Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 79:1-9

Apelo à misericórdia divina

Salmo de Asafe.

79 Ó Deus, os pagãos invadiram
    a tua terra,
profanaram o teu santo Templo
e deixaram Jerusalém em ruínas.
Largaram os corpos dos teus servos,
dos que foram fiéis a ti,
para serem comidos pelas aves
    e pelos animais selvagens.
Derramaram o sangue do teu povo
    como se fosse água.
O sangue correu como água
    por toda a cidade de Jerusalém,
e não sobrou ninguém
    para sepultar os mortos.

As nações vizinhas nos insultam,
riem e caçoam de nós.
Ó Senhor Deus, até quando
    ficarás irado conosco?
Será para sempre?
Será que a tua ira
    continuará a queimar como fogo?
Ó Deus, fica irado com as nações
    que não te adoram,
com os povos que te rejeitam!
Pois eles mataram o nosso povo
e arrasaram o nosso país.
Não nos castigues por causa dos pecados
    dos nossos antepassados,
mas tem misericórdia de nós agora,
pois estamos completamente desanimados.

Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador;
por causa da tua própria honra,
salva-nos e esquece os nossos pecados.

Jeremias 12:14-13:11

Os povos vizinhos de Israel

14 O Senhor Deus disse:

— Agora, vou falar sobre os vizinhos maus de Israel que arruinaram a terra que eu dei ao meu povo. Levarei essa gente para longe das suas terras, como se fossem plantas arrancadas. E tirarei o povo de Judá do meio deles. 15 Mas, depois de levá-los para longe, terei pena deles e trarei cada nação de volta para a sua terra, para o seu país. 16 Eu quero que eles aceitem de todo o coração a religião do meu povo. Quero que aprendam a dizer: “Juro pelo Senhor, o Deus vivo” — assim como no passado eles ensinaram o meu povo a jurar pelo deus Baal. Se fizerem isso, eles também farão parte do meu povo e terão sucesso. 17 Mas eu arrancarei pelas raízes e destruirei completamente qualquer nação que não quiser obedecer. Eu, o Senhor, falei.

A roupa estragada

13 O Senhor Deus me mandou comprar uma roupa de baixo, isto é, um calção novo, e vesti-lo. Mas disse que eu não o lavasse antes. Eu fiz o que o Senhor mandou: comprei o calção e vesti. Aí o Senhor falou comigo outra vez. Ele disse:

— Vá até o rio Eufrates e esconda o calção num buraco na rocha.

Eu fui e o escondi perto do rio Eufrates, como o Senhor havia mandado. Algum tempo depois, o Senhor me disse que voltasse ao rio e apanhasse o calção que ele me havia mandado esconder ali. Voltei lá, procurei e achei o lugar onde o havia escondido. Mas o calção tinha apodrecido e não prestava mais.

Então o Senhor me falou de novo. Ele disse:

— É assim que eu vou destruir o orgulho do povo de Judá e o grande orgulho de Jerusalém. 10 Esse povo mau não quer ouvir o que eu digo e sempre foi teimoso. Eles adoram e seguem outros deuses. Por isso, vão ficar como essa roupa, que não presta mais para nada. 11 E, assim como o calção fica bem justo na cintura, eu gostaria que todo o povo de Israel e de Judá ficasse bem perto de mim. Eu queria que eles fossem o meu povo para darem louvor e glória ao meu nome; mas eles não quiseram me obedecer.

Romanos 3:1-8

Então qual é a vantagem de ser judeu? Será que ser circuncidado tem algum valor? Tem, sim, e de muitas maneiras! E a primeira vantagem é que Deus entregou a sua mensagem aos cuidados dos judeus. Mas, se alguns não foram fiéis, será que por isso Deus vai ser infiel? De modo nenhum! Que Deus continue a ser verdadeiro, mesmo que todas as pessoas sejam mentirosas. Como dizem as Escrituras Sagradas a respeito dele:

“Que fique provado que tu tens razão
    quando falas
e que sejas vencedor
    quando fores julgado.”

Mas, se as injustiças que cometemos servem para mostrar que Deus age com justiça, o que é que podemos dizer? Que Deus é injusto quando nos castiga? (Eu falo aqui como as pessoas costumam falar.) É claro que não! Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo?

Mas digamos que a minha mentira faz com que a verdade de Deus fique mais clara, aumentando assim a glória dele. Nesse caso, por que é que devo ainda ser condenado como pecador? Então por que não dizer: “Façamos o mal para que desse mal venha o bem”? Na verdade alguns têm me caluniado, dizendo que eu afirmo isso. Porém eles serão condenados como merecem.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.