Revised Common Lectionary (Complementary)
21 Mas quanto a mim, ó Senhor DEUS,
trate-me o melhor possível pela sua honra.
Livre-me pelo seu amor fiel.
22 Eu sou pobre e necessitado
e tenho o coração ferido.
23 Vou desaparecendo como uma sombra ao anoitecer;
me sinto como se fosse um inseto que as pessoas enxotam.
24 Os meus joelhos tremem de tanto jejuar
e estou cada vez mais magro e fraco.
25 As pessoas zombam de mim;
me veem e abanam a cabeça com desprezo.
26 SENHOR, ajude-me!
Salve-me, pelo seu amor que nunca falha.
27 Assim os meus inimigos ficarão sabendo que é o Senhor quem me ajuda,
que é o Senhor quem me salva.
28 Que eles me amaldiçoem, mas que o Senhor me abençoe!
Que os meus perseguidores caiam de vergonha,
e que eu, o seu servo, me alegre!
29 Que os meus acusadores sejam desonrados;
que sejam cobertos por um manto de vergonha.
30 Agradecerei sempre ao SENHOR
e o louvarei na frente de todos.
31 Irei louvá-lo porque ele está sempre do lado dos pobres,
e os salva daqueles que os condenam.
18 senão que falei aos seus filhos que não vivessem como seus pais, que não obedecessem às leis que seus pais obedeceram, que não seguissem os seus costumes e que não se contaminassem com seus ídolos nojentos. 19 Também lhes disse: “Eu, o SENHOR, sou seu Deus. Portanto, obedeçam às minhas leis, mantenham os meus decretos, 20 respeitem meus dias sagrados de descanso como sinal da aliança entre mim e vocês e para que aprendam que eu, o SENHOR, sou seu Deus”.
21 —Mas os filhos se rebelaram contra mim: não obedeceram às minhas leis, nem mantiveram os meus decretos, nem cumpriram as normas que lhes dariam vida. Até profanaram os meus dias sagrados de repouso. Portanto, pensei em açoitar a casa de Israel com a minha ira e destruí-los no deserto. 22 Mas me contive de fazer isso para seguir mantendo a minha reputação entre as nações de onde os tirei. 23 Até levantei a minha mão e fiz uma promessa contra eles no deserto. Eu prometi espalhá-los entre as nações, enviá-los a diferentes países. 24 Eles não obedeceram aos meus decretos, senão que rejeitaram as minhas leis. Eles ignoraram os meus dias sagrados de descanso e seguiram os ídolos nojentos dos seus pais. 25 Então lhes dei leis que não eram boas e decretos que não davam vida. 26 Eu os contaminei com suas próprias ofertas, permitindo que eles oferecessem os seus filhos maiores em sacrifício. Fiz isso para destruí-los e para que aprendessem que eu sou o SENHOR.
27 —Portanto, homem mortal, fale ao povo de Israel que seus antepassados seguiram me mostrando desprezo e constantes revoltas contra mim, o Senhor DEUS. 28 Mas, apesar de tudo, eu os levei à terra que havia prometido dar a eles. Mas em cada monte alto que viam e embaixo de cada árvore verde ofereciam sacrifícios aos seus ídolos. Ali ofereciam seus sacrifícios de ira[a], queimavam incenso e derramavam as suas ofertas líquidas. 29 Então lhes perguntei: “O que significa esse santuário pagão[b] ao qual vão?” (E assim ficou conhecido esse lugar como um lugar de adoração pagã, porque ainda hoje é conhecido pelo nome de Santuário Pagão[c].)
30 —Portanto, diga à casa de Israel que eu, o Senhor DEUS, pergunto por que ainda estão se contaminando como os seus antepassados e se prostituindo com seus ídolos nojentos? 31 Até hoje se contaminam com seus ídolos, apresentam ofertas passando os seus filhos pelo fogo, e ainda assim esperam que lhes permita vir até mim procurando por conselho! Povo de Israel, eu, o Senhor DEUS, prometo por mim mesmo que não permitirei isso! 32 Mas a ideia que estão pensando não acontecerá, já que dizem: “Sejamos como as demais nações, como os povos de outros países que servem a ídolos de madeira e pedra”.
Mensagem à igreja em Filadélfia
7 —Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva isto:
“Aquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave que pertencia a Davi, que abre para que ninguém possa fechar e que fecha para que ninguém possa abrir[a], diz o seguinte:
8 “Eu sei o que vocês fazem. Olhem, eu tenho colocado diante de vocês uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que vocês não têm muita força, entretanto têm obedecido ao meu ensino e não têm me negado. 9 Olhem, alguns homens mentem, pois se dizem judeus embora não o sejam (eles são da sinagoga de Satanás). Eu farei com que eles venham e se ajoelhem aos pés de vocês e que saibam que eu os amo. 10 Porque vocês têm obedecido à minha ordem para ter paciência, eu também os protegerei da hora da provação que virá sobre o mundo inteiro, para pôr à prova aqueles que habitam na terra.
11 “Eu virei em breve; portanto, conservem o que vocês têm para que ninguém tome a sua coroa. 12 Aquele que vencer passará a ser coluna do templo do meu Deus e dali ele jamais sairá. Também gravarei sobre ele o meu novo nome, o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus. Esta cidade é a nova Jerusalém[b] que descerá do céu, vinda da parte do meu Deus.
13 “Aquele que ouve, obedeça ao que o Espírito diz às igrejas”.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International