Revised Common Lectionary (Complementary)
Pedido de ajuda
Ao diretor do coro. À melodia de “Não destruas”. Poema de Davi. Quando Davi se escondeu de Saul na caverna.
57 Tenha compaixão, ó Deus, tenha compaixão de mim!
Confio no Senhor para me proteger.
Procuro me esconder debaixo das suas asas,
até o perigo passar.
2 Peço ajuda ao Deus Altíssimo,
ao Deus que me defende.
3 Do céu ele envia a sua ajuda e salvação,
ele castiga todos os que me atacam. Selah
Do céu ele envia o seu amor e a sua fidelidade.
4 Estou rodeado de inimigos
que são como leões, que comem as pessoas.
Os seus dentes são como lanças e flechas,
a sua língua é como uma espada afiada.
5 Ó Deus, que a sua grandeza seja mais alta do que os céus,
que toda a terra fique cheia da sua glória!
6 Os meus inimigos armaram uma armadilha para me apanhar,
cavaram um buraco para eu cair nele,
mas foram eles que caíram nele. Selah
7 O meu coração está decidido, ó Deus,
a cantar hinos que lhe deem louvor.
8 Acorde, ó minha alegria[a]!
Acordem, harpa e lira!
Hoje acordarei o sol!
9 Senhor, eu o louvarei entre as nações,
no meio dos povos lhe cantarei salmos.
10 Porque o seu amor é mais alto do que o céu,
a sua fidelidade chega até às nuvens.
11 Ó Deus, que a sua grandeza seja mais alta do que os céus,
que toda a terra fique cheia da sua glória!
Davi e Nabal
2 Em Maom morava um homem muito rico que tinha 3.000 ovelhas e 1.000 cabras. Ele se encontrava em Carmelo tomando conta dos seus negócios e tosquiando suas ovelhas. 3 Ele era da família de Calebe, e se chamava Nabal[a]. Sua esposa se chamava Abigail, que era uma mulher bela e inteligente, mas Nabal era insolente e mau.
4 Quando Davi estava no deserto, ouviu dizer que Nabal estava tosquiando suas ovelhas. 5 Então enviou dez jovens para que falassem com Nabal. Davi lhes disse:
—Vão a Carmelo e levem uma saudação da minha parte a Nabal, 6 e digam a ele: “Que você e sua família, e tudo o que possui se encontrem bem. 7 Por meio dos seus pastores, que estiveram um tempo conosco, fiquei sabendo que está tosquiando a lã das suas ovelhas. Tratamos bem os seus pastores e nada que fosse deles foi roubado enquanto estavam em Carmelo. 8 Pode perguntar aos seus servos e eles lhe dirão que é verdade. Portanto, peço a você que receba bem aos meus jovens neste dia de celebração, e que lhes dê o que puder. Peço isto por mim, seu amigo[b] Davi”.
9 Quando os homens de Davi chegaram, deram a mensagem a Nabal, 10 mas Nabal os insultou, dizendo:
—Quem é esse Davi? Quem é o filho de Jessé? Hoje em dia, muitos escravos escaparam de seus senhores! 11 Tenho pão e água, e também carne que preparei para os servos que tosquiaram as ovelhas, mas por que vou compartilhar com pessoas que nem sequer conheço!
12 Os homens de Davi voltaram e disseram a Davi o que Nabal tinha dito. 13 Então Davi disse a seus homens:
—Peguem suas espadas!
Davi e seus homens pegaram suas espadas. Ao redor de quatrocentos homens acompanharam Davi, enquanto duzentos ficaram cuidando das suas poses.
14 Um dos servos avisou Abigail, esposa de Nabal:
—Davi enviou mensageiros ao deserto para falar com nosso senhor, mas Nabal foi mau com eles. 15 Eles nos trataram muito bem. Enquanto pastoreávamos as ovelhas nos campos, os homens de Davi nos acompanharam todo o tempo e nunca nos fizeram mal. Nunca nos roubaram, 16 mas sim cuidaram de nós de dia e de noite. Era como se uma muralha nos rodeasse, nos protegendo enquanto estávamos com eles cuidando das ovelhas. 17 Pense nisso e decida o que é necessário fazer. Nabal foi insensato ao dizer o que disse. Sobrevirá um problema tremendo sobre o nosso senhor e toda a sua família.
18 Imediatamente Abigail pegou duzentos pães, duas garrafas de vinho, cinco ovelhas assadas, quarenta quilos[c] de trigo queimado, cem cachos de uvas passas e duzentas tortas de figos. Depois de carregá-los sobre burros, 19 disse a seus servos que fossem adiante e que ela os seguiria. Mas não disse nada a Nabal, seu marido.
20 Montada em um jumento, Abigail descia uma curva do monte quando se encontrou com Davi e seus homens que avançavam em direção contrária. 21 Davi vinha pensando: “De nada me serviu proteger os bens de Nabal no deserto. Eu garanti que não perdesse nenhuma das suas ovelhas. No entanto, me pagou o bem que eu lhe fiz com o mal. 22 Que o SENHOR me castigue[d] se deixar vivo mais um dia a um só dos homens da família de Nabal”.
Julgando problemas entre cristãos
6 Quando algum de vocês tem uma queixa contra um irmão ou uma irmã na fé, por que vai a juízes que não são do povo de Deus? Por que não deixa o povo de Deus decidir quem tem razão? 2 Vocês não sabem que o povo de Deus vai julgar esta sociedade injusta? E se vocês vão julgar esta sociedade injusta, não são por acaso capazes de julgar sequer estes processos judiciais? 3 Não sabem que julgaremos até os anjos? Quanto mais, então, os assuntos do dia a dia! 4 Entretanto, quando vocês têm desacordos para serem julgados, por que vocês levam estas coisas para homens que não têm nenhuma aceitação na igreja? 5 Digo isto para deixar vocês envergonhados. Será que não há pelo menos um entre vocês, que tenha bastante sabedoria para julgar desacordos entre irmãos? 6 Mas um irmão leva ao tribunal outro irmão, e vocês deixam que pessoas que não acreditam em Cristo os julguem!
7 Só o fato de haver processos entre irmãos, já é completa derrota para vocês. Não seria melhor vocês sofrerem a injustiça? Não seria melhor vocês se deixarem roubar? 8 Mas vocês mesmos cometem injustiça ao roubar uns aos outros, e fazem isto aos próprios irmãos em Cristo!
9-10 Vocês não sabem que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se enganem! Nem os que são sexualmente imorais, nem os adoradores de falsos deuses, nem os adúlteros, nem os homens promíscuos, nem os abusadores sexuais, nem os que roubam, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os que falam mal dos outros, nem os enganadores vão herdar o reino de Deus. 11 Assim eram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, dedicados ao serviço de Deus, e declarados justos diante de Deus, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International