Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Hino de louvor
1 Aleluia!
Cantem ao SENHOR uma nova canção,
louvem-no na reunião dos seus fiéis!
2 Alegre-se Israel com o seu Criador,
que o povo de Sião se regozije com o seu Rei!
3 Louvem a Deus com danças e música,
com o tamborim e com a harpa.
4 O SENHOR está contente com o seu povo;
ele honra os humildes dando a eles a vitória.
5 Que os seus fiéis se alegrem com a vitória
e cantem alegremente até quando vão se deitar.
6 Gritem bem alto louvores a Deus,
com uma espada de dois gumes na mão,
7 para se vingar dos povos
e castigar as nações,
8 para prender os reis
e os chefes com correntes de ferro.
9 Que castiguem as nações como Deus mandou!
Essa é a glória de todos os seus fiéis.
Aleluia!
A nona praga: a escuridão
21 O SENHOR disse a Moisés:
—Levante a sua mão para o céu, para que haja sobre todo o Egito uma escuridão tão densa, que até possa ser tocada.
22 Moisés levantou a mão para o céu e uma grande escuridão cobriu o Egito durante três dias. 23 As pessoas não podiam ver umas às outras e ninguém saiu do lugar onde estava durante três dias. Mas havia luz em toda a parte onde os israelitas viviam.
24 O faraó mandou chamar Moisés e Aarão e disse:
—Podem ir adorar ao SENHOR e podem também levar as suas famílias. Mas não deixarei que vocês levem as suas ovelhas e o seu gado.
25 Mas Moisés disse:
—Se não pudermos levar os nossos animais, por acaso você nos dará animais para oferecermos em sacrifício queimado ao SENHOR, nosso Deus? 26 Vamos levar todos os animais, não deixaremos nem um só animal. Porque não sabemos exatamente quais são os animais que precisamos levar para adorar ao SENHOR, nosso Deus, só saberemos isso quando lá chegarmos.
27 Mas o SENHOR endureceu o coração do faraó e ele se recusou a deixá-los sair. 28 E o faraó disse a Moisés:
—Saia daqui e tenha cuidado! Não volte a aparecer diante de mim, porque, no dia em que você aparecer diante de mim, morrerá!
29 Então, Moisés disse ao faraó:
—Você está certo! Não me apresentarei mais diante de você.
15 E como alguém pode proclamá-lo se não for enviado? Como está escrito: “Como é linda a chegada daqueles que proclamam Boas Novas!”(A) 16 Mas nem todos os judeus aceitaram as Boas Novas. Isaías disse: “Senhor, quem acreditou na nossa mensagem?”(B) 17 E assim, a fé vem ao se ouvir a mensagem; e essa mensagem é proclamada por ordem de Cristo[a]. 18 Mas eu pergunto: “As pessoas não ouviram essa mensagem?” Claro que ouviram! As Escrituras dizem:
“A voz deles foi ouvida em toda a terra,
e as suas palavras percorreram o mundo”.(C)
19 Pergunto de novo: “Será que o povo de Israel não compreendeu?” Claro que compreendeu! Primeiro, Moisés disse isto por parte de Deus:
“Farei com que vocês tenham inveja
por meio daqueles que não são uma nação;
e eu os deixarei furiosos
por meio de uma nação que não tem conhecimento”.(D)
20 Depois também Isaías, por parte de Deus, falou a respeito dos que não eram do povo de Israel. Ele disse com grande coragem:
“Fui achado por aqueles que não me procuravam
e apareci aos que não perguntavam por mim”.(E)
21 Mas, a respeito do povo de Israel, ele disse:
“Eu tenho esperado por este povo o dia inteiro,
mas ele se recusa a me obedecer e a me seguir”.(F)
© 1999, 2014, 2017 Bible League International