Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Gratidão pela vitória
Ao diretor do coro. Salmo de Davi.
1 SENHOR, o rei está contente pela força que lhe dá,
e se alegra na vitória que o Senhor lhe concede.
2 O Senhor lhe deu tudo o que o seu coração desejava,
não rejeitou o pedido dos seus lábios. Selah
3 Abençoou o rei com grandes bênçãos,
colocou na sua cabeça uma coroa de ouro puro.
4 Ele pediu ao Senhor pela sua vida
e o Senhor deu a ele uma vida longa e eterna.
5 A sua salvação lhe trouxe glória,
o cobriu de majestade e honra.
6 O Senhor o aceitou na sua presença
e o abençoou, fez com que ele ficasse feliz para sempre.
7 O rei confia no SENHOR,
e, por causa do amor fiel do Altíssimo, ele não será abalado.
8 O rei vencerá todos os seus inimigos,
é mais forte do que aqueles que o odeiam.
9 Quando o Senhor aparecer diante deles,
eles serão queimados como se estivessem num forno aceso.
Na sua fúria, o SENHOR os consumirá com fogo.
10 Todos os seus filhos serão destruídos,
os seus descendentes serão expulsos da terra.
11 Eles queriam fazer mal ao rei,
prepararam tudo, mas nada conseguiram.
12 Porque ele apontou o seu arco
e os fez fugir.
13 Mostre, ó SENHOR, a sua força!
Nós cantaremos louvores ao seu poder.
Davi é consagrado rei de todo Israel
5 Todas as tribos de Israel se apresentaram diante de Davi em Hebrom para lhe dizer:
—Somos da mesma família, temos o mesmo sangue. 2 Mesmo quando Saul era o nosso rei, era você quem nos dirigia nas batalhas. E o SENHOR também lhe disse: “Você será o pastor do meu povo, Israel, e reinará sobre ele”.
3 Então os líderes de Israel se reuniram com o rei Davi em Hebrom. Ali o rei Davi fez uma aliança com eles, diante do SENHOR, e os líderes o consagraram rei de Israel. 4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 5 Em Hebrom, foi rei de Judá durante sete anos e meio e, em Jerusalém, foi rei de todo Israel e Judá durante trinta e três anos.
6 O rei e os seus soldados atacaram os jebuseus, que moravam em Jerusalém. Os jebuseus disseram a Davi:
—Você não entrará nesta cidade![a] Até os cegos e os coxos a podem defender!
Diziam isso porque não acreditavam que Davi pudesse entrar na cidade. 7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que passou a se chamar Cidade de Davi. 8 Nesse dia Davi disse aos seus soldados:
—Quem quiser atacar os jebuseus, esses cegos e coxos que eu odeio, terá que entrar pelo canal da água.[b] (É por isso que se diz: “Nenhum cego nem coxo entrará na casa[c]”.)
9 Depois Davi passou a morar na fortaleza e lhe deu o nome de Cidade de Davi. Construiu uma muralha desde Milo até o palácio[d]. 10 Davi se fortalecia mais e mais porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele.
Paulo fala dos seus sofrimentos como apóstolo
16 Eu repito: que nenhum de vocês pense que eu sou tolo; mas se alguém pensar assim, então que me aceite como também aceita os tolos. Dessa forma eu também poderei me orgulhar um pouco. 17 Eu me orgulho porque tenho confiança em mim. Eu não falo com a autoridade do Senhor, mas como um tolo. 18 Desde que há muitas pessoas que se orgulham das suas vidas neste mundo, eu também vou me orgulhar. 19 Porque vocês, sendo inteligentes, toleram de boa vontade aqueles que são tolos. 20 Vocês até toleram aqueles que os escravizam, aqueles que os exploram, aqueles que os enganam, aqueles que pensam que são superiores a vocês e aqueles que lhes dão bofetadas. 21 É uma vergonha eu ter que dizer isto, mas nós fomos “fracos demais” para agir assim.
Porém, se alguém se atrever a se orgulhar de alguma coisa, eu também me atreverei (falo como um tolo). 22 Eles são hebreus? Eu também sou. São israelitas[a]? Eu também sou. São descendentes de Abraão? Eu também sou. 23 São servos de Cristo? Eu sou ainda mais (sou louco ao dizer isto). Trabalhei muito mais do que eles. Fui preso muito mais vezes e açoitado sem medida. Enfrentei o perigo da morte muitas vezes. 24 Cinco vezes os judeus me castigaram com trinta e nove chicotadas. 25 Em três ocasiões diferentes me bateram com varas, e uma vez fui apedrejado. Três vezes o navio em que eu estava viajando afundou e cheguei a passar uma noite e um dia na água. 26 Fiz várias viagens, enfrentando perigos de rios, perigos de ladrões, perigos entre o meu próprio povo, perigos entre outros povos que não são judeus, perigos na cidade, perigos no campo, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos. 27 Tenho trabalhado duramente e até não poder mais. Muitas vezes tenho ficado sem dormir, sem comer e sem ter o que vestir; tenho passado fome, sede e frio. 28 Além de outros problemas, há o que pesa sobre mim diariamente: a preocupação com todas as igrejas. 29 Quando alguém está fraco, eu me sinto fraco também; quando alguém cai em pecado, eu também me sinto muito aflito.
30 Se tenho que me orgulhar, então vou me orgulhar das coisas que mostram como sou fraco. 31 O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é louvado para sempre, sabe que eu não minto. 32 Quando estive em Damasco, o governador que servia sob o comando do rei Aretas colocou guardas em volta da cidade para me prender. 33 Mas, num grande cesto, me desceram por uma janela do muro da cidade abaixo, e assim escapei das mãos do governador.
Copyright © 1999 by World Bible Translation Center