Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
O bom pastor
Salmo de Davi.
1 O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará.
2 Ele me faz descansar em campos verdes,
ele me leva para junto de águas tranquilas.
3 Ele renova a minha vida.
Ele me guia por caminhos bons porque ele é bom.
4 Mesmo que eu caminhe pelo vale mais escuro,
não terei medo de nada,
porque o Senhor está comigo;
a sua vara e o seu cajado são a minha proteção.
5 Ele prepara um banquete para mim
à vista dos meus inimigos.
O Senhor me recebeu com todas as honras[a]
e encheu o meu copo até transbordar.
6 A sua bondade e o seu amor
me acompanharão durante a minha vida,
e voltarei sempre à casa do SENHOR
enquanto eu viver.
O castigo dos líderes do povo
11 O Espírito[a] me levantou e me levou até a entrada leste do templo do SENHOR. Ali havia vinte e cinco homens. Entre eles reconheci a Jazanias, filho de Azur, e a Pelatias, filho de Benaias. Eles eram chefes do povo. 2 Deus me disse:
—Homem mortal, estes são os que tramam a maldade e aconselham mal na cidade. 3 São os que dizem: “Ainda não é o momento de reconstruir casas. A cidade é a panela e nós somos a carne”. 4 Por isso, homem mortal, profetize contra eles. Profetize, homem mortal!
5 O Espírito do SENHOR veio sobre mim e o SENHOR me ordenou que falasse o seguinte:
—Vocês têm falado certo, casa de Israel. Eu sei das grandes coisas que estão planejando. 6 Aumentaram suas atrocidades nesta cidade e encheram as ruas de cadáveres. 7 Portanto, eu, o Senhor DEUS, asseguro a vocês que as atrocidades que fizeram nesta cidade são a carne e Jerusalém é a panela. 8 Temem a espada, mas é o que usarei contra vocês. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto.
9 —Expulsarei vocês da cidade, colocarei vocês nas mãos de estrangeiros e os castigarei com justiça. 10 Vocês morrerão pelo fio da espada. Julgarei vocês não importando em que lugar de Israel estiverem, e assim aprenderão que eu sou o SENHOR. 11 Jerusalém não será a panela que os protegerá, mas vocês serão a carne dentro dela. Julgarei vocês não importando em que lugar de Israel estiverem. 12 Então saberão que eu sou o SENHOR, cujas leis não obedeceram e cujos regulamentos não guardaram. Ao contrário, seguiram os costumes das nações.
13 Enquanto eu profetizava, Pelatias, filho de Benaias, caiu morto. Então caí com o rosto encostado na terra e exclamei:
—Ai, Senhor DEUS! O Senhor vai destruir por completo o resto de Israel?
Anúncio de uma nova aliança
14 Então o SENHOR me disse:
15 —Homem mortal, os habitantes de Jerusalém falam mal de seus irmãos, dos seus parentes[b] e de todo o povo de Israel. Eles dizem: “Eles se afastaram do SENHOR e por isso nós temos herdado a terra”.
16 —Por tanto, fale para eles que isto é o que o Senhor DEUS diz: “Tenho enviado vocês para longe daqui, para nações estrangeiras. Eu os dispersei para outras terras. Por um tempo curto serei um templo para vocês. 17 Eu, o Senhor DEUS, afirmo que irei recolher vocês do meio dessas nações. Eu os reunirei do meio dos países aonde os dispersei e lhes darei a terra de Israel. 18 Quando retornarem, jogarão dali todas as coisas detestáveis e tudo o que profana a terra de Israel. 19 Então lhes darei um coração sincero e um espírito novo. Mudarei o coração de pedra que vocês têm por um de carne 20 para que cumpram as minhas leis e obedeçam aos meus mandamentos. Então vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 21 Mas eu castigarei os que continuam com os ídolos, por causa dos seus atos detestáveis e nojentos. Terão que me prestar contas dos seus atos. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto”.
A glória do Senhor abandona Jerusalém
22 Depois os querubins levantaram suas asas, com as rodas ao lado deles e a glória do Deus de Israel por cima deles. 23 Assim, a glória do SENHOR subiu e saiu da cidade e se deteve no monte das Oliveiras, ao leste da cidade. 24 Ao mesmo tempo, na visão, o Espírito de Deus me levantou e me levou à terra dos caldeus, onde estavam os exilados[c]. Depois, a visão sumiu. 25 Depois disse aos exilados tudo o que o SENHOR tinha me mostrado.
As visões do pergaminho selado com sete selos e do cordeiro
5 Vi na mão direita daquele que estava sentado no trono um pergaminho escrito em ambos os lados e selado com sete selos. 2 Vi também um anjo forte, que proclamava bem alto:
—Quem é digno de quebrar os selos e abrir o pergaminho?
3 Mas nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, havia alguém que fosse capaz de abrir o pergaminho e de ver o que estava escrito nele. 4 E eu chorava muito, porque não se tinha encontrado ninguém digno de abrir o pergaminho e de ver o que estava escrito nele. 5 Contudo um dos líderes me disse:
—Não chore. Olhe, o Leão da família de Judá, o grande descendente de Davi,[a] venceu e, portanto, pode quebrar os sete selos e abrir o pergaminho.
6 Então vi um Cordeiro em pé bem em frente do trono e dos quatro seres viventes e na presença dos líderes. Parecia que o Cordeiro tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete[b] olhos que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. 7 O Cordeiro, então, veio e pegou o pergaminho da mão direita daquele que estava sentado no trono. 8 Quando ele pegou o pergaminho, os quatro seres viventes e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante do Cordeiro. Eles tinham uma harpa cada um e estavam segurando taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus. 9 E todos eles cantavam um novo cântico:
© 1999, 2014, 2017 Bible League International