Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Nova Versão Internacional (NVI-PT)
Version
Salmos 128

Salmo 128

Cântico de Peregrinação.

Como é feliz quem teme o Senhor,
quem anda em seus caminhos!

Você comerá do fruto do seu trabalho,
e será feliz e próspero.
Sua mulher será como videira frutífera
    em sua casa;
seus filhos serão como brotos de oliveira
    ao redor da sua mesa.
Assim será abençoado
    o homem que teme o Senhor!

Que o Senhor o abençoe desde Sião,
para que você veja a prosperidade de Jerusalém
    todos os dias da sua vida,
e veja os filhos dos seus filhos.

Haja paz em Israel!

Eclesiastes 4:9-16

É melhor ter companhia
    do que estar sozinho,
porque maior é
    a recompensa do trabalho
    de duas pessoas.
10 Se um cair,
    o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
    e não tem quem o ajude a levantar-se!
11 E se dois dormirem juntos,
    vão manter-se aquecidos.
Como, porém,
    manter-se aquecido sozinho?
12 Um homem sozinho pode ser vencido,
mas dois conseguem defender-se.
Um cordão de três dobras
    não se rompe com facilidade.

A Futilidade do Poder

13 Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que já não aceita repreensão. 14 O jovem pode ter saído da prisão e chegado ao trono, ou pode ter nascido pobre no país daquele rei. 15 Percebi que, ainda assim, o povo que vivia debaixo do sol seguia o jovem, o sucessor do rei. 16 O número dos que aderiram a ele era incontável. A geração seguinte, porém, não ficou satisfeita com o sucessor. Isso também não faz sentido, é correr atrás do vento.

Tiago 5:1-6

Advertência aos Ricos Opressores

Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate[a]. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência.

Nova Versão Internacional (NVI-PT)

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.