Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
O protetor de Israel
Cântico para os peregrinos.
1 Olho para os montes e penso:
“Quem é que virá me socorrer?”
2 O meu socorro vem do SENHOR,
que fez os céus e a terra.
3 Deus não deixará você cair,
o seu protetor não dormirá.
4 O protetor de Israel nunca dorme,
nem tem sono.
5 O SENHOR é o seu protetor.
O SENHOR está sempre ao seu lado como uma sombra, para guardar você.
6 O sol não lhe fará mal de dia,
nem a lua, de noite.
7 O SENHOR protegerá você de todo o mal,
ele protegerá a sua vida.
8 O SENHOR protegerá todos os seus passos,
quando você sair e quando voltar, agora e para sempre.
14 —Lembrem-se sempre desta noite e façam uma grande festa em honra do SENHOR. Celebrem-na para sempre, de geração em geração. 15 Comerão pão sem fermento durante sete dias. No primeiro dia tirarão todo o fermento das suas casas. Quem comer qualquer coisa fermentada durante esses sete dias, será expulso da comunidade de Israel. 16 No primeiro dia e no sétimo dia, haverá reuniões sagradas. Nesses dias ninguém deverá trabalhar, a não ser para preparar a sua própria comida, mais nada. 17 Celebrem a festa dos Pães sem Fermento, porque foi nesse mesmo dia que tirei os exércitos de Israel[a] do Egito. Por isso celebrem esse dia de geração em geração, é uma ordem para sempre. 18 Comerão pão sem fermento desde a tarde do dia catorze do primeiro mês até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês. 19 Durante sete dias não deverão ter fermento em casa. Qualquer pessoa que comer qualquer coisa fermentada deixará de pertencer à comunidade de Israel. Não importa se a pessoa é imigrante ou israelita, 20 Portanto, não comam nada que tenha fermento. Onde quer que estejam vivendo, comerão pães sem fermento.
21 E Moisés chamou todos os líderes de Israel e lhes disse:
—Escolham um cordeiro ou um cabrito, por cada família, e matem-no para celebrar a Páscoa. 22 Molhem um ramo de hissopo no sangue que estiver na bacia e marquem os lados e por cima da porta com o sangue. Ninguém deverá sair da sua casa antes do amanhecer. 23 Quando o SENHOR passar para matar os egípcios, ele verá o sangue nos lados e por cima das portas, e passará adiante. Assim o SENHOR não deixará que o destruidor entre nas suas casas. 24 Obedeçam a estas instruções. Isto é uma ordem para vocês e para os seus filhos para sempre. 25 Quando entrarem na terra que o SENHOR lhes prometeu, continuem celebrando essa festa. 26 E quando os seus filhos perguntarem: “O que significa esta festa?” 27 Vocês responderão: “É o sacrifício da Páscoa em honra do SENHOR. Quando estávamos no Egito, o SENHOR matou os egípcios e passou por cima das casas dos israelitas. Foi assim que ele salvou as nossas famílias”.
Então o povo inclinou-se em adoração. 28 E os israelitas fizeram tudo conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés e a Aarão.
Vivam para servir a Deus
11 Queridos amigos, peço a vocês, como estrangeiros e forasteiros que são, que se afastem dos maus desejos do corpo que estão sempre em guerra contra a alma. 12 Mantenham exemplar o procedimento de vocês entre os pagãos, mesmo que eles os acusem de fazer o mal. Assim eles, ao observarem as boas obras de vocês, poderão dar glória a Deus no dia em que ele voltar.
Obedeçam às autoridades
13 Vocês devem se submeter a toda autoridade humana[a] por causa do Senhor. Submetam-se ao rei, que é a autoridade mais alta, 14 e submetam-se também aos governadores, os quais são enviados pelo rei para castigar os que fazem o mal e para honrar os que fazem o bem. 15 Pois a vontade de Deus é que, ao fazerem o bem, vocês acabem com a conversa ignorante dos tolos. 16 Vivam como pessoas livres, mas não deixem que esta liberdade se torne um pretexto para se fazer o mal. Ao contrário, vivam como servos de Deus. 17 Respeitem todas as pessoas, amem aos irmãos, temam a Deus e honrem ao rei.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International