Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Deus protege o seu povo
Cântico para os peregrinos.
1 Aqueles que confiam no SENHOR
são como o monte Sião,
eles não tremem,
nem caem.
2 Assim como Jerusalém está rodeada de montanhas,
assim o SENHOR protege o seu povo agora e para sempre.
3 Os maus não governarão a terra dos justos por muito tempo;
se não fosse assim, até os justos fariam o mal.
4 SENHOR, faça o bem aos que fazem o bem,
aos que são honestos.
5 Mas aos que se desviam por caminhos maus,
o SENHOR castigará como faz aos que fazem o mal.
Que haja paz em Israel!
16 As pessoas que respeitavam o Senhor falaram umas com as outras sobre isso, e o Senhor as escutou com atenção. Então ele fez com que fosse escrito num livro de memórias os nomes de aquelas pessoas que respeitam o Senhor e dão honra ao seu nome.
17 O SENHOR Todo-Poderoso diz: “Elas serão o meu tesouro no dia que eu tenho marcado. Terei compaixão delas da mesma forma que o pai tem compaixão do filho que lhe obedece. 18 Vocês voltarão a notar a diferença que existe entre as pessoas boas e más, entre as pessoas que servem a Deus e as que não lhe servem.
4 “Está vindo o dia, quente como um forno, no qual todas as pessoas arrogantes e as que fazem o mal serão como a palha que o fogo queima. Elas serão queimadas da mesma forma que os arbustos são queimados e perderão até as suas raízes e ramas. 2 Mas para vocês, os que respeitam o meu nome, brilhará o sol da justiça que os curará com o seu calor e sairão livremente pulando como bezerros saudáveis. 3 Vocês, que respeitam o meu nome, pisarão nos perversos da mesma forma que vocês pisam o pó debaixo dos seus pés. Tudo isso acontecerá quando chegar o dia que tenho marcado. Vocês podem ter absoluta certeza disto!
4 “Não se esqueçam da lei que dei ao meu servo Moisés no monte Sinai. Essa lei contém as leis e as regras para todo o povo de Israel.
5 “Olhem, vou enviar o profeta Elias a vocês antes que chegue o grande e terrível dia do SENHOR. 6 Elias ajudará a fazer as pazes entre filhos e pais. Se isto não acontecer, então eu virei e destruirei a terra por completo”.
9 Depois, enquanto estavam descendo o monte, Jesus lhes ordenou que não contassem a ninguém a respeito das coisas que tinham visto até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos. 10 Eles guardaram para si o que tinha acontecido, mas se perguntavam uns aos outros o que seria a “ressurreição dos mortos”. 11 E lhe fizeram esta pergunta:
—Por que é que os professores da lei dizem que Elias deve vir primeiro?[a]
12 E Jesus lhes respondeu:
—É verdade que Elias virá primeiro para colocar todas as coisas em ordem. Mas então, por que está escrito que o Filho do Homem tem que sofrer muito e ser desprezado? 13 Eu lhes digo que Elias já veio e que já fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como está escrito a seu respeito.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International