Revised Common Lectionary (Complementary)
O Senhor salva
Salmo.
98 Cantem um cântico novo ao SENHOR,
porque ele fez coisas maravilhosas!
Ele obteve salvação
pela sua própria força e pelo seu santo poder.
2 Diante de todas as nações, o SENHOR mostrou a sua salvação
e revelou a sua justiça.
3 Deus se lembrou do seu amor
e foi fiel às promessas que fez ao povo de Israel.
As pessoas de terras mais distantes
viram o que o nosso Deus fez para nos salvar.
4 Que todo mundo cante com alegria ao SENHOR!
Louvem-no com cânticos alegres e ao som da música!
5 Cantem louvores ao SENHOR ao som da harpa
e com belas músicas!
6 Cantem com alegria ao SENHOR, nosso Rei,
ao som das trombetas e cornetas!
7 Gritem de alegria, o mar e tudo o que há nele
e o mundo e todos os que nele habitam.
8 Aplaudam os rios
e cantem os montes.
9 Cantem ao SENHOR, porque ele vem julgar o mundo.
Ele julgará o mundo com justiça e os povos com retidão.
A vingança dos gibeonitas
21 Durante o reinado de Davi, houve escassez de alimentos por três anos. Davi orou ao SENHOR, e o SENHOR respondeu:
—Saul e sua família assassina[a] são a causa desta escassez de alimentos. Ele mandou matar os gibeonitas.
2 (Os gibeonitas não eram israelitas, mas amorreus, e os israelitas tinham prometido não lhes fazer mal,[b] mas Saul os matou por causa da inveja que tinha do povo de Israel e Judá.) O rei Davi reuniu os gibeonitas 3 e lhes perguntou:
—O que posso fazer por vocês? Como posso reparar o mal do pecado de Israel para que vocês abençoem o povo do SENHOR?
4 Os gibeonitas responderam:
—Não há ouro nem prata suficiente que pague pelo que fez a família de Saul. Mas nós não temos o direito de matar ninguém em Israel.
Davi disse:
—Então, o que posso fazer por vocês?
5 Os gibeonitas responderam:
—Saul fez planos contra nós. Tentou destruir nossa gente que morava na terra de Israel. 6 Entregue-nos sete dos filhos de Saul, o escolhido do SENHOR, para que os executemos perante o SENHOR no monte Gibeá, de Saul.[c]
O rei disse:
—Eu os entregarei.
7 Mas o rei protegeu o filho de Jônatas, Mefibosete. Jônatas era filho de Saul, mas como Davi tinha feito uma promessa a Jônatas[d] com o SENHOR como testemunha, o rei não deixou que mal algum acontecesse a Mefibosete. 8 Davi lhes entregou Armoni e Mefibosete,[e] filhos de Saul e sua esposa Rispa, filha de Aías. Saul também tinha uma filha chamada Merabe, quem estava casada com Adriel, filho de Barzilai, o meolatita. Davi pegou os cinco filhos de Merabe e Adriel, 9 e entregou estes sete homens aos gibeonitas, que os levaram ao monte e os executaram perante o SENHOR. Assim morreram ao mesmo tempo os sete durante o princípio da colheita de cevada.
10 Então Rispa, filha de Aiá, pegou um pano de luto e o pôs sobre a rocha[f]. Ali ficou o pano desde que começou a colheita até que chegaram as chuvas. Rispa vigiava os corpos dia e noite. Ela não deixava que as aves de rapina se aproximassem de dia, nem os animais selvagens de noite. 11 Então o povo disse a Davi o que Rispa estava fazendo. 12 Então Davi recolheu os ossos de Saul e Jônatas que estavam em Jabes-Gileade. (Os homens de Jabes-Gileade tinham tirado os ossos de Saul e Jônatas quando eles foram mortos em Gilboa. Os filisteus tinham pendurado seus corpos numa parede em Bete-Sã, mas os homens de Jabes-Gileade os tinham roubado.)
13 Davi recolheu os ossos de Saul e Jônatas que estavam em Jabes-Gileade junto com os corpos dos sete homens que estavam pendurados. 14 Sepultaram os ossos de Saul e de seu filho Jônatas na região de Benjamim, num dos túneis da tumba de Quisom, pai de Saul. Deus ouviu as orações do povo dessa terra porque faziam tudo o que o rei lhes ordenava.
Agradecimentos
3 Devemos sempre agradecer a Deus por vocês, irmãos, como é justo. Pois a sua fé está crescendo cada vez mais e o amor que vocês têm uns pelos outros está cada vez maior. 4 É por isso que nos orgulhamos de vocês nas igrejas de Deus. Falamos a respeito da perseverança e da sua fé mesmo entre as perseguições e dificuldades que vêm suportando.
A justiça de Deus
5 Isto prova que Deus é justo no seu julgamento. Assim vocês serão considerados dignos de entrar no reino de Deus, pelo qual estão sofrendo. 6 De fato, para Deus é justo que ele pague de volta com dificuldades aos que lhes causam dificuldades, 7 e que dê descanso a vocês que, como nós, estão sofrendo. Deus fará isso quando o Senhor Jesus nos for revelado. Jesus virá do céu com os seus poderosos anjos 8 e com chamas de fogo; ele castigará aos que não aceitam a Deus e que não obedecem à mensagem das Boas Novas a respeito de nosso Senhor Jesus. 9 Eles sofrerão o castigo da destruição eterna, e serão separados da presença do Senhor e do seu glorioso poder. 10 Isto acontecerá no dia em que o Senhor Jesus vier para ser glorificado junto com o seu povo e ser admirado por todos os que creem. (Vocês também estarão entre eles porque creram na mensagem que lhes anunciamos.)
11 É por isso também que não paramos de orar por vocês, para que o nosso Deus os torne dignos da vida para a qual ele os chamou para viver. Também oramos para que Deus, por meio do seu poder, abençoe todas as boas intenções que vocês tenham e todas as obras de fé que vocês façam. 12 Assim, o nome do nosso Senhor Jesus será glorificado por vocês e vocês por ele, de acordo com a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International