Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
20 Acabe convocou todos os israelitas e os profetas a um encontro no monte Carmelo. 21 Elias se aproximou de todo o povo e disse:
—Até quando continuarão duvidando? Decidam se o SENHOR é o Deus verdadeiro, para então segui-lo. Mas se Baal é o Deus verdadeiro, então sigam a Baal.
As pessoas não responderam nem uma só palavra.
22 Então Elias disse:
—Eu sou o único profeta do SENHOR aqui, mas há quatrocentos e cinquenta profetas de Baal. 23 Tragam dois bois. Os profetas de Baal deverão escolher um, e após matá-lo, deverão cortá-lo em pedaços. Eles deverão trazer madeira, mas sem acender o fogo. Depois eu farei a mesma coisa com o outro bezerro e também não acenderei fogo ao sacrifício. 24 Vocês, os profetas de Baal, orem ao seu deus. Eu orarei ao SENHOR. O deus que responder com fogo é o verdadeiro Deus.
O povo achou tudo isso uma boa ideia.
25 Então Elias disse aos profetas de Baal:
—Já que vocês são a maioria, escolham primeiro seu bezerro, preparem-no e orem aos seus deuses, mas sem acender fogo ao sacrifício.
26 Os profetas pegaram o novilho que as pessoas lhes deram e o prepararam. Oraram a Baal até o meio-dia. Eles pediram aos gritos:
—Baal, por favor, responda-nos!
Mas só houve silêncio, não houve resposta enquanto os profetas dançavam ao redor do altar que tinham construído.
27 Ao meio-dia, Elias começou a rir deles. Eles lhes disse:
—Gritem mais forte! Ele é deus. Talvez esteja ocupado ou fazendo as suas necessidades ou talvez saiu por um longo período. Porventura está dormindo e se orarem um pouco mais forte o despertarão.
28 E começaram a gritar mais forte e a se cortar com facas, espadas e lanças até derramarem sangue, como era seu costume. 29 Se fez tarde, mas o fogo ainda não aparecia. Os profetas continuaram profetizando até chegar o momento de fazer o sacrifício da tarde, mas não aconteceu absolutamente nada. Baal não fez nenhum barulho. Não respondeu nada. Ninguém os escutava.
30 Então Elias disse a todo o povo:
—Juntem-se comigo.
Todo o povo chegou perto de Elias. O altar do SENHOR havia sido destruído, portanto, Elias o arrumou. 31 Elias encontrou doze pedras, uma por cada uma das doze tribos nomeadas pelos doze filhos de Jacó, a quem o SENHOR chamou de Israel. 32 Elias usou as pedras para arrumar o altar em honra ao SENHOR. Depois fez uma trincheira ao redor do altar, que podia conter quinze litros de água[a]. 33 Depois Elias arrumou a madeira no altar, cortou o bezerro em pedaços e os colocou sobre a madeira. 34 Então lhes disse:
—Encham quatro cântaros de água e derramem toda a água sobre os pedaços de carne. Depois Elias disse:
—Façam isso de novo.
Depois disse:
—Façam isso pela terceira vez.
35 A água correu até encher a trincheira ao redor do altar.
36 Ao chegar o momento do sacrifício da tarde o profeta Elias se aproximou do altar e orou assim:
—SENHOR, Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Agora lhe peço que dê uma prova que o Senhor é o Deus de Israel e que eu sou seu servo. Mostre a eles que o Senhor me ordenou fazer tudo isso. 37 SENHOR, responda a minha oração, mostre às pessoas, SENHOR, que o Senhor é Deus. Assim as pessoas saberão que é o Senhor quem os está fazendo voltar para si.
38 Então o SENHOR fez descer fogo que queimou o sacrifício, a madeira, as pedras e até a terra ao redor do altar. O fogo também secou toda a água da trincheira. 39 Todo o povo viu isto, se ajoelhou e começou a dizer:
—O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!
Louvor a Deus
96 Cantem ao SENHOR uma nova canção;
que todo o mundo cante ao SENHOR.
2 Cantem ao SENHOR, falem sempre bem dele,
anunciem todos os dias a sua salvação.
3 Proclamem entre as nações a sua glória,
contem a todos os povos as suas obras maravilhosas.
4 O SENHOR é grande e digno de louvor;
é mais temível do que todos os deuses.
5 Os deuses das outras nações são apenas ídolos;
mas o SENHOR fez os céus.
6 Na sua presença, há esplendor e sua majestade,
no seu santo templo há poder e beleza.
7 Louvem o SENHOR, ó famílias das nações!
Deem glória e honra ao SENHOR!
8 Louvem o nome do SENHOR;
levem ofertas ao seu templo.
9 Louvem ao SENHOR no seu belo templo;
que toda a terra trema diante dele.
10 Anunciem às nações: “O SENHOR é Rei!”
Ele estabeleceu o mundo e o mundo não será abalado.
O SENHOR julgará os povos com imparcialidade.
11 Que o céu se alegre;
que a terra fique contente;
que o mar e tudo o que há nele gritem de alegria;
12 Alegrem-se os campos e tudo o que neles cresce.
Que as árvores da floresta cantem de alegria.
13 Que todo o mundo se alegre
porque o SENHOR vem governar[a] o mundo.
Ele governará o mundo com justiça
e as nações com retidão.
Introdução
1 De Paulo, o apóstolo. Não foram homens que me escolheram para ser apóstolo, nem fui enviado por homens. Quem me fez apóstolo foram Cristo Jesus[a] e Deus Pai, o Deus que ressuscitou a Jesus dos mortos. 2 Esta carta é também de todos os irmãos que estão comigo, e é dirigida para as igrejas da região da Galácia[b].
3 Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. 4 Jesus ofereceu a si mesmo pelos nossos pecados para nos libertar deste mundo mau em que vivemos. Assim Jesus fez a vontade de Deus, nosso Pai. 5 A Deus seja dada a glória para sempre! Amém.
Só há uma versão das Boas Novas
6 Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo, e estarem aceitando uma versão diferente das Boas Novas. 7 A verdade é que não há outra versão das Boas Novas, mas algumas pessoas estão deixando a vocês confusos e querem mudar as Boas Novas sobre Cristo. 8 Mas qualquer um que lhes anuncie uma versão das Boas Novas diferente daquela que lhes temos anunciado, que seja amaldiçoado; não importando que sejamos nós mesmos ou um anjo vindo do céu. 9 Pois assim como já lhes disse, agora repito: se alguém anunciar uma versão das Boas Novas diferente daquela que vocês receberam, que seja amaldiçoado.
10 Será que eu estou tentando conseguir a aprovação dos homens ou a de Deus? Por acaso eu estou procurando agradar aos homens? Se eu estivesse agradando aos homens, não seria um servo de Cristo.
A autoridade de Paulo vem de Deus
11 Irmãos, quero que vocês saibam que as Boas Novas que lhes anunciei não são de origem humana, 12 pois não as recebi e nem as aprendi de homem nenhum. Foi Jesus Cristo que as revelou a mim.
Jesus cura o servo de um oficial romano
(Mt 8.5-13; Jo 4.43-54)
7 Assim que Jesus acabou de dizer tudo o que ele queria que as pessoas ouvissem, foi para Cafarnaum. 2 Lá vivia um oficial romano que tinha um servo que estava morrendo e a quem ele tinha muito apreço. 3 Quando ouviu falar a respeito de Jesus, enviou alguns líderes dos judeus até ele para pedir que salvasse a vida do seu escravo. 4 Os líderes chegaram até Jesus e insistiram em que ele fosse até lá, dizendo:
—Esse homem merece a sua ajuda, 5 pois ele construiu a nossa sinagoga mostrando que ama muito o nosso povo.
6 Jesus, então, foi com eles. Eles não estavam muito longe da casa quando o oficial enviou alguns amigos com este recado para Jesus:
—Senhor, não se incomode de vir até aqui, pois eu não sou digno de que o senhor entre na minha casa. 7 Não sou digno nem de ir falar com o senhor pessoalmente. Mas dê apenas uma ordem e o meu servo ficará curado. 8 Pois eu também tenho superiores que me dão ordens e soldados a quem eu dou ordens. Eu digo a um: “Vá”, e ele vai; e digo a outro: “Venha”, e ele vem. Da mesma forma, digo ao meu servo: “Faça isto”, e ele faz.
9 Quando Jesus ouviu isto, ficou admirado e, virando-se para a multidão que o seguia, disse:
—Digo a vocês que nem mesmo entre o povo de Israel achei alguém com tanta fé!
10 Quando aqueles que tinham sido enviados voltaram para casa, encontraram o escravo curado.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International