vida,
e voltarei sempre à casa do SENHOR
enquanto eu viver.
16 A maneira pela qual conhecemos o que é o amor é esta: Cristo deu a sua vida por nós. E nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos. 17 Ora, se alguém possui bens neste mundo e, mesmo vendo que seu irmão está passando necessidade, não faz nada para o ajudar, como pode dizer que o amor de Deus permanece nele?
18 Filhinhos, nosso amor deve ser verdadeiro e não deve consistir em palavras ou conversa, mas sim em boas ações. 19 Essa é a maneira pela qual podemos saber que pertencemos à verdade. Essa é também a maneira pela qual podemos nos sentir em paz com Deus, 20 mesmo que o nosso coração nos acuse de termos pecado. Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21 Queridos amigos, se o nosso coração não nos acusar de termos pecado, temos confiança diante de Deus. 22 Ele nos dá o que pedimos porque nós obedecemos aos seus mandamentos e também porque fazemos o que lhe agrada. 23 Este é o seu mandamento: Que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo e que amemos uns aos outros, assim como Cristo nos ordenou. 24 Quem obedece aos mandamentos de Deus vive em Deus e Deus vive nele. É desta maneira que sabemos que ele vive em nós: pelo Espírito que ele nos deu.
11 —Eu sou o bom Pastor e o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas. 12 O trabalhador que é pago para guardar as ovelhas é diferente do pastor. As ovelhas são do pastor e não do trabalhador. Quando o trabalhador vê o lobo, foge e deixa as ovelhas sozinhas. Então o lobo vem, ataca e espalha as ovelhas. 13 O trabalhador foge porque só é pago para tomar conta das ovelhas e não se importa realmente com elas.
14-15 —Eu sou o bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas, assim como o meu Pai me conhece. E as minhas ovelhas me conhecem, assim como eu conheço o Pai. Eu dou a minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho outras ovelhas que não são deste rebanho. Eu ainda tenho que trazê-las para este rebanho. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho, um só pastor.[a] 17 O Pai me ama porque eu dou a minha vida para poder recebê-la de novo. 18 Ninguém pode tirar a minha vida. Eu dou minha própria vida por minha livre vontade. Tenho o direito de dar minha vida, assim como tenho o direito de recebê-la de novo. Foi isto que o meu Pai me mandou fazer.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International