Print Page Options
Previous Prev Day Next DayNext

Revised Common Lectionary (Complementary)

Daily Bible readings that follow the church liturgical year, with thematically matched Old and New Testament readings.
Duration: 1245 days
Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)
Version
Salmos 37:1-9

O fim dos maus e o fim dos bons

De Davi.

37 Não se aborreça por causa dos maus,
nem tenha inveja
    dos que praticam o mal.
Pois eles vão desaparecer logo
    como a erva, que seca;
eles morrerão como as plantas,
    que murcham.

Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem
e assim more com toda a segurança
    na Terra Prometida.
Que a sua felicidade
    esteja no Senhor!
Ele lhe dará
    o que o seu coração deseja.

Ponha a sua vida
    nas mãos do Senhor,
confie nele, e ele o ajudará.
Ele fará com que a sua honestidade
    seja como a luz
e com que a justiça da sua causa
    brilhe como o sol do meio-dia.

Não se irrite por causa
    dos que vencem na vida,
nem tenha inveja
    dos que conseguem realizar
    os seus planos de maldade.
Tenha paciência,
    pois o Senhor Deus cuidará disso.

Não fique com raiva,
    não fique furioso.
Não se aborreça,
    pois isso será pior para você.
Aqueles que confiam em Deus, o Senhor,
viverão em segurança
    na Terra Prometida,
porém os maus serão destruídos.

Isaías 7:1-9

Mensagem para o rei Acaz

No tempo em que Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Judá, Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, atacaram a cidade de Jerusalém, mas não puderam conquistá-la.

Quando o rei Acaz soube que os sírios haviam feito um acordo com os israelitas, ele e todo o seu povo ficaram com tanto medo, que tremiam como varas verdes. O Senhor Deus disse a Isaías:

— Vá com o seu filho Sear-Jasube encontrar-se com o rei Acaz. Ele estará na estrada onde os tintureiros trabalham, perto do canal que traz água do açude de cima. Diga ao rei que fique alerta, mas que não perca a calma; que não tenha medo, nem fique desanimado por causa do ódio do rei Rezim, dos sírios e do rei Peca. Eles são menos perigosos do que dois tições soltando fumaça. Os sírios, junto com o rei Peca e os israelitas, estão fazendo planos para prejudicar o rei Acaz. Eles combinaram o seguinte: “Vamos atacar o Reino de Judá, conquistar o seu povo e forçá-lo a aceitar o filho de Tabeal como rei.”

— Porém eu, o Senhor, afirmo que isso não acontecerá. 8-9 Pois a Síria não é mais forte do que Damasco, a sua capital, e Damasco não é mais forte do que o rei Rezim. A terra de Israel não é mais forte do que Samaria, a sua capital, e Samaria não é mais forte do que o rei Peca. Mas daqui a sessenta e cinco anos Israel será destruído e deixará de existir como nação.

— Se vocês não tiverem uma fé firme, não poderão ficar firmes.

Mateus 20:29-34

Jesus cura dois cegos(A)

29 Quando Jesus e os discípulos estavam saindo de Jericó, uma grande multidão seguia Jesus. 30 Dois cegos, sentados na beira do caminho, ouviram alguém dizer que ele estava passando e começaram a gritar:

— Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós!

31 A multidão os repreendeu e mandou que calassem a boca, mas eles gritaram ainda mais:

— Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós!

32 Então Jesus parou, chamou os cegos e perguntou:

— O que é que vocês querem que eu faça?

33 — Senhor, queremos poder enxergar! — responderam eles.

34 Jesus teve pena dos cegos e tocou nos olhos deles. No mesmo instante eles puderam ver e então seguiram Jesus.

Nova Traduҫão na Linguagem de Hoje 2000 (NTLH)

Copyright 2000 Sociedade Bíblica do Brasil. Todos os direitos reservados / All rights reserved.