Revised Common Lectionary (Complementary)
Proteção de Deus
Ao diretor do coro. Com instrumentos de cordas. Salmo de Davi.
61 Ó Deus, ouça o meu pedido de ajuda,
preste atenção à minha oração.
2 De uma terra muito longe, chamo pelo Senhor,
porque estou angustiado.
Proteja-me na rocha que é mais alta do que eu.
3 O Senhor é o meu refúgio,
a torre forte que me protege dos meus inimigos.
4 Quero viver na sua tenda sagrada para sempre,
protegido debaixo das suas asas. Selah
5 Ó Deus, o Senhor ouviu as minhas promessas
e me deu a herança que pertence aos que o respeitam.
6 Conceda ao rei uma longa vida,
que viva por muitos, muitos anos.
7 Faça com que ele reine sempre na sua presença.
Proteja-o com o seu amor e fidelidade.
8 Assim sempre o louvarei,
e sempre cumprirei as minhas promessas.
19 Então Eliseu disse a Naamã:
—Vá em paz.
Naamã saiu do lado de Eliseu e tinha percorrido uma distância não muito longa, 20 quando Geazi, o servo de Eliseu, o homem de Deus, disse para si mesmo: “Meu senhor se despediu de Naamã, o sírio, sem aceitar o presente que trouxe. Tão certo como o SENHOR vive, que irei atrás dele para ver o que consigo dele”. 21 Então Geazi foi atrás de Naamã.
Naamã viu que alguém o seguia. Desceu da carruagem para se encontrar com Geazi. Naamã disse:
—Está tudo bem?
22 Geazi disse:
—Sim, tudo bem. Meu senhor me enviou para lhe dizer isto: “Olhe, dois jovens do grupo de profetas da região montanhosa de Efraim vieram diante de mim. Por favor, dê a eles 3.000 moedas[a] de prata e umas mudas de roupa”.
23 Naamã disse:
—Por favor, pegue 6.000[b].
Naamã convenceu Geazi que levasse a prata. Pôs as 6.000 moedas de prata em duas bolsas e lhe deu as mudas de roupa. Naamã entregou tudo isso aos seus servos para que o levassem na frente de Geazi. 24 Ao passar pelo topo do monte, Geazi recebeu tudo dos servos, os despidiu e escondeu tudo em casa.
25 Geazi entrou para falar com seu senhor. Eliseu disse a Geazi:
—Aonde foi, Geazi?
Geazi respondeu:
—A lugar nenhum.
26 Eliseu disse a Geazi:
—Mentira! Na minha mente vi quando o homem voltou em sua carruagem para ver você. Não é o momento de aceitar dinheiro, roupa, azeitonas, uvas, ovelhas, gado, nem homens nem mulheres como servos. 27 Agora você e os seus filhos contrairão a doença de Naamã. Sempre será leproso!
No momento em que Geazi saiu dali, a sua pele ficou tão branca como a neve e ficou doente de lepra.
A armadura dos cristãos
10 Finalmente, sejam fortes no Senhor e no seu grande poder. 11 Vistam-se com a armadura que Deus lhes dá, para que possam ficar firmes contra as ciladas do diabo. 12 Pois a nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de escuridão e contra as forças espirituais do mal, nos céus. 13 Portanto, tomem toda a armadura que Deus lhes dá, para que possam resistir quando o dia mau chegar. Assim vocês permanecerão inabaláveis depois que a luta estiver terminada. 14 Estejam, pois, firmes, colocando a verdade como um cinto em volta da cintura e se vestindo da justiça como um colete de proteção. 15 Calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar as Boas Novas de paz. 16 Acima de tudo, peguem a fé como um escudo, com o qual poderão apagar todas as flechas de fogo do Maligno. 17 Peguem também a salvação como um capacete e a mensagem de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. 18 Orem em todas as ocasiões com a ajuda do Espírito, com todo o tipo de oração e súplica. Para que possam fazer isto, vocês devem estar sempre vigiando com perseverança e orando por todo o povo santo de Deus.
19 Orem também por mim, para que quando eu abrir a minha boca, uma mensagem me seja dada. E assim, com coragem, eu anuncie a verdade que estava escondida, que são as Boas Novas. 20 Eu sirvo como um embaixador das Boas Novas na prisão. Por isso orem para que eu seja corajoso e as anuncie como devo anunciar.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International