Revised Common Lectionary (Complementary)
O Senhor salva
Salmo.
98 Cantem um cântico novo ao SENHOR,
porque ele fez coisas maravilhosas!
Ele obteve salvação
pela sua própria força e pelo seu santo poder.
2 Diante de todas as nações, o SENHOR mostrou a sua salvação
e revelou a sua justiça.
3 Deus se lembrou do seu amor
e foi fiel às promessas que fez ao povo de Israel.
As pessoas de terras mais distantes
viram o que o nosso Deus fez para nos salvar.
4 Que todo mundo cante com alegria ao SENHOR!
Louvem-no com cânticos alegres e ao som da música!
5 Cantem louvores ao SENHOR ao som da harpa
e com belas músicas!
6 Cantem com alegria ao SENHOR, nosso Rei,
ao som das trombetas e cornetas!
7 Gritem de alegria, o mar e tudo o que há nele
e o mundo e todos os que nele habitam.
8 Aplaudam os rios
e cantem os montes.
9 Cantem ao SENHOR, porque ele vem julgar o mundo.
Ele julgará o mundo com justiça e os povos com retidão.
Saul e a espírita de En-Dor
3 Depois da morte de Samuel, todo Israel tinha feito lamentos por ele, e o tinham enterrado em sua cidade Ramá. (Saul tinha expulsado de Israel os espíritas[a] e os feiticeiros.)
4 Os filisteus se prepararam para a batalha, acampando em Suném. Saul reuniu os israelitas e acamparam em Gilboa. 5 Ao ver o exército filisteu, Saul se atemorizou. 6 Consultou o SENHOR, mas o SENHOR não lhe respondeu nem em sonhos, nem pelo Urim, nem por meio dos profetas. 7 Por fim, Saul disse aos seus oficiais:
—Tragam-me um espírita para que eu o consulte.
Seus oficiais lhe responderam:
—Há uma espírita em En-Dor.
8 Saul se disfarçou com outra roupa para que ninguém o reconhecesse, e nessa mesma noite ele e seus homens foram consultar a espírita. Saul disse:
—Quero que invoque um espírito que possa me falar do futuro. Faça aparecer a pessoa que eu lhe falar.
9 Mas a espírita disse a Saul:
—Você não sabe o que fez Saul? Expulsou do país todos os espíritas e os feiticeiros. Você está tramando contra mim uma armadilha e expondo-me à morte.
10 Saul fez esta promessa a ela no nome do SENHOR:
—Tão certo como o SENHOR vive, que você não será castigada por fazer o que lhe digo.
11 A mulher perguntou:
—Quem quer que invoque?
Saul respondeu:
—Samuel.
12 Quando a espírita viu Samuel, deu um grito, e disse:
—Você me fez uma armadilha! Você é Saul!
13 O rei disse à adivinha:
—Não tema. O que é que você vê?
A adivinha disse:
—Vejo um espírito que está saindo da terra[b].
14 Saul perguntou:
—Como ele se parece?
A mulher respondeu:
—Como um ancião que leva um manto.
Saul se ajoelhou rosto em terra ao se dar conta de que era Samuel. 15 Samuel disse a Saul:
—Por que está me incomodando fazendo-me subir?
Saul respondeu:
—Estou com problemas! Os filisteus estão me atacando e Deus se afastou de mim. Já não me responde, nem por meio dos profetas nem por sonhos. Por isso chamei você. Necessito que me diga o que fazer.
16 Samuel disse:
—O SENHOR abandonou você, e agora está do lado do seu inimigo, por que me chama? 17 O SENHOR está fazendo o que lhe advertiu através de mim. O SENHOR decidiu tirar o reino das suas mãos, e dá-lo a Davi. 18 Não obedeceu ao SENHOR, não destruiu os amalequitas nem lhes mostrou a ira de Deus. Por isso o SENHOR está fazendo isso com você agora. 19 O SENHOR entregará você e o povo de Israel nas mãos dos filisteus. Amanhã você e seus filhos estarão aqui comigo. O SENHOR também permitirá que os filisteus derrotem o exército de Israel.
A idolatria e o mal do homem
18 Por isso, a ira de Deus é revelada do céu contra toda a falta de temor a Deus e as injustiças que os homens cometem uns contra os outros, os quais não deixam que a verdade seja conhecida por causa das suas más ações. 19 Porque o conhecimento a respeito de Deus está bem claro aos homens, pois o próprio Deus deixou este conhecimento claro a eles. 20 Desde o princípio da criação, as qualidades invisíveis de Deus, tanto o seu poder eterno como a sua natureza divina, são claramente percebidas pelas coisas que Ele fez. Portanto os homens não têm qualquer desculpa. 21 Pois embora conhecessem a Deus, não lhe deram a glória que lhe pertencia, nem sequer lhe agradeceram. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram inúteis e os seus corações insensatos se encheram de escuridão. 22 Eles diziam que eram sábios, mas se tornaram loucos. 23 E então, em vez de darem glória ao Deus imortal, começaram a adorar imagens que fizeram com a aparência de seres humanos, de aves, de animais de quatro patas e de répteis. 24 Por isso, Deus os abandonou e deixou que eles seguissem os desejos de seus corações, cometendo imoralidades e usando seus corpos para terem relações sexuais uns com os outros de forma vergonhosa. 25 Trocaram o verdadeiro Deus por um de mentira e começaram a adorar e a servir a criação em vez do Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International