Revised Common Lectionary (Complementary)
Salmo 34[a]
De Davi, quando ele se fingiu de louco diante de Abimeleque, que o expulsou, e ele partiu.
1 Bendirei o Senhor o tempo todo!
Os meus lábios sempre o louvarão.
2 Minha alma se gloriará no Senhor;
ouçam os oprimidos e se alegrem.
3 Proclamem a grandeza do Senhor comigo;
juntos exaltemos o seu nome.
4 Busquei o Senhor, e ele me respondeu;
livrou-me de todos os meus temores.
5 Os que olham para ele
estão radiantes de alegria;
seus rostos jamais mostrarão decepção.
6 Este pobre homem clamou,
e o Senhor o ouviu;
e o libertou de todas as suas tribulações.
7 O anjo do Senhor é sentinela ao redor
daqueles que o temem,
e os livra.
8 Provem, e vejam como o Senhor é bom.
Como é feliz o homem que nele se refugia!
20 Na mesma hora Saul caiu estendido no chão, aterrorizado pelas palavras de Samuel. Suas forças se esgotaram, pois ele tinha passado todo aquele dia e toda aquela noite sem comer.
21 Quando a mulher se aproximou de Saul e viu que ele estava profundamente perturbado, disse: “Olha, tua serva te obedeceu. Arrisquei minha vida e fiz o que me ordenaste. 22 Agora, por favor, ouve tua serva e come um pouco para que tenhas forças para seguir teu caminho”.
23 Ele recusou e disse: “Não vou comer”.
Seus homens, porém, insistiram com ele, e a mulher também; e ele os atendeu. Ele se levantou do chão e sentou-se na cama.
24 A mulher matou depressa um bezerro gordo que tinha em casa; apanhou um pouco de farinha, amassou-a e assou pão sem fermento. 25 Então ela serviu a Saul e a seus homens, e eles comeram. E naquela mesma noite eles partiram.
15 Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo. 3 Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”[a]. 4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.
5 O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, 6 para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.