Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Louvor e ação de graças
Cântico para a dedicação do templo. Salmo de Davi.
1 SENHOR, eu o louvarei porque me tirou do perigo.
Eu o louvarei porque não deixou que os meus inimigos se alegrassem da minha desgraça.
2 SENHOR, meu Deus, pedi a sua ajuda
e o Senhor me curou.
3 O SENHOR me tirou da morte[a];
estava já no túmulo e o Senhor me fez viver.
4 Cantem louvores ao SENHOR todos os que lhe são fiéis,
louvem o seu santo nome.
5 A sua ira só dura um instante,
mas a sua bondade dura toda a vida.
O choro vem de noite,
mas a alegria vem de manhã.
6 Eu pensava que estava muito seguro,
que nada poderia me vencer.
7 Pensava isso, ó SENHOR, porque enquanto é bom comigo,
me deixa firme como uma montanha.
Mas quando se desvia de mim,
fico cheio de medo.
8 Pedi ajuda ao SENHOR,
implorei a sua compaixão.
9 Disse ao Senhor: Se eu morrer,
se descer à sepultura, não ganhará nada com isso.
Se eu virar pó, não poderei louvá-lo mais,
nem falar das coisas boas que faz.
10 SENHOR, ouça a minha oração, tenha compaixão de mim.
Ajude-me, SENHOR!
11 Então mudou a minha tristeza em dança.
Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu de alegria.
12 Assim, ó SENHOR, meu Deus, eu o louvarei com todo o meu ser,
eu o louvarei para sempre.
As normas para a cerimônia de purificação
14 O SENHOR disse a Moisés:
2 —Estas são as normas para as pessoas que tiveram uma doença de pele contagiosa e foram curadas. Isto é o que o sacerdote deverá fazer com elas quando elas forem curadas.
—A pessoa será levada ao sacerdote, 3 para que ele a examine fora do acampamento. Se a doença tiver desaparecido, 4 o sacerdote mandará a pessoa trazer duas aves puras, um ramo de cedro, um pano vermelho e um ramo de hissopo. 5 Então o sacerdote mandará matar uma das aves, derramando o seu sangue numa vasilha de barro com água fresca[a]. 6 Depois molhará a ave viva, o ramo de cedro, o pano vermelho e o ramo de hissopo no sangue da ave morta em água fresca. 7 Sete vezes, ele aspergirá o sangue sobre a pessoa que está sendo purificada da doença de pele e declarará a pessoa pura. Depois soltará a ave viva num campo aberto.
8 —A pessoa purificada lavará a sua roupa, rapará o cabelo e os pelos do corpo, e lavará todo o corpo com água. Então entrará no acampamento, mas ficará fora da sua tenda durante sete dias. 9 No sétimo dia rapará todos os pelos do corpo: o cabelo, a barba, as sobrancelhas e os outros pelos. E de novo lavará a sua roupa e o seu corpo com água e ficará puro.
10 —No oitavo dia, a pessoa levará dois cordeiros sem defeito e uma ovelha de um ano sem defeito, seis quilos da melhor farinha amassada com azeite, para a oferta de cereal, e meio litro de azeite. 11 O sacerdote responsável pela purificação apresentará a pessoa e as suas ofertas ao SENHOR, diante da entrada da Tenda do Encontro. 12 Então o sacerdote sacrificará um dos cordeiros como oferta de restituição. E fará o movimento de apresentação diante do SENHOR com o meio litro de azeite. 13 Depois, matará o cordeiro no Lugar Santo, onde se sacrificam os animais oferecidos pelo pecado e os sacrifícios queimados. Assim como o sacrifício pelo pecado, o sacrifício de restituição é muito sagrado e pertence ao sacerdote.
14 —O sacerdote colocará um pouco do sangue do sacrifício de restituição na pessoa que está sendo purificada. O sangue deverá ser colocado na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no polegar do pé direito daquela pessoa. 15 Depois o sacerdote derramará parte do azeite na palma da sua mão esquerda. 16 Molhando o seu dedo direito no azeite que está na sua mão esquerda, ele o aspergirá sete vezes diante do SENHOR. 17 Com o azeite que ainda ficou na palma da sua mão, o sacerdote untará a pessoa que está sendo purificada nos lugares que tinha molhado com o sangue do sacrifício de restituição, ou seja, na ponta da orelha direita, no polegar da sua mão direita e no polegar do seu pé direito. 18 O resto do azeite que ficou na sua mão, o sacerdote derramará sobre a cabeça da pessoa que está sendo purificada. Assim o sacerdote fará a cerimônia de purificação pela pessoa, diante do SENHOR.
19 —O sacerdote oferecerá então o sacrifício pelo pecado e fará a purificação da pessoa que está sendo purificada da sua impureza. Depois matará o animal para o sacrifício todo queimado 20 e o oferecerá sobre o altar, juntamente com a oferta de cereal. Assim ele fará a cerimônia de purificação e a pessoa ficará pura.
11 Deus fazia milagres tão grandes pelas mãos de Paulo 12 que até mesmo lenços e roupas do seu uso pessoal eram levados aos doentes e eles ficavam curados e os demônios se retiravam.
Os filhos de Ceva
13 Alguns dos judeus que viajavam de cidade em cidade expulsando demônios tentaram usar o nome do Senhor Jesus para libertar aqueles que estavam possuídos por demônios. Eles disseram:
—Eu lhes ordeno que saiam, em nome de Jesus, a quem Paulo proclama.
14 (Os sete filhos de um judeu chamado Ceva, que era sumo sacerdote, estavam fazendo isto.)
15 Mas o demônio lhes disse:
—Eu conheço a Jesus e sei quem é Paulo, mas quem são vocês?
16 E o homem que tinha esse demônio se lançou sobre eles e, dominando a todos, bateu neles até que fugiram daquela casa, nus e feridos. 17 Todos os moradores de Éfeso, tanto os judeus como os que não eram judeus, souberam dessas coisas e ficaram com muito medo. Isso fez com que o nome do Senhor Jesus fosse ainda mais respeitado.
18 Muitos dos que tinham acreditado vieram e confessaram publicamente os pecados que tinham cometido. 19 E muitos daqueles que costumavam praticar bruxarias trouxeram os seus livros e os queimaram na frente de todos. Depois de calcular os preços dos livros, o total chegou a cinquenta mil moedas de prata[a]. 20 Desta maneira poderosa a mensagem do Senhor se espalhava por toda parte e influenciava mais e mais pessoas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International