Revised Common Lectionary (Complementary)
2 Isto é a maior de todas as ilusões!
O Mestre disse que isto é a maior de todas as ilusões! Tudo isto é ilusório[a].
Traz felicidade a sabedoria?
12 Eu, o Mestre, fui rei de Israel em Jerusalém. 13 Decidi estudar e usar a minha sabedoria para aprender de tudo o que se faz “debaixo do céu”. Aprendi que Deus deu uma tarefa muito agoniante aos homens. 14 Observei tudo o que se faz aqui, “debaixo do sol”, e concluí que tudo não passa de ilusão. É como tentar segurar o vento.
18 Odiei todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol” pois ao final teria que deixar tudo isso ao meu sucessor. 19 E pensei: “Quem sabe se ele vai ser um sábio ou um tolo? E será dono de tudo o que consegui com tanto trabalho e sabedoria. Isso também não faz sentido”.
20 Portanto me deprimi muito ao pensar em todo o trabalho que tinha feito “debaixo do sol”: 21 após ter trabalhado com sabedoria, entendimento e dedicação, teria que deixar tudo o que consegui daquele trabalho a outra pessoa, que não trabalhou nada para conseguir isso. Isso não é justo e não faz sentido. 22 O que resta ao ser humano depois de tanto trabalhar e lutar aqui, “debaixo do sol”? 23 Toda a sua vida está cheia de sofrimento, frustrações e trabalho duro. Nem sequer de noite descansa a sua mente. Isso também não faz sentido.
Todos morrem
Ao diretor do coro. Salmo dos filhos de Coré.
49 Ouçam isto, todas as nações!
Escutem bem, ó habitantes da terra,
2 pobres e ricos, poderosos e humildes.
3 A minha boca falará com sabedoria
e o meu coração com inteligência.
4 Darei atenção aos provérbios,
e explicarei o seu sentido ao som da harpa.
5 Não terei medo dos dias difíceis,
quando a maldade dos meus inimigos me cercar.
6 Os maus confiam que serão salvos pela sua riqueza
e orgulham-se do dinheiro que têm.
7 Mas ninguém pode comprar a sua salvação,
nem pagar a Deus para resgatar a sua vida.
8 O resgate de uma vida é muito caro,
e não tem dinheiro que seja suficiente
9 para livrar uma pessoa da morte
e lhe dar a vida eterna.
10 Reparem que os sábios morrem,
e que morrem também os loucos e os ignorantes.
Todos deixam as suas riquezas para os outros.
11 Mesmo que tenham possuído grandes propriedades,
as suas sepulturas serão as suas casas para todo o sempre,
as suas habitações por todas as gerações.
12 A importância de uma pessoa não a salva da morte,
essa pessoa morrerá, como todos os animais.
Uma vida nova em Cristo
3 Portanto, já que vocês foram ressuscitados com Cristo, busquem as coisas que estão no céu, onde Cristo está sentado à direita de Deus. 2 Pensem sempre nas coisas do céu e não nas que são aqui da terra. 3 Pois aquela natureza velha de vocês já morreu e a vida nova de vocês está escondida com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, que é a vida de vocês, aparecer, então vocês também vão aparecer com ele em glória.
5 Por isso, façam morrer todas as coisas deste mundo que agem em vocês, isto é: imoralidade sexual, impureza, paixões baixas, maus desejos e cobiça, que é uma forma de adorar ídolos. 6 É por causa destas coisas que virá o castigo de Deus[a]. 7 Antigamente, vocês também tinham esse tipo de vida, quando costumavam fazer estas coisas.
8 Agora, porém, deixem tudo isto de lado: ira, irritação, maldade, insultos e o uso de linguagem indecente. 9 Não mintam uns aos outros, pois vocês abandonaram aquela velha natureza e as coisas que faziam no passado 10 e se vestiram de uma nova natureza. Esta é a nova pessoa que é renovada continuamente na imagem do seu Criador, para que ela adquira um conhecimento completo de Deus. 11 Desta forma, não há diferença entre um judeu e um que não é judeu[b], entre um que é circuncidado e alguém que não é circuncidado, entre alguém estrangeiro[c], alguém menos civilizado[d], e entre um escravo e um livre. Porém Cristo é tudo e está em todos.
Jesus reprova a avareza
13 Então, do meio da multidão alguém lhe disse:
—Mestre, diga para o meu irmão dividir a herança comigo!
14 Mas Jesus respondeu:
—Homem, quem me nomeou juiz ou árbitro sobre vocês?
15 E disse a todos:
—Tenham cuidado! Evitem todo tipo de avareza, pois a vida de um homem não depende das coisas que ele tem, mesmo que seja muito rico.
16 E então lhes contou esta parábola:
—As terras de certo homem rico tinham produzido uma colheita muito boa.
17 Então ele pensou: “Eu não tenho lugar para guardar a minha colheita. O que vou fazer?” 18 Então disse: “Já sei o que vou fazer! Vou demolir os meus celeiros e construir outros maiores. Assim poderei guardar toda a minha colheita e todos os meus bens! 19 Daí poderei dizer a mim mesmo: ‘Homem, você já tem muitas coisas boas guardadas para muitos anos. Portanto descanse, coma, beba e se divirta!’” 20 Deus, porém, lhe disse: “Tolo! Esta noite você morrerá. Com quem ficarão todas as coisas que você guardou?”
21 —A mesma coisa acontecerá para aqueles que acumulam tesouros para si mesmos, mas que não são ricos para com Deus.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International