Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
A nossa ajuda vem do Senhor
Cântico para os peregrinos. Salmo de Davi.
1 Que teria acontecido se o SENHOR não estivesse do nosso lado?
Que Israel diga:
2 “Se o SENHOR não estivesse do nosso lado,
quando os homens nos atacaram,
3 eles teriam nos engolido vivos,
tão grande era a sua fúria contra nós.
4 Teríamos sido arrastados pelas águas,
as torrentes nos teriam afogado.
5 Teríamos morrido afogados,
tão grande era a violência das águas”.
6 Bendito seja o SENHOR, que não permitiu que fôssemos destruídos,
como presa para os seus dentes.
7 Escapamos como passarinhos da armadilha do caçador.
A rede se rompeu e nós escapamos.
8 A nossa ajuda vem do SENHOR,
que fez os céus e a terra.
Os irmãos temem José
15 Os irmãos de José ficaram com medo dele depois da morte do seu pai. Eles diziam:
—Talvez José não nos tenha perdoado e agora vai querer se vingar de todo o mal que lhe fizemos.
16 E mandaram uma mensagem a José que dizia:
—O seu pai nos deu estas instruções antes de morrer: 17 “Digam a José que, por favor, perdoe a maldade e os pecados dos seus irmãos, ainda que eles tenham feito todo esse mal”. Agora, pois, pedimos que perdoe a maldade cometida pelos servos do Deus do seu pai.
Quando leu a mensagem, José chorou. 18 Depois, vieram os seus irmãos, inclinaram-se diante dele, e lhe disseram:
—Nós somos seus escravos.
19 Mas José respondeu:
—Não tenham medo. Eu não sou Deus para julgar vocês. 20 Vocês planejaram me fazer mal, mas Deus utilizou o plano de vocês para fazer o bem. Utilizou esse plano para salvar a vida de muita gente. 21 Não tenham medo, vocês e os seus filhos sempre terão comida.
Foi assim que José falou com amor aos seus irmãos e fê-los sentir bem.
22 José e toda a família do seu pai continuaram vivendo no Egito. José viveu cento e dez anos. 23 Antes de morrer, chegou a conhecer os filhos e os netos de Efraim, e esteve presente quando nasceram os filhos de Maquir, o filho de Manassés.
A morte de José
24 Um dia, José disse aos seus irmãos:
—Estou prestes a morrer, mas tenho a certeza de que Deus vai cuidar de vocês. Deus virá tirá-los deste país e levá-los para a terra que ele prometeu a Abraão, Isaque e Jacó.
25 Então José fez com que os filhos de Jacó lhe fizessem uma promessa. Ele lhes disse:
—Quando Deus vier buscá-los, levem os meus ossos daqui.
26 José morreu aos cento e dez anos de idade. O seu corpo foi embalsamado e colocado num caixão no Egito.
Os discípulos de Jesus não o entendem
(Mc 8.14-21)
5 Os discípulos de Jesus atravessaram para o outro lado do lago da Galileia, mas se esqueceram de levar pão. 6 Jesus, então, disse-lhes:
—Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus.
7 Quando os discípulos ouviram isso, começaram a discutir entre si sobre o que Jesus queria dizer com aquilo, dizendo:
—Ele está falando isso porque nós não trouxemos pão.
8 Jesus, porém, percebendo o que estava acontecendo, lhes disse:
—Como a fé de vocês é pequena! Por que estão discutindo entre si por não terem pão? 9 Vocês ainda não entenderam? Vocês não se lembram dos cinco pães que foram repartidos entre os cinco mil homens e de quantos cestos vocês encheram com as sobras? 10 Vocês também não se lembram dos sete pães que foram repartidos entre os quatro mil homens e de quantos cestos vocês encheram com as sobras? 11 Como é possível que não tenham entendido que eu não lhes falei a respeito de pães? Eu lhes disse para se prevenirem contra o fermento dos fariseus e dos saduceus.
12 Então eles entenderam que Jesus não lhes tinha dito para se prevenirem contra o fermento usado nos pães, mas sim dos ensinamentos dos fariseus e dos saduceus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International