Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
A salvação do Senhor
1 Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom,
o seu amor dura para sempre.
2 Que Israel diga:
“O seu amor dura para sempre!”
14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico de louvor!
Foi ele que me salvou!
15 Nas tendas dos justos se ouvem gritos de alegria.
A mão do SENHOR é poderosa.
16 O SENHOR levanta a sua mão em sinal de vitória.
A mão do SENHOR é poderosa.
17 Não morrerei, vou viver
para contar o que o SENHOR tem feito.
18 O SENHOR me castigou com dureza,
mas não me deixou morrer.
19 Abram para mim os portões onde a justiça mora,
para eu entrar e agradecer ao SENHOR.
20 Esta é a entrada para a presença do SENHOR,
por ela entram os justos.
21 Dou graças ao Senhor porque me respondeu
e foi a minha salvação.
22 A pedra que os construtores rejeitaram
veio a ser a pedra mais importante de todas.
23 Isso foi feito pelo SENHOR,
e é um grande milagre para nós vermos.
24 Este é o dia maravilhoso que o SENHOR fez,
alegremo-nos e cantemos nele!
3 Na manhã seguinte, Josué e todos os israelitas se levantaram cedo, saíram de Sitim e foram acampar na margem do rio Jordão, sem atravessar o rio. 2 Passados três dias, os chefes do povo percorreram o acampamento 3 e deram esta ordem ao povo:
—Quando virem a arca da aliança do SENHOR, seu Deus, ser transportada pelos sacerdotes levitas, deixem o acampamento e sigam atrás da arca. 4 Mas mantenham-se perto de um quilômetro[a] de distância da arca. Também não a percam de vista, para saberem o caminho que devem seguir, pois vocês nunca passaram por lá antes.
5 Então Josué disse ao povo:
—Purifiquem-se[b] porque amanhã o SENHOR fará coisas maravilhosas diante de vocês.
6 Depois disse aos sacerdotes:
—Levantem a arca da aliança e vão na frente do povo.
Eles levantaram a arca e foram na frente do povo.
7 Então o SENHOR disse a Josué:
—Daqui para frente, eu vou honrá-lo diante de todos os israelitas. Eles ficarão sabendo que eu estou com você como estive com Moisés. 8 Diga aos sacerdotes que levam a arca da aliança: “Ao chegarem junto ao rio Jordão, entrem na água e parem”.
9 Então Josué disse aos israelitas:
—Venham ouvir as palavras do SENHOR, seu Deus.
10 Depois Josué disse:
—Agora vocês ficarão sabendo que o Deus vivo está entre vocês e que ele expulsará da sua frente os cananeus, os heteus, os heveus, os ferezeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus. 11 Vejam! A arca da aliança do Senhor de toda a terra está pronta para atravessar o rio Jordão na frente de vocês. 12 Escolham doze homens, um de cada uma das tribos de Israel. 13 E quando os sacerdotes que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, colocarem os pés deles na água do Jordão, a água que vem de cima ficará cortada e formará uma represa.
14 Quando o povo saiu do acampamento para atravessar o rio Jordão, os sacerdotes que levavam a arca da aliança iam na frente de todos. 15 Era o tempo da colheita, quando o rio Jordão está cheio, prestes a transbordar pelas margens. Mas assim que os pés dos sacerdotes que levavam a arca tocaram na água, 16 o rio deixou de correr. E, na parte de cima do rio, as águas se amontoaram até Adã, um povoado longe dali, perto de Zaretã. Na parte de baixo, o rio secou. E todo o povo conseguiu atravessar o rio Jordão, perto de Jericó. 17 Os sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR ficaram parados em terra seca, no meio do rio, até todo o povo tê-lo atravessado.
A ressurreição de Jesus
(Mc 16.1-8; Lc 24.1-2; Jo 20.1-10)
28 Passado o sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo onde Jesus tinha sido enterrado. 2 Naquela ocasião houve um grande terremoto, pois um anjo do Senhor tinha descido do céu, removido a pedra que fechava o túmulo e agora estava sentado sobre a pedra. 3 Ele se parecia com um relâmpago e as suas roupas eram brancas como a neve. 4 Os guardas tinham ficado com tanto medo, ao ponto que ficaram tremendo e, ao mesmo tempo, paralizados como se estivessem mortos. 5 Então o anjo disse às mulheres:
—Deixem de ter medo! Eu sei que vocês vieram procurar por Jesus, aquele que foi crucificado, 6 mas ele não está mais aqui. Ele ressuscitou, exatamente como havia dito que iria fazer. Venham ver o lugar onde ele estava deitado. 7 Agora, vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: “Jesus ressuscitou dos mortos e vai adiante de vocês para a Galileia. Lá vocês o verão novamente”. Façam exatamente como eu falei.
8 Elas saíram depressa do túmulo, pois estavam com muito medo, mas também muito felizes, e correram para contar aos discípulos o que havia acontecido.
9 De repente, Jesus apareceu diante delas e disse:
—Olá!
E elas se aproximaram dele, abraçaram seus pés e o adoraram. 10 Jesus, então, lhes disse:
—Deixem de ter medo! Vão e digam aos meus irmãos para se dirigirem à Galileia. Lá eles me verão novamente.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International