Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 86

A minha vida nas suas mãos

Oração de Davi.

SENHOR, eu sou pobre e necessitado.
    Ouça, por favor, a minha oração.
Sou fiel, por favor, proteja-me.
    Eu sou seu servo e o Senhor é o meu Deus.
    Confio no Senhor, venha me salvar.
Tenha compaixão de mim, Senhor,
    passo o dia inteiro pedindo que me ajude.
Senhor, ponho a minha vida nas suas mãos;
    encha-me de alegria pois sou seu servo.
O Senhor é bom, cheio de compaixão,
    e ama os que lhe pedem ajuda.
SENHOR, escute a minha oração,
    peço que tenha compaixão.
Quando estou angustiado, eu o chamo,
    porque sei que irá me responder.

Entre os deuses não há ninguém como o Senhor,
    ninguém pode fazer o que o Senhor faz.
O Senhor criou todos os seres humanos,
    e todos eles virão inclinar-se diante do Senhor
    e adorar o seu nome.
10 O Senhor é poderoso e faz maravilhas!
    O Senhor, e só o Senhor, é Deus.

11 Ó SENHOR, ensine-me o que devo fazer,
    e serei obediente aos seus ensinos.
Dê-me um coração dedicado só ao Senhor,
    para que possa honrá-lo.
12 Senhor, meu Deus, eu o louvo com todo o meu coração;
    adorarei o seu nome para sempre.
13 Grande é o amor que tem por mim,
    o Senhor me salvou do mundo dos mortos.

14 Ó Deus, estou sendo atacado por pessoas orgulhosas.
    Um bando de pessoas violentas querem me matar,
    pessoas que não têm nenhum respeito pelo Senhor.
15 Mas o Senhor é um Deus compassivo e bondoso,
    um Deus que não se irrita com facilidade;
    cheio de amor e fiel.
16 Por isso, escute e tenha compaixão de mim.
    Mostre o seu poder e salve-me,
    pois sou seu servo, como também a minha mãe foi sua serva.
17 Dê-me uma prova do seu amor.
    Faça os meus inimigos se sentirem envergonhados
    ao verem que o SENHOR me ajuda e consola.

1 Samuel 15:10-31

10 Depois Samuel recebeu a palavra do SENHOR:

11 —Saul deixou de me seguir. Eu estou arrependido de tê-lo nomeado rei porque não me obedece.

Samuel ficou muito chateado e clamou ao SENHOR durante toda a noite. 12 Na manhã seguinte, bem cedo, Samuel foi ver a Saul, mas o povo disse a Samuel:

—Saul foi para Carmelo. Ali ele fará um monumento em honra de si mesmo. Depois disso ele irá a vários lugares e por fim irá a Gilgal.

Então Samuel foi aonde estava Saul e o encontrou oferecendo, daquilo que havia tomado dos amalequitas, um sacrifício que deve ser queimado completamente ao SENHOR.[a] 13 Samuel se aproximou de Saul e este o cumprimentou assim:

—Que o SENHOR o abençoe! Obedeci aos mandamentos do SENHOR.

14 Mas Samuel disse:

—Então, o que é esse barulho? Por que eu ouço o barulho de ovelhas e de gado?

15 Saul respondeu:

—Os soldados os tomaram dos amalequitas e ficaram com o melhor para oferecer ao SENHOR, seu Deus, sacrifícios que devem ser queimados completamente, mas destruíram todo o resto.

16 Samuel disse a Saul:

—Espere! Deixe-me dizer o que o SENHOR me disse essa noite.

Saul respondeu:

—Está bem, diga-me o que lhe disse.

17 Samuel disse:

—Antes o considerava alguém sem importância, mas depois você se tornou o líder das tribos de Israel. O SENHOR o escolheu como rei de Israel. 18 O SENHOR o enviou em uma missão e lhe disse: “Vá e destrua todos os amalequitas porque são malvados. Lute contra eles até destruí-los completamente”. 19 Por que não obedeceu ao SENHOR mas permaneceu com o despojo fazendo o que não é do agrado do SENHOR?

20 Saul respondeu:

—Sim obedeci ao SENHOR! Fui para onde o SENHOR me enviou e destruí os amalequitas, trouxe o rei Agague 21 e os soldados tomaram as melhores ovelhas e gado para sacrificar ao SENHOR, seu Deus, em Gilgal.

22 Mas Samuel disse:

—O que agrada mais ao SENHOR: sacrifícios ou obediência aos seus mandamentos? É melhor obedecer do que oferecer sacrifícios. É melhor obedecer do que oferecer a gordura dos carneiros. 23 Recusar-se a obedecê-lo é tão mau quanto a feitiçaria. Ser teimoso e fazer a vontade própria é como o pecado de adoração aos ídolos. Você se recusou a obedecer à ordem do SENHOR, por isso ele agora se recusa a aceitar você como rei.

24 Então Saul disse a Samuel:

—Pequei. Não obedeci aos mandamentos do SENHOR nem fiz o que me disse. Tive medo do povo e lhes fiz caso. 25 Agora peço a você que me perdoe por haver pecado. Venha comigo para que faça culto ao SENHOR.

26 Mas Samuel disse a Saul:

—Não regressarei com você. Da mesma forma como você rejeitou a ordem do SENHOR, ele também rejeita você como rei de Israel.

27 Quando Samuel se virou para partir, Saul agarrou a borda do manto, e este se rasgou. 28 Então Samuel disse a Saul:

—Hoje mesmo o SENHOR rasgou de você o reino de Israel. Este será dado a um dos seus amigos que é melhor que você. 29 Deus, que é a Glória de Israel, vive para sempre. Não mente nem muda de ideia. Não é como os homens que mudam de opinião.

30 Saul respondeu:

—Está bem, pequei! Mas por favor, volte comigo. Demonstre-me algo de respeito diante dos líderes e do povo de Israel. Volte comigo para que possa adorar ao SENHOR, seu Deus.

31 Samuel regressou com Saul e este adorou ao SENHOR.

Atos 5:1-11

Ananias e Safira

Entretanto, havia um homem chamado Ananias que, junto com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade e levou somente parte do dinheiro para os apóstolos, guardando o restante para ele. Safira sabia disso e concordou com a atitude do marido. Então Pedro lhe disse:

—Ananias, por que você deixou que Satanás enchesse o seu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, ficando com parte do dinheiro da venda do terreno? O terreno não era seu, antes de você vendê-lo? E depois que você o vendeu, não tinha a liberdade de fazer o que quisesse com o dinheiro? Por que decidiu fazer isso? Você não mentiu para os homens, mas sim para Deus!

Ao ouvir estas palavras, Ananias caiu morto, e todos os que souberam dessas coisas ficaram com muito medo. Alguns jovens se levantaram, cobriram-lhe o corpo, levaram para fora e o enterraram. Mais ou menos três horas mais tarde chegou Safira, ainda sem saber o que tinha acontecido a seu marido. Pedro, então, lhe perguntou:

—Diga-me uma coisa: Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno?

Ela respondeu:

—Sim, foi por essa quantia.

Então Pedro lhe disse:

—Por que você e seu marido concordaram em pôr à prova o Espírito do Senhor? Olhe! Os jovens que acabaram de enterrar seu marido estão aí e agora eles vão levar você também.

10 E no mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Ao entrarem os jovens, viram que ela estava morta e a levaram para fora e a enterraram ao lado de seu marido. 11 E um grande temor veio sobre toda a igreja e sobre todos aqueles que ficaram sabendo dessas coisas.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International