Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)
Version
Salmos 61

Proteção de Deus

Ao diretor do coro. Com instrumentos de cordas. Salmo de Davi.

61 Ó Deus, ouça o meu pedido de ajuda,
    preste atenção à minha oração.
De uma terra muito longe, chamo pelo Senhor,
    porque estou angustiado.
    Proteja-me na rocha que é mais alta do que eu.
O Senhor é o meu refúgio,
    a torre forte que me protege dos meus inimigos.

Quero viver na sua tenda sagrada para sempre,
    protegido debaixo das suas asas. Selah

Ó Deus, o Senhor ouviu as minhas promessas
    e me deu a herança que pertence aos que o respeitam.

Conceda ao rei uma longa vida,
    que viva por muitos, muitos anos.
Faça com que ele reine sempre na sua presença.
    Proteja-o com o seu amor e fidelidade.
Assim sempre o louvarei,
    e sempre cumprirei as minhas promessas.

2 Reis 15:1-7

Azarias reina em Judá

15 Azarias, filho de Amazias, rei de Judá, começou a reinar no ano vinte e sete do reinado de Jeroboão, rei de Israel. Azarias tinha dezesseis anos quando começou a reinar e governou por cinquenta e dois anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jecolias, de Jerusalém. Azarias fez o que era reto diante do SENHOR, assim como fez o seu pai Amazias, mas não destruiu os santuários sobre as montanhas. As pessoas continuavam sacrificando animais e queimando incenso naqueles lugares de adoração. O SENHOR afligiu Azarias com lepra, e ele sofreu dessa doença até o dia da sua morte. Ele teve que viver isolado na sua casa, e por isso seu filho Jotão ficou encarregado do palácio e assumiu o governo do país.

Todas as outras coisas que Azarias fez estão escritas em As Crônicas dos Reis de Judá. Azarias morreu e foi sepultado junto com os seus antepassados, na Cidade de Davi. Então o seu filho Jotão reinou no seu lugar.

Mateus 10:5-15

Jesus enviou estes doze homens com a seguinte ordem:

—Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos. Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. Vão e proclamem esta mensagem: “O reino de Deus está próximo!” Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça. Vocês não devem levar nenhum dinheiro, nem ouro, nem prata, nem cobre; 10 e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.

11 —Quando vocês chegarem a uma cidade ou a uma vila, procurem uma pessoa de confiança e fiquem com ela até a hora de irem embora. 12 Quando vocês entrarem numa casa, cumprimentem as pessoas. 13 Se as pessoas da casa forem dignas, que a paz que vocês desejarem a elas ao cumprimentá-las permaneça sobre elas. Mas se não forem dignas, que a sua paz volte para vocês. 14 Se alguma casa ou alguma cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir o que vocês têm para dizer, então saiam de lá. E quando vocês estiverem indo embora, sacudam a poeira das suas sandálias.[a] 15 Digo a verdade a vocês: No Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo das cidades de Sodoma e de Gomorra do que para com as pessoas daquela cidade.

Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)

© 1999, 2014, 2017 Bible League International