Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
14 “Assim que a seduzirei,
eu a levarei ao deserto
e ali falarei ao seu coração.
15 Eu lhe darei campos de uvas
e transformarei o vale do Desastre[a]
numa porta de esperança.
Então ela me responderá
como ela me respondeu quando era jovem,
quando saiu da terra do Egito.
16 “Nesse momento deixará de me chamar ‘Senhor’[b]
e me chamará de ‘Esposo meu’.
17 Eu tirarei da sua boca os nomes desses deuses falsos,
e ninguém mais se lembrará deles.
18 “Nesse tempo, farei uma aliança a favor dos israelitas
com os animais selvagens, as aves do céu
e tudo o que se arrasta sobre a terra.
Acabarei com os arcos, as espadas e a guerra,
para que possam dormir tranquilos.
19 Israel, eu me comprometo
a ser seu esposo para sempre,
farei o que é correto e terei amor fiel;
eu prometo ser compassivo com você.
20 Eu me casarei com você e lhe serei fiel,
e conhecerá ao SENHOR de verdade.
Louvor ao Senhor
Salmo de Davi.
1 Louve o SENHOR, ó minha alma!
Que todo o meu ser louve o seu santo nome!
2 Quero louvar o SENHOR com toda a minha alma
e não me esquecer de nenhuma das suas bênçãos!
3 É ele quem perdoa todos os meus pecados
e cura todas as minhas doenças.
4 É ele quem me salva da morte
e quem me coroa com amor e compaixão.
5 É ele quem me enche com coisas boas,
e renova a minha vida como a da águia.
6 O SENHOR faz justiça,
ele defende a causa dos oprimidos.
7 Deus revelou os seus planos a Moisés,
e deixou que o povo de Israel visse as suas maravilhas.
8 O SENHOR é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.
9 Ele não nos acusa por toda a vida,
nem a sua ira dura para sempre.
10 Ele não nos dá o castigo que merecemos quando pecamos,
nem nos paga conforme os nossos pecados e maldades.
11 Pois assim como é grande a altura entre o céu e a terra,
assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 Assim como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim também Deus afasta os nossos pecados de nós.
13 Assim como um pai trata com amor os seus filhos,
assim o SENHOR trata aqueles que o temem.
22 Louvem o SENHOR, toda a sua criação,
em todo o seu reino.
Louve o SENHOR, ó minha alma!
Ministros de uma nova aliança
3 Por acaso começamos outra vez a elogiar a nós mesmos? Ou será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês, ou de vocês? Claro que não! 2 Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos. 3 Vocês mostram que são uma carta de Cristo, o resultado do nosso trabalho. Uma carta que não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Uma carta que não foi escrita em placas de pedra,[a] mas nos corações humanos.
4 Nós temos esta confiança em Deus, por meio de Cristo. 5 Eu não quero dizer que somos qualificados para fazer este trabalho por nós mesmos. Ao contrário, a nossa qualificação vem de Deus. 6 Deus nos qualificou para sermos ministros de uma nova aliança, a qual não se baseia em uma lei escrita, mas no Espírito. Pois a lei escrita traz a morte, mas o Espírito dá a vida.
Jesus chama Levi
(Mt 9.9-13; Lc 5.27-32)
13 De novo Jesus saiu e foi para a margem do lago. Toda a multidão foi ao seu encontro e Jesus começou a ensiná-los. 14 Enquanto Jesus caminhava, ele viu Levi, filho de Alfeu. Ele estava sentado no lugar onde as pessoas pagavam os seus impostos. Jesus lhe disse:
—Siga-me!
Levi se levantou e o seguiu. 15 Mais tarde, Jesus estava comendo na casa de Levi. Junto com Jesus e seus discípulos estavam muitos cobradores de impostos e pecadores que o seguiam. 16 Quando os professores da lei, do grupo dos fariseus, viram que Jesus comia com pecadores e com cobradores de impostos, eles perguntaram aos seus discípulos:
—Por que ele come com cobradores de impostos e com pecadores?
17 Jesus, porém, ao ouvir isto, lhes respondeu:
—Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores.
Jesus ensina sobre o jejum
(Mt 9.14-17; Lc 5.33-39)
18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Então algumas pessoas se aproximaram de Jesus e lhe perguntaram:
—Por que é que tanto os discípulos de João Batista como os fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?
19 E Jesus lhes respondeu:
—Por acaso os convidados do noivo jejuam enquanto o noivo está com eles? Claro que não! 20 Mas virá o tempo em que o noivo será levado para longe deles. Então eles jejuarão.
21 —Ninguém remenda uma roupa velha com retalho de pano novo. Se fizer isso, o pano novo vai encolher e rasgar a roupa velha, e o rasgo ficará ainda maior. 22 Da mesma forma, ninguém coloca vinho novo[a] em odres velhos, pois o vinho arrebentará os odres e tanto o vinho como os odres ficarão arruinados. Vinho novo é colocado em odres novos.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International