Revised Common Lectionary (Complementary)
21 Mas quanto a mim, ó Senhor DEUS,
trate-me o melhor possível pela sua honra.
Livre-me pelo seu amor fiel.
22 Eu sou pobre e necessitado
e tenho o coração ferido.
23 Vou desaparecendo como uma sombra ao anoitecer;
me sinto como se fosse um inseto que as pessoas enxotam.
24 Os meus joelhos tremem de tanto jejuar
e estou cada vez mais magro e fraco.
25 As pessoas zombam de mim;
me veem e abanam a cabeça com desprezo.
26 SENHOR, ajude-me!
Salve-me, pelo seu amor que nunca falha.
27 Assim os meus inimigos ficarão sabendo que é o Senhor quem me ajuda,
que é o Senhor quem me salva.
28 Que eles me amaldiçoem, mas que o Senhor me abençoe!
Que os meus perseguidores caiam de vergonha,
e que eu, o seu servo, me alegre!
29 Que os meus acusadores sejam desonrados;
que sejam cobertos por um manto de vergonha.
30 Agradecerei sempre ao SENHOR
e o louvarei na frente de todos.
31 Irei louvá-lo porque ele está sempre do lado dos pobres,
e os salva daqueles que os condenam.
A história da rebeldia de Israel
20 No dia dez do mês quinto do sétimo ano[a], alguns dos chefes de Israel vieram consultar o SENHOR, e se sentaram diante de mim. 2 O SENHOR me disse:
3 —Homem mortal, diga aos chefes de Israel que eu, o Senhor DEUS, digo a eles: “Vocês vieram me consultar? Pois prometo por mim mesmo que não lhes darei nenhuma mensagem! Eu, o Senhor DEUS, afirmo isso”.
4 —Julge-os você, homem mortal, e faça com que eles vejam os atos horríveis dos seus antepassados e que eles sejam informados do seu veredito. 5 Diga a eles que eu, o Senhor DEUS, no dia em que escolhi Israel, ergui a minha mão e fiz um juramento aos descendentes da casa de Jacó. Fiz uma aliança com eles na terra do Egito ao erguer a minha mão e falar o seguinte: “Eu, o SENHOR, sou seu Deus”. 6 E nesse dia com a mão erguida jurei que os tiraria da terra do Egito e os levaria para uma terra que eu mesmo tinha explorado, uma terra boa para semear e criar gado. A mais bonita de todas! 7 Então lhes disse para tirar esses ídolos nojentos que tinham diante deles. Disse a eles para não se contaminar com esses ídolos porque eu, o SENHOR, era o seu Deus.
8 —Mas eles se rebelaram contra mim e preferiram não me escutar. Ninguém se desfez daqueles ídolos nojentos que tinham diante de si e ninguém abandonou aqueles ídolos do Egito. Por isso, pensei em açoitar a casa de Israel com toda a força da minha ira quando eles ainda estavam no Egito. 9 Mas eu os tirei dali e os levei ao deserto para manter a minha reputação entre as demais nações em que viviam, às quais havia anunciado publicamente que tiraria a casa de Israel do Egito. 10 Eu os tirei do Egito e os levei ao deserto. 11 Ali dei a eles as minhas leis e os meus decretos com a promessa de que todo aquele que obedecesse, viveria. 12 Até lhes dei os dias sagrados de repouso como uma aliança entre mim e eles, para lhes mostrar que eu, o SENHOR, sou quem os faz santos.
13 —Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto. Não seguiram as minhas leis e rejeitaram os meus decretos que lhes dariam vida se os obedecessem. Com frequência eles ignoravam os meus dias sagrados de descanso. Portanto, pensei em açoitar a casa de Israel com a minha ira e destruí-los no deserto. 14 Mas para manter minha reputação entre as nações que me viram tirar vocês do Egito, não os destruí.
15 —Levantei a minha mão no deserto e jurei que não os levaria até a terra que tinha para eles, a uma terra boa para semear e criar gado em abundância, a terra mais bonita de todas![b] 16 Fiz isso porque eles rejeitaram os meus decretos e não obedeceram às minhas leis. Profanaram meus dias sagrados de repouso, porque no seu coração já serviam a seus ídolos nojentos.
17 —Mas eu mostrei que tive misericórdia deles ao não os destruir. Não os destruí completamente no deserto,
O perigo da falta de fé e da desobediência
7 Portanto, ouçam o que Deus disse por meio do Espírito Santo:
“Se hoje vocês ouvirem a minha voz,
8 não sejam teimosos assim como foram os seus antepassados,
quando se rebelaram contra mim,
colocando-me à prova no deserto.
9-10 Lá seus antepassados me provocaram e me puseram à prova
e, depois, por quarenta anos, viram as coisas que eu fiz.
Por isso me indignei com esta geração e disse:
‘Os pensamentos deles estão sempre errados;
e eles também nunca entenderam os meus caminhos’.
11 Portanto eu fiquei zangado e fiz este juramento:
‘Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi’”.(A)
12 Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês jamais chegue a ter um coração mau, que se recuse a crer, e que os leve, assim, a se afastar do Deus vivo. 13 Ao contrário, encorajem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”[a], a fim de que nenhum de vocês seja enganado pelo pecado, afastando, assim, seu coração de Deus. 14 Nós somos e continuaremos a ser companheiros de Cristo, se de fato conservarmos até o fim a confiança que temos tido desde o princípio. 15 Foi isto o que as Escrituras disseram:
“Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus,
não sejam teimosos assim como foram os seus antepassados,
quando se rebelaram contra mim”.(B)
16 Ora, quais foram os que ouviram a voz de Deus e se rebelaram? Não foram, de fato, aqueles que saíram do Egito por intermédio de Moisés? 17 E contra quem foi que Deus ficou irritado por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, e caíram mortos no deserto? 18 E contra quem foi que Deus jurou, dizendo que não entrariam no lugar de descanso que ele lhes tinha prometido? Não foi contra aqueles que tinham sido desobedientes? Claro que foi! 19 Vemos, pois, que eles não puderam entrar naquele lugar porque tinham se recusado a crer.
4 Portanto, uma vez que Deus nos prometeu que entraríamos no seu lugar de descanso, nós devemos tomar muito cuidado para que nenhum de vocês falhe em obter o que foi prometido. 2 Nós ouvimos a mensagem de salvação assim como eles, mas para eles essa mensagem não serviu para nada, pois, quando a ouviram, não a receberam com fé. 3 Nós que cremos, porém, entraremos no lugar de descanso que Deus nos prometeu, assim como ele mesmo disse:
“Eu estava zangado e fiz este juramento:
‘Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi’”.(C)
Ele disse isto apesar das suas obras já estarem terminadas desde a criação do mundo, 4 pois em algum lugar nas Escrituras foi dito o seguinte sobre o sétimo dia: “No sétimo dia Deus descansou de todas as obras que ele tinha feito”.(D) 5 E em outra passagem também foi dito: “Eles jamais entrarão no lugar de descanso que eu lhes prometi”.
6 Essas pessoas que anteriormente ouviram a mensagem de salvação não entraram naquele lugar de descanso por terem sido desobedientes. Algumas outras, porém, ainda poderão entrar. 7 Por causa disso Deus marcou um outro dia chamado “hoje” quando, muito tempo depois, por meio de Davi, disse estas palavras que já citamos anteriormente:
“Se hoje vocês ouvirem a minha voz,
não sejam teimosos como foram os seus antepassados”.(E)
8 Ora, se Josué tivesse dado esse descanso aos antepassados de vocês, Deus não teria falado mais tarde a respeito de um outro dia. 9 Assim, ainda resta para o povo de Deus um descanso como o descanso de Deus no sétimo dia.[b] 10 Porque aquele que entra nesse lugar de descanso que Deus prometeu também descansa das suas obras, assim como Deus descansou das dele. 11 Portanto, devemos fazer o possível para entrar naquele lugar de descanso, esforçando-nos para não seguir o exemplo daquelas outras pessoas que desobedeceram.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International