Revised Common Lectionary (Complementary)
Louvor a Deus
Ao diretor do coro. Salmo. Canção.
66 Cantem a Deus com alegria,
habitantes de toda a terra!
2 Toquem e cantem cânticos de louvor a ele;
louvem-no com hinos gloriosos.
3 Digam a Deus: “As suas obras são maravilhosas,
o seu poder é tão grande que os seus inimigos se inclinam diante do Senhor, cheios de medo.
4 O mundo inteiro o adora;
todos cantam cânticos de louvor em sua honra”. Selah
5 Venham e vejam as obras que Deus fez;
as suas maravilhas enchem de temor os seres humanos.
6 Ele transformou o mar[a] em terra seca,
e o seu povo atravessou o rio a pé,[b]
e ali mesmo festejamos pelo que ele fez.
7 Deus governa o mundo com grande poder,
os seus olhos vigiam as nações.
Que ninguém se revolte contra ele. Selah
8 Que todos os povos louvem o nosso Deus!
Que os seus cânticos de louvor se ouçam bem alto.
9 Foi Deus que nos deu a vida,
e não nos deixa cair.
10 Toda a terra ao redor de Jerusalém será transformada e ficará deserta como o deserto de Arabá. Será como um deserto desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém. Por outro lado, Jerusalém será reconstruída e será habitada desde a porta de Benjamim até a primeira porta, ou seja a porta da Esquina, e desde a torre de Hananeel até as adegas de vinho do rei. 11 As pessoas irão viver nessa cidade e nunca mais haverá inimigos nela. Jerusalém viverá segura.
12 Este será o castigo que o SENHOR levará a todas as nações que lutaram contra Jerusalém: o corpo dos seus inimigos apodrecerá enquanto eles ainda estiverem vivos. Seus olhos apodrecerão nas suas órbitas e a sua língua apodrecerá na sua boca. 13 O SENHOR fará com que sintam pânico. Lutarão entre eles mesmos e tentarão se matar uns aos outros. 14 Inclusive Judá lutará em Jerusalém e as riquezas[a] de todas as nações ao redor da cidade serão recolhidas. Será recolhido todo o ouro, a prata e a roupa que houver. 15 Também sofrerão o mesmo castigo todos os animais dos inimigos: os cavalos, as mulas, os camelos e os burros. 16 Os sobreviventes de todas as nações que estiveram contra Jerusalém irão adorar o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso, ano após ano, e comemorarão a Festa das Barracas. 17 A nação que não subir a Jerusalém para adorar o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso, não receberá nada de chuva. 18 Se o povo do Egito não subir a Jerusalém, com certeza cairá sobre eles o castigo do SENHOR. 19 Esse será o castigo para o Egito e para todas as nações que não venham comemorar a Festa das Barracas.
20 Nesse tempo, até nas rédeas dos cavalos estarão escritas as palavras: “Propriedade sagrada do SENHOR”. As panelas do templo do SENHOR serão tão sagradas quanto as bacias que se colocam diante do altar. 21 Até o último prato de Jerusalém e de Judá será marcado com as palavras: “Propriedade sagrada do SENHOR Todo-Poderoso”[b]. Todas as pessoas que ofereçam animais como sacrifício virão ao templo e, nas panelas que houver ali, ferverão os seus alimentos reservados para o sacrifício. Já não haverá mais vendedores no templo do SENHOR Todo-Poderoso.
A missão dos doze apóstolos
(Mt 10.5-15; Mc 6.7-13)
9 Depois disto, Jesus chamou seus doze discípulos e lhes deu poder e autoridade sobre todos os demônios e também poder para curar doenças. 2 Então os enviou para anunciar a mensagem sobre o reino de Deus e para curar os doentes. 3 Ele lhes disse:
—Não levem nada para a viagem; nem cajado para se apoiarem, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo roupas extras. 4 Fiquem na casa onde vocês forem recebidos, até saírem daquela cidade. 5 Se não forem bem recebidos quando chegarem a uma cidade, sacudam o pó de seus pés ao saírem de lá, como uma advertência para aquela gente. 6 Assim, os discípulos partiram e passaram por todas as vilas, proclamando as Boas Novas e curando pessoas por toda parte.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International