Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo de David.
29 Louvem o Senhor, ó anjos;
louvem-no pela sua glória e força!
2 Louvem-no pela grandeza da glória do seu nome;
venham adorá-lo revestidos de santidade!
3 A voz do Senhor ouve-se sobre as nuvens;
o Deus da glória troveja nos céus.
O Senhor ecoa sobre a vastidão dos mares.
4 A voz do Senhor é poderosa
e cheia de majestade.
5 A voz do Senhor derruba os cedros
e racha os cedros do Líbano.
6 Sacode os montes do Líbano e de Siriom[a],
que saltam como bezerros.
7 A voz do Senhor troveja no relâmpago.
8 A voz do Senhor faz tremer o deserto;
sacode o deserto de Cades.
9 A voz do Senhor apressa as gazelas,
que estão para ter os filhos, e deixa nuas as florestas.
No seu templo todos cantam: “Glória!”
10 No dilúvio, o Senhor mostrou o seu poder;
ele domina sobre tudo e todos, para sempre.
11 O Senhor dará força ao seu povo;
ele o abençoará com a paz.
2 Disse a mim próprio: “Vamos, torna-te alegre e goza tanto quanto puderes!” Mas achei que isto também era ilusão. 2 Porque é tolice andar a rir todo o tempo e a alegria de que serve? 3 Assim, depois de ter pensado bem, resolvi tentar a via da bebida, ainda que continuando firmemente interessado na busca de sabedoria. Depois alterei, de novo, o meu rumo e segui o caminho da loucura, para poder experimentar a única felicidade que muita gente tem na vida.
4 Tentei, seguidamente, realizar-me pessoalmente, construindo para mim próprio casas e vinhas, 5 jardins, parques e pomares, 6 com tanques de rega para as plantações. 7 Depois comprei escravos, homens e mulheres, e tive também outros nascidos na minha casa. Possuí grandes rebanhos de vacas e de ovelhas, mais do que qualquer outro rei antes de mim em Jerusalém. 8 Acumulei prata e ouro, riquezas que pertenceram a outros reis e a outros reinos. Organizei igualmente coros de homens e de mulheres. Experimentei os prazeres humanos e tive belas concubinas.
9 Desta forma, tornei-me mais importante do que qualquer rei que governou antes de mim em Jerusalém e, contudo, mantive a minha inteligência. 10 De forma a poder dar o devido valor a todas estas coisas, obtive tudo o que me apetecia e não me privei de nenhuma alegria. Achei até grande prazer em executar pesadas tarefas. Este prazer foi, aliás, a única recompensa para tudo o que passei. 11 Mas quando olhei para aquilo que tinha empreendido, dei-me conta do quanto era absurdo e superficial, que não havia nada, debaixo do Sol, que não fosse ilusório.
2 Caros irmãos, quando estive convosco, não empreguei palavras caras nem sábias para vos transmitir o misterioso plano de Deus. 2 Decidi que falaria apenas de Jesus Cristo e da sua morte na cruz. 3 Aliás, apresentei-me consciente da minha fraqueza; eu ia cauteloso e com receio. 4 A minha pregação foi muito simples; nada de retórica nem de sabedoria humana, mas o poder do Espírito Santo atuava, provando que a mensagem era de Deus. 5 Para que a vossa fé se apoiasse no poder de Deus e não em sabedoria meramente humana.
A sabedoria do Espírito
6 É claro que entre os crentes com maturidade espiritual, exprimo-me com palavras de sabedoria divina, mas não daquelas que são características dos líderes deste mundo, e que afinal estão destinadas a desaparecer. 7 Toda a sabedoria de que falamos é um mistério oriundo de Deus; é a expressão do seu sábio plano, oculto nos tempos antigos, ainda que tivesse sido elaborado em nosso benefício, desde sempre. 8 Mas os líderes deste mundo não o compreenderam; caso contrário, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 É esse o sentido das Escrituras quando dizem:
“As coisas que as pessoas jamais viram, nem ouviram,
nem sequer puderam imaginar,
foram as que Deus preparou para os que o amam.”[a]
10 E nós conhecemo-las porque Deus enviou o seu Espírito para no-las revelar. O seu Espírito perscruta e revela-nos os pensamentos mais profundos de Deus.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.