Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 107:1-9

Quinto livro (Salmos 107—150)

Louvor a Deus pela sua bondade

107 Deem graças a Deus, o Senhor,
    porque ele é bom,
e porque o seu amor dura para sempre.
Que aqueles que ele libertou
repitam isso em louvor ao Senhor!
Ele os livrou das mãos dos seus inimigos
e fez com que eles voltassem
    dos países estrangeiros,
do Norte e do Sul,
    do Leste e do Oeste.

Alguns andaram perdidos pelo deserto
e não acharam nenhuma cidade
    onde morar.
Estavam com fome e com sede
e haviam perdido toda a esperança.
Então, na sua angústia,
    gritaram por socorro,
e o Senhor Deus os livrou
    das suas aflições.
Ele os levou pelo caminho certo
para uma cidade em que pudessem morar.
Que eles agradeçam ao Senhor
    o seu amor
e as coisas maravilhosas
    que fez por eles!
Pois ele dá água aos que têm sede
e coisas boas aos que estão com fome.

Salmos 107:43

43 Que aqueles que são sábios
    pensem nessas coisas
e meditem no amor de Deus, o Senhor!

Oséias 8

Deus condena a idolatria do povo

O Senhor Deus diz:

— Toquem a corneta! O inimigo ataca a minha terra como uma águia porque o meu povo quebrou a aliança que fiz com eles e não obedece às minhas leis. Eles oram a mim, dizendo: “Tu és o nosso Deus, e nós somos dedicados a ti.” Mas eles rejeitaram o que é bom e por isso serão perseguidos pelo inimigo.

— O meu povo escolheu reis sem me consultar e nomeou governadores sem a minha aprovação. Com a sua prata e com o seu ouro, fizeram ídolos e por isso serão destruídos. Eu odeio o bezerro de ouro que o povo da cidade de Samaria adora e estou irado com eles. Até quando eles vão continuar adorando ídolos? Um israelita fez o bezerro; esta estátua não é Deus e será quebrada em pedaços. Eles semearam ventos e colherão tempestades. O trigo não produzirá espigas; mas, se houver espigas, elas serão devoradas por estrangeiros. Israel está perdido! As outras nações consideram Israel um objeto sem valor. Os israelitas são como um jumento bravo que teima em andar sozinho. Eles foram pedir a ajuda da Assíria e pagaram outras nações para protegê-los. 10 Mas eu vou pegá-los e castigá-los, e por algum tempo eles sofrerão debaixo do poder cruel do imperador da Assíria.

11 — O povo de Israel construiu muitos altares para conseguir o perdão dos seus pecados, mas esses altares só servem para que o povo peque ainda mais. 12 Escrevi milhares de leis para o povo, mas eles as rejeitaram como se não tivessem valor. 13 Eles me oferecem sacrifícios e gostam de comer dos animais sacrificados. Mas eu, o Senhor Deus, não estou contente com eles. Eu lembrarei dos seus pecados e os castigarei. Vou mandá-los de volta para o Egito, 14 pois o povo de Israel esqueceu o seu Criador. O povo de Israel construiu palácios, e o povo de Judá construiu cidades cercadas de muralhas; mas eu vou mandar um fogo que queimará as cidades e destruirá as fortalezas.

Romanos 11:33-36

Louvor a Deus

33 Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? 34 Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Quem pode conhecer a mente do Senhor?
Quem é capaz de lhe dar conselhos?
35 Quem já deu alguma coisa a Deus
para receber dele algum pagamento?”

36 Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.