Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Semicontinuous)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with sequential stories told across multiple weeks.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 103:1-13

Louvor ao Senhor

Salmo de Davi.

Louve o SENHOR, ó minha alma!
    Que todo o meu ser louve o seu santo nome!
Quero louvar o SENHOR com toda a minha alma
    e não me esquecer de nenhuma das suas bênçãos!
É ele quem perdoa todos os meus pecados
    e cura todas as minhas doenças.
É ele quem me salva da morte
    e quem me coroa com amor e compaixão.
É ele quem me enche com coisas boas,
    e renova a minha vida como a da águia.

O SENHOR faz justiça,
    ele defende a causa dos oprimidos.
Deus revelou os seus planos a Moisés,
    e deixou que o povo de Israel visse as suas maravilhas.
O SENHOR é misericordioso e compassivo,
    é paciente e cheio de amor.
Ele não nos acusa por toda a vida,
    nem a sua ira dura para sempre.
10 Ele não nos dá o castigo que merecemos quando pecamos,
    nem nos paga conforme os nossos pecados e maldades.
11 Pois assim como é grande a altura entre o céu e a terra,
    assim é grande o seu amor por aqueles que o temem.
12 Assim como o Oriente está afastado do Ocidente,
    assim também Deus afasta os nossos pecados de nós.
13 Assim como um pai trata com amor os seus filhos,
    assim o SENHOR trata aqueles que o temem.

Salmos 103:22

22 Louvem o SENHOR, toda a sua criação,
    em todo o seu reino.

Louve o SENHOR, ó minha alma!

Ezequiel 16:1-14

Deus ama a Jerusalém

16 O SENHOR me disse:

—Homem mortal, mostre a Jerusalém as abominações que ela vem fazendo. Eu, o Senhor DEUS, digo que ela é cananeia de origem e de nascimento; seu pai era amorreu e sua mãe era heteia. Ela foi como uma bebê abandonada ao nascer. Ninguém cortou o seu cordão umbilical, ninguém lhe deu banho, para que ela ficasse limpa. Ninguém a esfregou com sal, para que ela ficasse livre de qualquer infecção, nem a envolveu com fraldas. Ninguém mostrou a mais mínima compaixão por ela nem a consolou. No mesmo dia em que ela nasceu, foi rejeitada e abandonada. Então, passei por ali e a vi enquanto se revolvia no seu sangue. Então lhe falei: “Por favor, viva!” Mesmo ela estando coberta de sangue lhe falei: “Por favor, viva!” Criei ela e cresceu como a erva. Ela cresceu e se desenvolveu até se tornar uma mulher. Seus seios se formaram e surgiram os seus pelos pubianos, mas você ainda estava nua.

—Tempo depois passei por ali novamente, eu a vi e notei que estava na idade do amor, assim que estendi as minhas asas sobre ela[a] e cobri a sua nudez. Eu me comprometi com ela, fiz uma aliança[b] com ela, e ela passou a ser minha. Eu, o Senhor DEUS, estou falando isto. Dei banho nela, limpei o seu sangue e a perfumei. 10 Depois a vesti com uma roupa muito bonita e coloquei nos seus pés finas sandálias de couro. Coloquei uma faixa de linho na sua cintura e um véu de seda na sua cabeça. 11 Eu a adornei com joias, coloquei braceletes nas suas mãos, um colar no seu pescoço, 12 brincos nas suas orelhas, uma coroa na sua cabeça e um anel no seu nariz. 13 Ela ficou adornada de ouro e prata, vestida de linho e seda.[c] Ela se alimentou com o melhor trigo, mel e azeite. Ela era tão bela como uma rainha. 14 A sua beleza lhe deu fama entre as demais nações. A sua beleza era perfeita visto que coloquei sobre ela os meus adornos. Eu, o Senhor DEUS, estou falando isto.

Romanos 3:1-8

Então que vantagem há em ser judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?

Muita, sob todos os aspectos. Primeiro porque foi aos judeus que Deus entregou as suas palavras.

Que acontece se alguns judeus não foram fiéis a Deus? Será que isso vai impedir que Deus seja fiel?

De maneira nenhuma! Deus continuará a ser fiel mesmo que todos sejam falsos. Como dizem as Escrituras:

“Você será provado justo pelas suas palavras,
    e vencerá quando for julgado”.(A)

Mas se ao fazermos o mal, mostramos mais claramente a justiça de Deus, poderemos nós dizer que Deus é injusto por nos castigar? (Falo em termos humanos.)

De maneira nenhuma! Se Deus não pudesse nos castigar, como ele poderia julgar o mundo?

Alguém pode dizer: “Mas se a minha falsidade serve para que a verdade de Deus seja mais gloriosa, por que sou julgado como pecador?” Isto é o mesmo que dizer: “Devemos fazer o mal para que venha o bem”. Há pessoas que nos acusam de ensinarmos isso.

Tais pessoas estão erradas e deveriam ser condenadas.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International