Revised Common Lectionary (Complementary)
O protetor de Israel
Cântico para os peregrinos.
121 Olho para os montes e penso:
“Quem é que virá me socorrer?”
2 O meu socorro vem do SENHOR,
que fez os céus e a terra.
3 Deus não deixará você cair,
o seu protetor não dormirá.
4 O protetor de Israel nunca dorme,
nem tem sono.
5 O SENHOR é o seu protetor.
O SENHOR está sempre ao seu lado como uma sombra, para guardar você.
6 O sol não lhe fará mal de dia,
nem a lua, de noite.
7 O SENHOR protegerá você de todo o mal,
ele protegerá a sua vida.
8 O SENHOR protegerá todos os seus passos,
quando você sair e quando voltar, agora e para sempre.
A aliança entre Jacó e Labão
43 Labão respondeu então a Jacó:
—Estas mulheres são minhas filhas. Estas crianças são minhas. Estes rebanhos são meus. Tudo o que você vê é meu. No entanto, não há nada que possa fazer pelas minhas filhas ou pelos filhos que delas nasceram. 44 Por isso, façamos agora uma aliança entre nós dois, para servir de testemunho entre nós.
45 Então Jacó pegou uma pedra e a colocou em pé como prova de que tinham feito uma aliança. 46 Depois disse aos seus homens:
—Vão buscar mais pedras!
Então eles assim fizeram e juntaram todas as pedras num monte. Depois comeram ali, ao lado do monte de pedras. 47 Labão chamou esse lugar de Jegar-Saduta[a], e Jacó chamou de Galeede[b]. 48 Labão disse:
—Este monte de pedras serve para nos ajudar a lembrar da aliança que fizemos.
Por isso Jacó deu o nome de Galeede a este lugar. 49 Depois disse:
—Que o SENHOR veja o que estamos fazendo durante o tempo que estivermos separados.
Por isso o lugar também foi chamado de Mispá[c]. 50 Depois Labão disse:
—Se você tratar mal as minhas filhas ou se você se casar com outras mulheres, mesmo que mais ninguém o esteja vendo, lembre-se que Deus é testemunha entre nós. 51 Aqui estão o monte de pedras e a pedra da aliança que coloquei entre nós. 52 Eles servem como testemunhas de que eu nunca passarei deste lado para seu lado para lhe fazer mal, e de que você nunca passará desse lado para o meu lado para me fazer mal. 53 Que o Deus de Abraão e o Deus de Naor sejam os nossos juízes, e também o Deus do pai deles.
Então Jacó fez a promessa em nome do Temor[d] do seu pai Isaque. 54 Então Jacó ofereceu um sacrifício na montanha e convidou os seus parentes para a refeição. Naquela noite comeram e dormiram no monte. 55 E de manhã cedo, Labão se levantou e foi se despedir das suas filhas e dos seus netos com um beijo e, depois de os abençoar, voltou para casa.
O encontro com Esaú
32 Jacó continuou a sua viagem e os anjos de Deus foram ao seu encontro. 2 Quando Jacó viu os anjos, ele disse:
—Este é o exército de Deus!
Por isso chamou aquele lugar Maanaim[e].
O trabalhador aprovado
14 Continue a recomendar estas coisas, e ordene a todos diante de Deus para que não discutam por causa de palavras. Essas discussões não têm valor nenhum e somente prejudicam aqueles que as ouvem. 15 Faça o possível para se apresentar aprovado diante de Deus, como um trabalhador que não tem do que se envergonhar, ensinando corretamente a verdadeira mensagem. 16 Evite os falatórios inúteis a respeito de assuntos deste mundo, pois eles servem somente para afastar as pessoas de Deus. 17 Além disso, o ensino das pessoas que incentivam esses falatórios corrói como câncer. Entre elas estão Himeneu e Fileto, 18 os quais se desviaram da verdade. Eles afirmam que a ressurreição já se realizou e estão destruindo a fé que algumas pessoas têm. 19 Mas Deus estabeleceu uma base sólida que permanece firme. E sobre esta base estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece aqueles que lhe pertencem”(A) e “Todos aqueles que dizem pertencer ao Senhor devem afastar-se do mal”.
20 Numa casa grande não há somente utensílios feitos de ouro e de prata, mas também utensílios feitos de madeira e de barro. Alguns são para uso especial e outros para uso comum. 21 Assim, pois, todo aquele que se purificar será um utensílio para uso especial, consagrado e útil ao seu Mestre, e estará preparado para todo o tipo de boa obra.
22 Evite as paixões da mocidade. Procure viver uma vida reta, com fé, amor e paz, junto com todos os que de coração puro invocam ao Senhor. 23 Afaste-se das discussões tolas e absurdas, pois você sabe que elas só servem para causar brigas. 24 O servo do Senhor não deve andar brigando. Ele deve ser gentil com todas as pessoas, competente para ensinar, e paciente. 25 Ele também deve instruir com mansidão os que estão contra ele. Talvez Deus mude o coração deles para que possam conhecer a verdade 26 e voltar a ser sensatos. Dessa forma poderão escapar da armadilha na qual o diabo os mantinha presos e os fazia obedecer a sua vontade.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International