Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 83

Destrua os inimigos

Salmo de Asafe.

83 Ó Deus, não fique em silêncio!
    Não se cale, ó Deus, faça alguma coisa.
Os seus inimigos estão agitados,
    os que o odeiam revoltam-se contra o Senhor.
Fazem planos contra o seu povo;
    planos para fazer mal àqueles que o Senhor protege.
Eles dizem: “Vamos destruir Israel completamente,
    para que nunca mais ninguém se lembre do seu nome”.
Todos estes povos se juntam para conspirar
    e fazer uma aliança contra o Senhor:
o povo de Edom, os ismaelitas,
    o povo de Moabe, os descendentes de Agar,
o povo de Gebal[a], Amom, Amaleque,
    os filisteus e os habitantes de Tiro.
Até a Assíria se juntou a eles,
    e deu armas aos descendentes de Ló. Selah

Ó Senhor, trate-os como tratou os midianitas,
    como tratou Sísera e Jabim no rio Quisom.
10 Eles foram destruídos em En-Dor
    e os seus corpos apodreceram na terra.
11 Trate os seus nobres como tratou Orebe e Zeb;
    faça com todos os seus chefes como fez com Zeba e Zalmuna,
12 que disseram: “Vamos ficar com as pastagens
    que pertencem a Deus”.
13 Ó Deus, disperse-os como folhas num remoinho;
    faça-os desaparecer como palha levada pelo vento.
14 Assim como o fogo destrói a floresta
    e as chamas queimam os montes,
15 persiga-os com o seu vendaval
    e encha-os de terror com a sua tempestade.
16 Envergonhe-os, SENHOR,
    para que venham adorá-lo.
17 Que sempre se sintam humilhados e cheios de terror!
    Que morram de vergonha!
18 Assim saberão que só o Senhor é Deus, que o seu nome é YAVÉ,
    e que o Senhor é o Altíssimo que governa toda a terra.

2 Samuel 19:31-43

31 Barzilai, o gileadita, saiu de Rogelim para ir ao rio Jordão com o rei Davi. Acompanhou o rei para guiá-lo ao atravessar o rio. 32 Barzilai era um homem velho de oitenta anos. Ele tinha alimentado e tinha dado outras coisas a Davi quando estava em Maanaim porque era muito rico. 33 Davi disse a Barzilai:

—Me acompanhe ao rio, eu cuidarei de você se vier viver comigo em Jerusalém.

34 Mas Barzilai disse ao rei:

—Sua Majestade sabe quantos anos tenho? Acredita que posso acompanhá-lo a Jerusalém? 35 Tenho oitenta anos! Estou velho, sem sentido comum e não provo o gosto da comida nem da bebida. Estou muito velho para ouvir o cântico dos homens e mulheres. Por que Sua Majestade está se preocupando comigo? 36 Não necessito nada do que queira me dar. Atravessarei o rio Jordão com Sua Majestade, 37 mas depois deixe-me ir para minha casa para que morra com o meu povo e seja sepultado na tumba dos meus pais. Sua Majestade pode ficar com meu servo Quimã. Deixe que o acompanhe e faça com ele o que desejar.

38 O rei respondeu:

—Então que me acompanhe Quimã. Por você, o tratarei bem, e a ele darei o que quiser.

39 O rei se despediu de Barzilai e o abençoou. Barzilai regressou para sua casa, e o rei e todo o povo atravessaram o rio 40 rumo a Gilgal, acompanhado de Quimã. Todo o povo de Judá e a metade do povo de Israel atravessaram o rio com Davi. 41 Os israelitas se aproximaram do rei e disseram:

—Como é que nossos irmãos, o povo de Judá, têm se apropriado do rei ao atravessar o rio Jordão com seus soldados?

42 O povo de Judá respondeu aos israelitas:

—Por que se irritam com isso? Fizemos isso porque o rei é nosso parente próximo. Não temos comido por conta do rei nem ele deu presente a ninguém.

43 Os israelitas responderam:

—Nós temos dez vezes mais direito sobre Davi[a] do que vocês, mas vocês nos ignoraram. Nós fomos os primeiros a querer trazer de volta o rei.

As palavras do povo de Judá eram mais duras do que as palavras dos israelitas.

Gálatas 3:10-14

10 Mas todos aqueles que, por obediência à lei, querem ser justos diante de Deus, estão debaixo de maldição. Pois as Escrituras dizem: “Maldito seja todo aquele que não continuar a fazer tudo o que está escrito no Livro da Lei”.(A) 11 Está claro que pela lei ninguém pode ser declarado justo diante de Deus, porque as Escrituras dizem: “Aquele que pela fé é declarado justo viverá”.(B) 12 A lei não está baseada na fé. Mas, como dizem as Escrituras: “Quem fizer o que a lei manda terá vida por meio dela”(C). 13 Cristo nos livrou da maldição que a lei nos impõe, tornando-se maldição em nosso lugar. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro[a]”.(D) 14 Cristo fez isto para que a bênção que Abraão recebeu pudesse ser dada aos que não são judeus. Esta bênção foi dada por meio de Jesus Cristo a fim de que, pela fé, nós pudéssemos receber o Espírito prometido.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International