Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Hino de louvor
149 Aleluia!
Cantem a Deus, o Senhor, uma nova canção.
Louvem a Deus na reunião
dos seus servos fiéis.
2 Alegre-se, ó povo de Israel,
por causa do seu Criador!
Fique contente, ó povo de Jerusalém,
por causa do seu Rei!
3 Louvem a Deus, o Senhor, com danças
e, em seu louvor, toquem pandeiros
e liras.
4 Pois o Senhor está contente
com o seu povo;
ele dá aos humildes
a honra da vitória.
5 Que os seus servos fiéis se alegrem
com a vitória
e cantem alegremente nas suas festas!
6 Que eles louvem a Deus,
gritando bem alto,
com espadas afiadas nas mãos
7 para derrotar as nações
e castigar os povos;
8 para prender os seus reis
e as suas autoridades
com pesadas correntes de ferro;
9 para castigar as nações
como Deus mandou!
Essa é a vitória
dos seus servos fiéis.
Aleluia!
A nona praga: a escuridão
21 Então o Senhor Deus disse a Moisés:
— Levante a mão para o céu a fim de que em todo o Egito haja uma escuridão tão grossa, que possa até ser tocada.
22 Moisés levantou a mão para o céu, e durante três dias uma grande escuridão cobriu todo o Egito. 23 Os egípcios não podiam ver uns aos outros, e naqueles dias ninguém saiu de casa. Porém em todas as casas dos israelitas havia claridade.
24 Aí o rei mandou chamar Moisés e lhe disse:
— Vocês podem ir adorar a Deus, o Senhor. Levem também as suas mulheres e os seus filhos, mas as ovelhas, as cabras e o gado ficarão aqui.
25 Moisés respondeu:
— Nesse caso o senhor deveria nos dar os animais para oferecermos em sacrifício e queimarmos em honra do Senhor, nosso Deus. 26 Nós não queremos isso. Nós vamos levar também os nossos animais, e não ficará nenhum, pois temos de escolher alguns para usá-los na adoração a Deus, o Senhor. Enquanto não chegarmos lá, não saberemos quais os animais que deveremos oferecer em sacrifício ao Senhor.
27 Porém o Senhor fez com que o rei continuasse teimando, e este não deixou que os israelitas saíssem do Egito. 28 O rei disse a Moisés:
— Saia da minha presença e nunca mais apareça aqui! Pois, no dia em que tornar a me ver, você morrerá!
29 — O senhor está certo — respondeu Moisés. — Nunca mais eu o verei.
15 E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: “Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!”
16 Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: “Senhor, quem creu na nossa mensagem?” 17 Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.
18 Mas eu pergunto: será que eles não ouviram a mensagem? É claro que ouviram! Como dizem as Escrituras:
“A voz deles se espalhou
pelo mundo inteiro;
as suas palavras alcançaram
a terra toda.”
19 Eu pergunto ainda: será que o povo de Israel não soube disso? Moisés foi o primeiro a dar uma resposta. Ele disse:
“Eu farei com que vocês
fiquem com ciúmes de um povo
que não é uma nação;
farei com que fiquem com raiva
de uma nação de gente sem juízo.”
20 E Isaías foi mais corajoso ao anunciar o que Deus disse:
“Eu fui achado por aqueles
que não me procuravam
e apareci aos que não perguntavam
por mim.”
21 Mas, a respeito de Israel, Deus disse:
“O dia inteiro eu abri os braços,
pronto para receber um povo
desobediente e rebelde.”
Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.