Revised Common Lectionary (Semicontinuous)
Louvor ao Senhor
Salmo de Davi.
1 Louve o SENHOR, ó minha alma!
Que todo o meu ser louve o seu santo nome!
2 Quero louvar o SENHOR com toda a minha alma
e não me esquecer de nenhuma das suas bênçãos!
3 É ele quem perdoa todos os meus pecados
e cura todas as minhas doenças.
4 É ele quem me salva da morte
e quem me coroa com amor e compaixão.
5 É ele quem me enche com coisas boas,
e renova a minha vida como a da águia.
6 O SENHOR faz justiça,
ele defende a causa dos oprimidos.
7 Deus revelou os seus planos a Moisés,
e deixou que o povo de Israel visse as suas maravilhas.
8 O SENHOR é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.
9 Ele não nos acusa por toda a vida,
nem a sua ira dura para sempre.
10 Ele não nos dá o castigo que merecemos quando pecamos,
nem nos paga conforme os nossos pecados e maldades.
11 Pois assim como é grande a altura entre o céu e a terra,
assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 Assim como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim também Deus afasta os nossos pecados de nós.
13 Assim como um pai trata com amor os seus filhos,
assim o SENHOR trata aqueles que o temem.
22 Louvem o SENHOR, toda a sua criação,
em todo o seu reino.
Louve o SENHOR, ó minha alma!
Deus ama a Jerusalém
16 O SENHOR me disse:
2 —Homem mortal, mostre a Jerusalém as abominações que ela vem fazendo. 3 Eu, o Senhor DEUS, digo que ela é cananeia de origem e de nascimento; seu pai era amorreu e sua mãe era heteia. 4 Ela foi como uma bebê abandonada ao nascer. Ninguém cortou o seu cordão umbilical, ninguém lhe deu banho, para que ela ficasse limpa. Ninguém a esfregou com sal, para que ela ficasse livre de qualquer infecção, nem a envolveu com fraldas. 5 Ninguém mostrou a mais mínima compaixão por ela nem a consolou. No mesmo dia em que ela nasceu, foi rejeitada e abandonada. 6 Então, passei por ali e a vi enquanto se revolvia no seu sangue. Então lhe falei: “Por favor, viva!” Mesmo ela estando coberta de sangue lhe falei: “Por favor, viva!” 7 Criei ela e cresceu como a erva. Ela cresceu e se desenvolveu até se tornar uma mulher. Seus seios se formaram e surgiram os seus pelos pubianos, mas você ainda estava nua.
8 —Tempo depois passei por ali novamente, eu a vi e notei que estava na idade do amor, assim que estendi as minhas asas sobre ela[a] e cobri a sua nudez. Eu me comprometi com ela, fiz uma aliança[b] com ela, e ela passou a ser minha. Eu, o Senhor DEUS, estou falando isto. 9 Dei banho nela, limpei o seu sangue e a perfumei. 10 Depois a vesti com uma roupa muito bonita e coloquei nos seus pés finas sandálias de couro. Coloquei uma faixa de linho na sua cintura e um véu de seda na sua cabeça. 11 Eu a adornei com joias, coloquei braceletes nas suas mãos, um colar no seu pescoço, 12 brincos nas suas orelhas, uma coroa na sua cabeça e um anel no seu nariz. 13 Ela ficou adornada de ouro e prata, vestida de linho e seda.[c] Ela se alimentou com o melhor trigo, mel e azeite. Ela era tão bela como uma rainha. 14 A sua beleza lhe deu fama entre as demais nações. A sua beleza era perfeita visto que coloquei sobre ela os meus adornos. Eu, o Senhor DEUS, estou falando isto.
3 Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Primeiro porque foi aos judeus que Deus entregou as suas palavras.
3 Que acontece se alguns judeus não foram fiéis a Deus? Será que isso vai impedir que Deus seja fiel?
4 De maneira nenhuma! Deus continuará a ser fiel mesmo que todos sejam falsos. Como dizem as Escrituras:
“Você será provado justo pelas suas palavras,
e vencerá quando for julgado”.(A)
5 Mas se ao fazermos o mal, mostramos mais claramente a justiça de Deus, poderemos nós dizer que Deus é injusto por nos castigar? (Falo em termos humanos.)
6 De maneira nenhuma! Se Deus não pudesse nos castigar, como ele poderia julgar o mundo?
7 Alguém pode dizer: “Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?” 8 Isto é o mesmo que dizer: “Devemos fazer o mal para que venha o bem”. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso.
Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International