Revised Common Lectionary (Complementary)
Pedido de ajuda
Salmo de Davi.
141 SENHOR, eu o chamo, venha depressa!
Escute a minha voz quando eu o chamo.
2 Receba a minha oração como uma oferta de incenso,
e que as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.
3 SENHOR, ajude-me a controlar o que eu digo,
não deixe que eu fale qualquer coisa má.
4 Não permita que eu deseje fazer o mal,
nem que me envolva com os que fazem o mal;
que nunca participe nas suas festas.
5 Aceito que uma pessoa justa me corrija,
considero um ato de bondade a sua repreensão;
que eu nunca rejeite essa correção.
Que continue assim,
orando contra a maldade dos injustos.
6 Que os seus juízes os atirem[a] do alto dos rochedos,
então todos saberão que eu dizia a verdade.
7 Como pedras partidas e espalhadas num campo,
assim estão os nossos ossos espalhados na entrada do túmulo.
8 Mas os meus olhos estão fixos no Senhor, meu DEUS;
só confio no Senhor, não me deixe morrer.
9 Proteja-me das armadilhas e dos planos
que os maus preparam para me pegar.
10 Que os maus caiam nas suas próprias redes,
e que eu escape delas.
21 —Eu mostrarei a minha glória entre as nações e todas as nações verão os meus juízos e o poder que terei lhes mostrado. 22 Desde esse dia em diante o povo de Israel saberá que eu sou o SENHOR, seu Deus. 23 Todas as nações saberão que eu exilei o povo de Israel por sua culpa, por ter se rebelado contra mim. Me apartei deles e os entreguei aos inimigos, que os mataram pela espada. 24 Eu os tratei conforme os seus crimes. Me afastei deles.
25 O Senhor DEUS continuou falando:
—Agora restaurarei a sorte de Jacó; terei compaixão da família inteira de Israel. Eu mostrarei a paixão que sinto pelo meu santo nome. 26 E quando retornem à segurança da sua terra, onde não tem ninguém de quem ter medo, então esquecerão a sua vergonha e já não se rebelarão mais contra mim. 27 Isso acontecerá ao trazê-los das outras nações e juntá-los do meio dos seus inimigos, então eu mostrarei a minha santidade no meio deles, à vista de muitas nações. 28 Quando os trazer do meio das nações e os juntar de novo na sua terra sem deixar ninguém, então saberão que eu sou o SENHOR, seu Deus! 29 E eu, que tenho derramado o meu Espírito sobre eles, já não me apartarei deles. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto.
O templo novo
40 No dia dez[a] do primeiro mês do ano vinte e cinco do nosso exílio, isto é, no décimo quarto ano após Jerusalém ter sido derrotada, o SENHOR se apoderou de mim e me levou até Jerusalém. 2 Em uma visão divina me levou à terra de Israel. Me colocou em um monte alto e, ao sul do monte, podia ser visto o que parecia ser o esboço de uma cidade. 3 Depois me guiou para lá. Notei que na entrada havia um homem que parecia ser de bronze, o qual estava em pé. Tinha consigo tanto uma corda de linho como uma vara, ambas para medir. 4 O homem me disse:
—Homem mortal, abra os olhos, escute e preste atenção a tudo o que vou lhe mostrar, porque essa é a razão pela qual trouxe você até aqui. Conte ao povo de Israel tudo o que você vai ver.
A liberdade cristã
23 É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas são boas para nós. É verdade que “todas as coisas são permitidas”, mas nem todas contribuem para o nosso crescimento espiritual. 24 Ninguém deve buscar os seus próprios interesses, e sim os interesses dos outros.
25 Comam de toda a carne que é vendida no mercado, sem fazer qualquer pergunta sobre a origem dela por motivo de consciência, 26 porque, como dizem as Escrituras: “A terra e tudo o que nela há pertence ao Senhor”.(A)
27 Se alguém que não acredita no Deus que nós acreditamos convidar vocês para comer com ele, e quiserem ir, comam de tudo que for colocado diante de vocês. Não façam perguntas sobre a origem daquela comida por motivo de consciência. 28 Mas se alguém disser a vocês: “Esta comida foi oferecida ao meu deus”, neste caso não comam, por causa da pessoa que disse isso e também por motivo de consciência. 29 Eu estou me referindo à consciência dos outros, e não à de vocês. Mas por que a minha liberdade deveria ser limitada pela consciência dos outros? 30 Se eu agradeço a Deus pela comida que como, por que é que sou criticado se já agradeci a Deus por ela?
31 Portanto, se vocês estiverem comendo, ou bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Nunca façam nada que possa levar os judeus, aqueles que não são judeus[a], ou a igreja de Deus a pecar. 33 Eu faço a mesma coisa. Procuro agradar a todos em tudo o que faço e não busco o meu próprio interesse. Procuro fazer o que é melhor para todos, e faço isso para que eles possam se salvar.
11 Sigam o meu exemplo, assim como eu sigo o exemplo de Cristo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International