Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
O chamado de Abrão
12 O SENHOR disse a Abrão:
—Deixe o seu país, os seus parentes e a família do seu pai, e vá para a terra que eu vou lhe mostrar.
2 —Farei de você uma grande nação
e abençoarei você.
Farei o seu nome famoso
e será uma bênção para todos.[a]
3 Abençoarei os que o abençoarem
e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.
Através de você serão abençoadas
todas as famílias da terra.[b]
Abrão vai para Canaã
4 Então Abrão partiu, como o SENHOR havia lhe ordenado, e levou Ló com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã. 5 Abrão levou a sua esposa Sarai, o seu sobrinho Ló, todos os bens que tinham acumulado e os escravos que tinham obtido em Harã. Partiram e chegaram à terra de Canaã. 6 Abrão foi atravessando Canaã até chegar a Siquém, onde fica a árvore sagrada de Moré. Naquele tempo, os cananeus viviam naquela terra. 7 E o SENHOR apareceu a Abrão e lhe disse:
—Vou dar esta terra aos seus descendentes.
Então Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que tinha lhe aparecido. 8 Dali partiu em direção às montanhas, ao leste de Betel, e acampou entre Betel e Ai. Betel ficava ao oeste e Ai ficava ao leste do seu acampamento. E ali edificou um altar dedicado ao SENHOR e adorou o nome do SENHOR. 9 Depois partiu em direção ao sul de Canaã.
Cantem ao SENHOR
33 Que os justos cantem com alegria ao SENHOR.
Fica bem, aos bons, louvarem a Deus.
2 Louvem o SENHOR com harpa,
cantem a ele salmos com lira de dez cordas.
3 Louvem-no com um cântico novo[a];
Toquem harpa e cantem bem alto.
4 Porque a palavra do SENHOR é verdadeira,
ele é fiel em tudo o que faz.
5 Ele ama a retidão e a justiça.
O amor fiel do SENHOR enche toda a terra.
6 Por meio da sua palavra, o SENHOR fez os céus,
pelo sopro da sua boca foram feitas as estrelas.
7 Deus amontoou as águas do mar,
e colocou o oceano no seu lugar.
8 Que toda a terra respeite o SENHOR,
que todos os habitantes do mundo tremam diante dele.
9 Porque ele falou e aconteceu,
deu uma ordem e ela foi cumprida.
10 O SENHOR desfaz os planos das nações,
arruína os projetos dos povos.
11 Mas as decisões do SENHOR permanecem para sempre,
os seus planos, por todas as gerações.
12 Feliz é a nação que tem o SENHOR como seu Deus,
feliz o povo que ele escolheu para ser dele.
As promessas de Deus são recebidas pela fé
13 Não foi por obedecer à lei que Abraão e seus descendentes receberam a promessa de que eles iriam herdar o mundo. Mas sim porque Deus, por causa da fé que Abraão tinha, o declarou justo. 14 Pois, se fosse possível receber a promessa de Deus por obediência à lei, não seria preciso a fé. E a promessa perderia todo o seu valor, 15 porque a lei provoca a ira de Deus quando as pessoas a ela não obedecem. Mas onde não há lei, não há nada para se desobedecer.
16 Assim, a promessa de Deus é dada pela fé, como oferta gratuita. Se essa promessa é gratuita, ela vale para todos os descendentes de Abraão. Não é somente para os que vivem sob a lei de Moisés, mas também para os que têm uma fé como a de Abraão. Ele é o pai de todos nós. 17 Como dizem as Escrituras: “Eu constituí você pai de muitas nações”(A). Ele é o nosso pai perante Deus. Abraão teve fé em Deus, o Deus que dá vida aos mortos e que faz existir o que não existe.
18 Não havia esperança alguma de Abraão vir a ter filhos, mas ele teve fé em Deus e continuou a esperar. Por isso veio a ser o pai de muitas nações. Conforme Deus lhe tinha dito: “Você vai ter muitos descendentes”(B). 19 Abraão, com quase cem anos, era velho demais para poder ter filhos. Além disso, Abraão sabia que Sara era estéril e não podia ter filhos. Apesar de tudo isso, sua fé não diminuiu. 20 Ele nunca duvidou de que Deus pudesse cumprir a sua promessa, nunca perdeu a fé. Pelo contrário, a sua fé ficou mais forte e ele deu louvores a Deus. 21 Abraão tinha a certeza de que Deus tem o poder de fazer aquilo que promete. 22 Assim, “Deus o aceitou como justo”(C). 23 Estas palavras (“Deus o aceitou como justo”), não foram somente escritas para o benefício de Abraão, 24 mas também foram escritas para nós. Deus também nos aceita porque cremos naquele que ressuscitou da morte a Jesus Cristo, nosso Senhor. 25 Jesus foi entregue para ser morto por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado para que Deus pudesse nos declarar justos.
Jesus chama Mateus
(Mc 2.13-17; Lc 5.27-32)
9 Quando Jesus estava indo embora, viu um homem sentado no lugar onde as pessoas pagavam os seus impostos. O nome dele era Mateus. Jesus disse a ele:
—Siga-me!
Mateus se levantou e o seguiu.
10 Quando Jesus estava comendo na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores também chegaram e tomaram lugar à mesa com ele e seus discípulos. 11 Quando os fariseus viram aquilo, perguntaram aos discípulos de Jesus:
—Por que o mestre de vocês come com cobradores de impostos e com pecadores?
12 Jesus, ouvindo a pergunta dos fariseus, lhes respondeu:
—Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 13 Vão e procurem entender o que as Escrituras querem dizer: “Eu quero de vocês compaixão em vez de sacrifícios de animais”.(A) Pois eu não vim chamar aqueles que se creem justos, mas sim os pecadores.
Jesus ressuscita uma menina e cura uma mulher
(Mc 5.21-43; Lc 8.40-56)
18 Mal Jesus tinha acabado de dizer essas coisas, quando um chefe da sinagoga se aproximou dele e, ajoelhando-se, lhe disse:
—Minha filha acaba de morrer; mas venha e coloque as mãos sobre ela para que volte à vida.
19 Jesus, então, se levantou e o seguiu. Os seus discípulos também foram com ele. 20 Enquanto caminhavam, uma mulher que há doze anos sofria de hemorragia se aproximou por trás de Jesus e tocou na ponta da sua roupa. 21 Ela fez aquilo porque pensava:
—Se eu ao menos tocar na sua roupa, ficarei curada.
22 Jesus se virou e, vendo a mulher, lhe disse:
—Coragem, minha filha, a sua fé a curou.
E desde aquele momento a mulher ficou curada.
23 Jesus chegou à casa do chefe da sinagoga e viu ali algumas pessoas tocando música de enterro e uma multidão em estado de comoção. 24 Ao ver aquilo, Jesus disse:
—Saiam todos! A menina não está morta; apenas dorme!
Muitas pessoas começaram a rir-se dele por causa disso.
25 Depois de todos terem saído, Jesus entrou no quarto da menina, a pegou pela mão e ela se levantou. 26 E a notícia a respeito deste fato se espalhou por toda aquela região.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International