Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Louvor e ação de graças
Cântico para a dedicação do templo. Salmo de Davi.
1 SENHOR, eu o louvarei porque me tirou do perigo.
Eu o louvarei porque não deixou que os meus inimigos se alegrassem da minha desgraça.
2 SENHOR, meu Deus, pedi a sua ajuda
e o Senhor me curou.
3 O SENHOR me tirou da morte[a];
estava já no túmulo e o Senhor me fez viver.
4 Cantem louvores ao SENHOR todos os que lhe são fiéis,
louvem o seu santo nome.
5 A sua ira só dura um instante,
mas a sua bondade dura toda a vida.
O choro vem de noite,
mas a alegria vem de manhã.
6 Eu pensava que estava muito seguro,
que nada poderia me vencer.
7 Pensava isso, ó SENHOR, porque enquanto é bom comigo,
me deixa firme como uma montanha.
Mas quando se desvia de mim,
fico cheio de medo.
8 Pedi ajuda ao SENHOR,
implorei a sua compaixão.
9 Disse ao Senhor: Se eu morrer,
se descer à sepultura, não ganhará nada com isso.
Se eu virar pó, não poderei louvá-lo mais,
nem falar das coisas boas que faz.
10 SENHOR, ouça a minha oração, tenha compaixão de mim.
Ajude-me, SENHOR!
11 Então mudou a minha tristeza em dança.
Tirou as minhas roupas de luto e me vestiu de alegria.
12 Assim, ó SENHOR, meu Deus, eu o louvarei com todo o meu ser,
eu o louvarei para sempre.
As normas sobre as doenças da pele
13 O SENHOR disse a Moisés e a Aarão:
2 —Quando alguém tiver um inchaço, uma erupção ou uma mancha inflamada na pele que possa se tornar uma doença perigosa, será levado ao sacerdote Aarão ou a um dos seus filhos sacerdotes. 3 O sacerdote examinará a ferida. Se o pelo na ferida tiver se tornado branco e a ferida parecer ser mais funda do que a pele, então é uma doença grave e contagiosa. O sacerdote declarará essa pessoa impura depois de examiná-la.
4 —Se a mancha na pele for branca e superficial, e o pelo não chegar a se tornar branco, então o sacerdote isolará o doente durante sete dias. 5 Depois de sete dias, o sacerdote voltará a examinar a pessoa. Se a ferida não ficar pior nem tiver se espalhado pela pele, então o doente ficará isolado mais sete dias. 6 Depois disso, o sacerdote voltará a examinar a pessoa. Se a ferida tiver melhorado e não tiver se espalhado, o sacerdote declarará a pessoa pura. É apenas uma erupção, a pessoa lavará a roupa e estará pura.
7 —Mas se, depois do sacerdote ter declarado que a pessoa está pura, a erupção se espalhar, então ela se apresentará de novo ao sacerdote. 8 O sacerdote examinará a pessoa para ver se a erupção se espalhou pela pele. Se a erupção tiver se espalhado, o sacerdote declarará o doente impuro. É uma doença grave e contagiosa.
9 —Quem tiver uma doença grave na pele será levado ao sacerdote. 10 O sacerdote examinará a pessoa e se notar que ela tem um inchaço branco na pele, com pelo branco e carne viva no inchaço, 11 é porque ela tem uma doença contagiosa que não tem cura. Então o sacerdote declarará a pessoa impura, não precisando isolá-la para ter que examinála de novo.
12 —Se o sacerdote verificar que a doença se espalhou por toda a pele da pessoa, da cabeça aos pés, 13 e que a doença cobre todo o corpo, então declarará a pessoa pura. A pessoa que ficou toda branca está pura. 14 Mas se, mais tarde, aparecer uma ferida aberta, com carne viva na pele dessa pessoa, ela ficará impura. 15 Quando o sacerdote chegar a ver a carne viva, ele declarará o doente impuro. A carne viva é impura: a pessoa tem uma doença contagiosa na pele.
16 —Se a carne viva voltar a ficar branca, a pessoa voltará ao sacerdote. 17 E se o sacerdote verificar que a ferida se tornou branca, ele declarará a pessoa pura.
7 Suportem o sofrimento como se fosse o castigo dado por um pai, porque o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido por seu pai? Claro que não! 8 Se vocês não forem disciplinados assim como todos os filhos de Deus o são, então vocês não são filhos verdadeiros, mas sim filhos ilegítimos. 9 Além disso, todos nós tínhamos os nossos pais humanos, os quais nos disciplinavam e nós os respeitávamos. Assim, devemos obedecer muito mais ao Pai celestial e, então, viveremos! 10 Nossos pais nos disciplinaram por pouco tempo, da maneira que eles achavam que era melhor. Deus, porém, nos disciplina para o nosso bem, a fim de podermos participar da sua santidade. 11 De fato, toda disciplina no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza. Mais tarde, entretanto, depois de termos aprendido mediante a disciplina, temos uma vida de justiça e de paz.
Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem
12 Portanto, restabeleçam as suas mãos cansadas, fortaleçam os seus joelhos fracos 13 e andem por caminhos retos. Dessa forma, aquele que é manco não terá mais fraqueza em seus pés, mas sim, ficará curado.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International